Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA PERDE PARA LANTERNA TOMBENSE 1X0 MAS AINDA SEGUE NO G-4

ZédeJesusBarrêto comenta que o Bahia não joga bem fora de casa
28/05/2022 às 08:06
   Outra partida ruim do Bahia fora de casa, sem pegada, sem agressividade, pouco competitivo. Levou 1 x 0 do lanterna Tombense, em Muriaé/MG, mostrou um meio campo improdutivo, que marca mal, e preocupa pela instabilidade, é uma equipe que não se impõe nem passa confiança. Com o resultado, o Tricolor ainda continua no grupo dos quatro primeiros mas ... já tem um grupo se aproximando, chegando, ameaçando.  O Tombense venceu seu primeiro jogo na competição, agradece.

  É preciso motivar e sacudir, antes de uma queda de produção evidente. Fora de casa o time não consegue jogar, afrouxa.  Preocupante. Com essa bolinha, sem brigar, sem ‘pelea’ não sobe.

**

Em Muriaé

- Cidade da chamada zona da mata das Minas Gerais, distante 312 km da capital Belzonte. Tempo limpo, sem chuvas, pouca gente nas arquibancadas e muito foguetório na entrada das equipes.

- Gramado verdinho, de longe, com cara de bem cuidado, mas com alguns remendos, no Estádio Soares de Azevedo.

- O Bahia, time visitante, nas primeiras colocações no meio dessa 9ª rodada (16 pontos ganhos, entre os 4 orimeiros), buscando um triunfo fora de casa, uma façanha para uma equipe que se mostra acanhada longe da Fonte Nova, onde está invicta. O Tombense, carregando empates nas costas, seis pontos apenas conquistados, entrou em campo carregando a lanterna.

- O time da casa com uniforme branco predominante. O Bahia de tricolor, camisas listradas, calções em azul escuro.

*

 Com bola rolando ...

- Antes do 1º minuto, Rildo desperdiçou a primeira chance de gol, chutando pro alto de frente, dentro da área inimiga. A resposta aos 5’, com Danilo Fernandes esticando-se para espalmar um chute forte, de longe, rasteiro, que tinha endereço.

 Sem retrancas, um jogo aberto e leve, no começo, equilibrado. Aos 13’, após bom passe de Keké, boa visão, Everton achou espaço e bateu cruzado, no chão, a bola passou a um palmo do poste baiano. O Tombense mais ousado, chutando mais, e o Bahia marcando frouxo, sem pegada no meio campo.

- Aos 20’, numa boa troca de passes pela esquerda, Daniel tentou colocar por cobertura, errou o alvo. Aos 23’, Renatinho bateu firme da entrada da área, Danilo Fernandes espalmou. Aos 25’, Rildo arriscou já de dentro da área, raspando o rodapé de Felipe Garcia.  Aos 45’, Patrick tentou de muito distante, rasteiro e forte, o goleiro espalmou.

E foi só. Numa primeira etapa murrinha, tecnicamente fraca, em ritmo de valsa.

*

 Sem mudanças no intervalo.  Aos 5’, após cruzamento pelo alto de Marco Antonio, Luis Otávio ganhou na cabeçada mas jogou por cima. O Bahia voltou trocando mais passes, avançado. Mas a primeira boa chance foi de Keké, livre, sem marcação na entrada da área, um chutaço para ótima intervenção de Danilo Fernandes, aos 9 min. A marcação do meio campo tricolor não tem sustança.

 - Gol ! 1 x 0 Tombense. Entraram tabelando, marcação frouxa, Renatinho recebeu na grande área, solto e bateu forte, sem defesa. Aos 16’.

 Depois do gol, Guto tirou Marco Antonio (que nada fez e tinha tomado cartão amarelo) e Emerson; entraram Jacaré e Mugni.  Davó, antes de sair, achou uma bola de frente, chutou muito alto. Logo, saíram Luiz Henrique e Davó para entrada de Djalma e Everton.  O Tombense, com o placar favorável, passou a mascar, cozinhar o jogo, ganhando tempo, simulando, encerando.

  Passou dos 30’, e nada acontecia. O Bahia trocava passes, bola no chão, mas não finalizava. Aos 38’, após saída de bola errada da defensiva local, Jacaré tentou de longe, por cobertura e quase fez um golaço; o goleiro Felipe salvou e caiu, ganhando tempo.

 - Aos 40’, Guto tirou Patrick, que também nada fez, pôs o garoto Gregory. Os mineiros só picotando, travando, dificultando, dando bicos pra todo lado. O Bahia tinha a bola mas nada produzia.  Sete minutos de acréscimos. Aos 45’, o garoto Everton teve boa chance, limpou mas demorou de finalizar, foi travado, chance perdida.

 Uma derrota para o lanterna, mais uma vez jogando mal fora de casa.  

*

 Como destaque, umas três boas defesas de Danilo Fernandes, a tranquilidade de Luis Otávio, a entrada de Mugni no segundo tempo.  No mais... péssimo jogo de Patrick, de Daniel, de Marco Antonio, de Rildo...

No Tombense, um tal de Keké arrebentou, ganhando no corpo a corpo, bons passes, catimbando... 

 *

Escalações

- Tombense: Felipe Garcia, Manoel, Ednei, Roger Carvalho e David; Rodrigo, Ze Ricardo, Renatinho e Jean Lucas; Keke e Everton (Mingotti) . Treinador, Bruno Pivetti.

- Bahia de Guto Ferreira: Danilo Fernandes, Borel, Ignácio, Luis Otávio e Luiz Henrique; Patrick, Emerson e Daniel; Marco Antonio, Davó e Rildo.

- Arbitragem de Santa Catarina (pra variar?) com auxílio do VAR; no apito, Rafael Tracci (manjado, conhecido, caseiro, de encomenda).

*

Pela 10ª rodada, o Bahia recebe o Criciúma/SC na Fonte Nova; sábado, 4 de junho, às 16h30.

*

 Neste sábado, 28 de maio, às 17h, o Vitória joga em Campina Grande, no interior de Paraíba, contra o Campinense.

**

 Champions/final

 Mas, na tarde deste sábado, o mundo da bola inteiro estará de olhos e ouvidos na final da Liga dos Campeões da Europa (a Champions), o torneio de clubes mais importante do planeta futebol.  Em campo, o campeoníssimo Real Madrid contra o ótimo time do Liverpool. Muitos brasileiros em campo, de um lado e do outro (Casemiro, Militão, Vini Jr, Rodrygo, Alisson, Fabinho, Firmino...). Benzema x Salah.

  O jogo acontece em Paris, no estádio Saint Denis, às 16h. Imperdível.

**

 Libertadores

Definidos por sorteio os duelos das oitavas de final da Libertadores da América/2022.

 Seis times brasileiros na parada:

Athletico/PR x Libertad; Tolima x Flamengo; Vélez x River Plate;  Emelec x Atlético-MG; Cerro Porteño x Palmeiras; Talleres x Colón; Corinthians x Boca Juniors;  Fortaleza x Estudiantes.

 **

 Sudamericana

 Pela Sul-americana, com cinco times brasileiros classificados, assim ficaram os confrontos das oitavas de final.  

Deportivo Táchira x Santos ; Independiente del Valle x Lanús

Colo-Colo x Internacional ; Deportivo Cali x Melgar; Nacional x Unión de Santa Fe
Olimpia x Atlético-GO; Universidad Católica x São Paulo; The Strongest x Ceará