Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA EMPATA COM APARECIDENSE EM GOIÁS E PERMANECE NA ZONA DA DEGOLA

ZédeJesusBarrêto comenta que o jogo foi movimentado mas ficou em 0x0
10/05/2022 às 08:46
Num jogo movimentado, brigado e com várias chances de gol desperdiçadas, lá e cá, o Vitória empatou (0 x 0) com o Aparecidense de Goiás, ganhou um ponto (chegou a 4) – insuficiente para o time deixar a zona de rebaixamento dos quatro últimos colocados. O Leão é o 17º colocado.

 O time briga em campo, mas dá ratadas feias na defesa e mostra nervosismo e incompetência na frente para fazer os gols necessários. Vai ser necessária uma reação positiva rápida para que o torcedor continue sonhando em voltar para a Série B. Nesse instante o time rubro-negro está mais próximo da Série D. Acreditem.

 Os baianos choram e chiam por um gol de Miller que pareceu mal anulado pela arbitragem, que viu uma falta no goleiro, no lance. Segundona não é fácil, as arbitragens são fracas também, erram bastante.  

*

  Classificação

 - Na liderança, o Mirassol/SP, com 13 pontos ganhos, seguido pelo ABC de Natal e Floresta/CE, com 10 pontos; Ferroviário, Botafogo/PB e Payssandu/PA com 9 pontos ...   O Aparecidense chegou a 5 pontos e é o primeiro fora da zona do miserê. Nela, o Vitória (com 4 pontos) , e mais Altos (3), Confiança (2) e Atlético/CE (1 ponto apenas, na lanterna).

*

Estádio Aníbal Toledo

- Aparecida de Goiânia, o Leão baiano de traje rubro-negro, e o time da casa de branco. Quinta rodada.

 Bola rolando ...  E logo no começo o Vitória passou um susto com a zaga vacilando numa saída de bola defensiva e o time de Goiás desperdiçando a chance. Pressão dos donos da casa. Um Leão nervoso, errando, dando chutões. Aos 10’, Tréllez não alcançou a bola lançada em profundidade por Leo Gomes, perdendo boa oportunidade.

 Jogo brigado, equilibrado, corrido, mas com pouca inspiração nas tramas ofensivas. O rubro-negro, então, com mais iniciativa, rondando mais a área adversária, dando trabalho ao goleiro Pedro Henrique, mais acionado que Lucas Arcanjo. Aos 27’, Tréllez novamente ameaçando e parando no goleiro, já aparecendo com destaque nas bolas alçadas e enfiadas na área goianiense, com boas defesas. Aos 40’, num contragolpe do Aparecidense e vacilo defensivo baiano, Nilson Jr entrou de cara e perdeu, Lucas Arcanjo cresceu e fez a defesa, salvadora.

- Aos 43’, Leo Gomes pegou um rebote na entrada da área e bateu forte, errou o alvo, por pouco. Na sequência, outro contragolpe pela direita, bola cruzada varando a pequena área, Alex furou o arremate, ufa !  Antes do apito final, Tréllez desperdiçou uma boa oportunidade. Primeiro tempo movimentado, mas sem gols.

 *

 Mais volume, iniciativa e posse de bola do Vitória, porém a equipe esbarra nas costumeiras deficiências – aquele passe preciso final, as finalizações. Embate indefinido.

*

 Segunda etapa: O Leão voltou da merenda assanhado, fustigando. Roberto no lugar de Jeferson Renan. Aos 5’, o Aparecidense perdeu boa chance de abrir o placar, com Renato, de cara, livre, chutando pra fora um cruzamento da direita. Aos 9’, Tréllez escorou cruzamento de Alisson Santos, na pequena área, para defesa arrojada do goleiro Pedro Henrique. As duas equipes no ataque, jogo bem aberto, lances de área no recomeço. Lá e cá, e o gol não saía. Substituições ofensivas dos dois lados. O time baiano tinha mais posse de bola, os goianienses perigosos nos contragolpes. Aos 21’, por muito pouco o Aparecidense não abriu o placar, a defensiva rubro-negra sem ver a bola.

- Aos 23’, Alisson cobrou falta, Mateus Moraes dividiu no alto com o goleiro, a bola sobrou para Miller que marcou o gol, anulado pelo árbitro, que inventou uma falta no goleiro. Chiadeira geral dos baianos.

 A peleja continuava parelha, muita correria. Aos 28’, Miller achou Queiroz enfiado na área, o tiro saiu pra fora. Na sequência, Ludy driblou a marcação e bateu colocado, o goleirão espalmou, no ângulo. O Rubro-negro melhora tecnicamente com Dionísio e Miller atuando juntos. Pressão baiana. O tempo passando e via-se o desespero das duas equipes em busca do gol, dos três pontinhos para fugir da zona de baixo da tabela.

 - Aos 38’, Iury perdeu boa oportunidade de abrir o placar; na resposta, Joãozinho também errou na finalização e ... o gol não saía. Ufa! Depois, foi a vez de Queiróz parar nos pés do goleiro Pedro Henrique. Animado. Ritmo intenso. O Árbitro acrescentou quatro minutos ao tempo regulamentar. O Vitória em cima, querendo e chegando mais. Nada de bola na rede.   

 *

Escalações

- O Vitória do treinador Fabiano Soares, em seu segundo jogo à frente da equipe: Lucas Arcanjo, Iury, Marco Antonio, Mateus Moraes e Sanchez; João Pedro, Leo Gomes (Dionísio), Santiago (Miller) e Jeferson Renan (Roberto); Álisson Santos (Luidy) e Tréllez (Queiroz).   

- O Aparecidense: Pedro Henrique, Luan Sales, Wesley Matos, Ricardo Lima e Breno (Rodrigues); Alex (Felipe), Gonzalez e Rodriguinho (Renato); Nilson Jr (Cardoso), Robert (Daniel) e Joãozinho. Treinador, Eduardo Souza.

 Arbitragem do Paraná, sem VAR; Lucas Paulo Torenzin no apito.

*   

Pela 6ª rodada, na quarta-feira, dia 18, às 20h30, Vitória x Botafogo/PB, no Barradão.

 Antes, recebe o Fortaleza, no Barradão, partida de volta pela Copa do Brasil. O primeiro jogo, no Ceará, deu Tricolor do Pici (3 x 0).  

**

 Copa do Brasil

 Nesta terça-feira, dia 10 de maio, pela Copa do Brasil, o Bahia decide se segue adiante ou cai fora da competição numa parada difícil contra o Azuriz, em Pato Branco/PR, às 20h30, no estádio Pioneiros.

No primeiro jogo, Fonte Nova, deu empate sem gols. Outro empate e a decisão acontece por cobrança de tiros livres da marca do pênalti. Foi uma viagem longa e cansativa de Salvador a Pato Branco, passando por São Paulo, via Cahapecó e de lá, de buzu, até Pato Branco. Perdeu, té logo.  Rodallega continua fora, mas já está treinando com bola.

**

 Série D

 Pela Série D, no fim de semana, o Juazeirense bateu o Jacuipense (2 x 1), em Riachão; na sua Arena Cajueiro, o Bahia de Feira foi surpreendido pelo URT/Minas Gerais (0x1) No Arruda, em Recife, o campeão baiano Atlético Alagoinhas chegou a abrir 2 x 0 contra o Santa Cruz mas levou a virada (3 x 2) do Santinha, que conseguiu assim seu primeiro triunfo na competição.