ZédeJesusBarrêto comenta que o Bahia não joga bem fora de casa
Outra partida ruim do Bahia fora de casa, sem pegada, sem agressividade, pouco competitivo. Levou 1 x 0 do lanterna Tombense, em Muriaé/MG, mostrou um meio campo improdutivo, que marca mal, e preocupa pela instabilidade, é uma equipe que não se impõe nem passa confiança. Com o resultado, o Tricolor ainda continua no grupo dos quatro primeiros mas ... já tem um grupo se aproximando, chegando, ameaçando. O Tombense venceu seu primeiro jogo na competição, agradece.
É preciso motivar e sacudir, antes de uma queda de produção evidente. Fora de casa o time não consegue jogar, afrouxa. Preocupante. Com essa bolinha, sem brigar, sem ‘pelea’ não sobe.
**
Em Muriaé
- Cidade da chamada zona da mata das Minas Gerais, distante 312 km da capital Belzonte. Tempo limpo, sem chuvas, pouca gente nas arquibancadas e muito foguetório na entrada das equipes.
- Gramado verdinho, de longe, com cara de bem cuidado, mas com alguns remendos, no Estádio Soares de Azevedo.
- O Bahia, time visitante, nas primeiras colocações no meio dessa 9ª rodada (16 pontos ganhos, entre os 4 orimeiros), buscando um triunfo fora de casa, uma façanha para uma equipe que se mostra acanhada longe da Fonte Nova, onde está invicta. O Tombense, carregando empates nas costas, seis pontos apenas conquistados, entrou em campo carregando a lanterna.
- O time da casa com uniforme branco predominante. O Bahia de tricolor, camisas listradas, calções em azul escuro.
*
Com bola rolando ...
- Antes do 1º minuto, Rildo desperdiçou a primeira chance de gol, chutando pro alto de frente, dentro da área inimiga. A resposta aos 5’, com Danilo Fernandes esticando-se para espalmar um chute forte, de longe, rasteiro, que tinha endereço.
Sem retrancas, um jogo aberto e leve, no começo, equilibrado. Aos 13’, após bom passe de Keké, boa visão, Everton achou espaço e bateu cruzado, no chão, a bola passou a um palmo do poste baiano. O Tombense mais ousado, chutando mais, e o Bahia marcando frouxo, sem pegada no meio campo.
- Aos 20’, numa boa troca de passes pela esquerda, Daniel tentou colocar por cobertura, errou o alvo. Aos 23’, Renatinho bateu firme da entrada da área, Danilo Fernandes espalmou. Aos 25’, Rildo arriscou já de dentro da área, raspando o rodapé de Felipe Garcia. Aos 45’, Patrick tentou de muito distante, rasteiro e forte, o goleiro espalmou.
E foi só. Numa primeira etapa murrinha, tecnicamente fraca, em ritmo de valsa.
*
Sem mudanças no intervalo. Aos 5’, após cruzamento pelo alto de Marco Antonio, Luis Otávio ganhou na cabeçada mas jogou por cima. O Bahia voltou trocando mais passes, avançado. Mas a primeira boa chance foi de Keké, livre, sem marcação na entrada da área, um chutaço para ótima intervenção de Danilo Fernandes, aos 9 min. A marcação do meio campo tricolor não tem sustança.
- Gol ! 1 x 0 Tombense. Entraram tabelando, marcação frouxa, Renatinho recebeu na grande área, solto e bateu forte, sem defesa. Aos 16’.
Depois do gol, Guto tirou Marco Antonio (que nada fez e tinha tomado cartão amarelo) e Emerson; entraram Jacaré e Mugni. Davó, antes de sair, achou uma bola de frente, chutou muito alto. Logo, saíram Luiz Henrique e Davó para entrada de Djalma e Everton. O Tombense, com o placar favorável, passou a mascar, cozinhar o jogo, ganhando tempo, simulando, encerando.
Passou dos 30’, e nada acontecia. O Bahia trocava passes, bola no chão, mas não finalizava. Aos 38’, após saída de bola errada da defensiva local, Jacaré tentou de longe, por cobertura e quase fez um golaço; o goleiro Felipe salvou e caiu, ganhando tempo.
- Aos 40’, Guto tirou Patrick, que também nada fez, pôs o garoto Gregory. Os mineiros só picotando, travando, dificultando, dando bicos pra todo lado. O Bahia tinha a bola mas nada produzia. Sete minutos de acréscimos. Aos 45’, o garoto Everton teve boa chance, limpou mas demorou de finalizar, foi travado, chance perdida.
Uma derrota para o lanterna, mais uma vez jogando mal fora de casa.
*
Como destaque, umas três boas defesas de Danilo Fernandes, a tranquilidade de Luis Otávio, a entrada de Mugni no segundo tempo. No mais... péssimo jogo de Patrick, de Daniel, de Marco Antonio, de Rildo...
No Tombense, um tal de Keké arrebentou, ganhando no corpo a corpo, bons passes, catimbando...
*
Escalações
- Tombense: Felipe Garcia, Manoel, Ednei, Roger Carvalho e David; Rodrigo, Ze Ricardo, Renatinho e Jean Lucas; Keke e Everton (Mingotti) . Treinador, Bruno Pivetti.
- Bahia de Guto Ferreira: Danilo Fernandes, Borel, Ignácio, Luis Otávio e Luiz Henrique; Patrick, Emerson e Daniel; Marco Antonio, Davó e Rildo.
- Arbitragem de Santa Catarina (pra variar?) com auxílio do VAR; no apito, Rafael Tracci (manjado, conhecido, caseiro, de encomenda).
*
Pela 10ª rodada, o Bahia recebe o Criciúma/SC na Fonte Nova; sábado, 4 de junho, às 16h30.
*
Neste sábado, 28 de maio, às 17h, o Vitória joga em Campina Grande, no interior de Paraíba, contra o Campinense.
**
Champions/final
Mas, na tarde deste sábado, o mundo da bola inteiro estará de olhos e ouvidos na final da Liga dos Campeões da Europa (a Champions), o torneio de clubes mais importante do planeta futebol. Em campo, o campeoníssimo Real Madrid contra o ótimo time do Liverpool. Muitos brasileiros em campo, de um lado e do outro (Casemiro, Militão, Vini Jr, Rodrygo, Alisson, Fabinho, Firmino...). Benzema x Salah.
O jogo acontece em Paris, no estádio Saint Denis, às 16h. Imperdível.
**
Libertadores
Definidos por sorteio os duelos das oitavas de final da Libertadores da América/2022.
Seis times brasileiros na parada:
Athletico/PR x Libertad; Tolima x Flamengo; Vélez x River Plate; Emelec x Atlético-MG; Cerro Porteño x Palmeiras; Talleres x Colón; Corinthians x Boca Juniors; Fortaleza x Estudiantes.
**
Sudamericana
Pela Sul-americana, com cinco times brasileiros classificados, assim ficaram os confrontos das oitavas de final.
Deportivo Táchira x Santos ; Independiente del Valle x Lanús
Colo-Colo x Internacional ; Deportivo Cali x Melgar; Nacional x Unión de Santa Fe
Olimpia x Atlético-GO; Universidad Católica x São Paulo; The Strongest x Ceará