Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

COPA DO NORDESTE: BAHIA GOLEIA O SPORT EM PITUAÇU 4X0

Uma excelente partida do Bahia
20/03/2021 às 11:25
  Num fim de tarde inspirado, o Tricolor trucidou o Leão da Ilha do Retiro (4 x 0), com um futebol ofensivo e de garra com há muito não víamos por essas bandas. O time pernambucano não viu a cor da bola. Dois gols na primeira etapa, sufocando o adversário, e dois na segunda, já administrando e jogando nos erros do inimigo, atordoado. Um Bahia em campo superior, impondo-se técnica e coletivamente todo o tempo, sem sofrer muito atrás. 

 Com esse resultado, o Bahia chega a 7 pontos, assumindo (mesmo que provisoriamente, pois a rodada continua) a liderança do Grupo A.  Até porque o Ceará, que tinha 5 pontos (do mesmo grupo do Bahia), empatou o clássico com o Fortaleza , 0 x 0.
*
Com bola rolando ...     
     
Tarde quase outonal, o Bahia com sua beca tricolorida e o Sport de branco. O Tricolor entrou disposto, sufocando o adversário, marcando forte e na frente. Até os 25 minutos só uma equipe jogou. O goleiro Carlos Eduardo, do Leão pernambucano, destacou-se salvando três ótimas chances de gol da equipe da casa, em dois chutes de Rodriguinho e outro de Daniel. Mais uma bola na trave. 

- Gol ! 1 x 0, Patrick, aos 27’.  Avançado pela direita, o apoiador pegou firme de fora da área, acertando o ângulo. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar. Belo chute do garoto.

 Com o gol, o Bahia desacelerou um pouco. E quase o Sport empatou, numa cabeçada de Maidana, após cobrança de escanteio, Juninho espiando. Douglas salvou. O Bahia respondeu aos 39’, numa cabeçada de Gabriel Novaes, após cruzamento preciso de Rodriguinho. O goleiro pernambucano espalmou.  Aos 41’, ótimo cruzamento de Nino na cabeça de Gilberto; testou forte, pra fora. Aos 43’, nova cabeçada assustou o torcedor; Mikel testou uma cobrança de escanteio, em cima de Juninho, mas errou o alvo.  Daí... Nino entrou livre pela direita e quase ampliou.

 - Gol 2 x 0 , Gabriel Novaes, aos 45’. Outra boa arracada de Nino pela direita, Rodriguinho tentou, o goleiro rebateu e Novaes não perdoou, pegando a sobra, ampliando.

  Domínio absoluto do Tricolor na primeira etapa, atuando sempre no campo adversário e criando chances. A defesa, a despeito disso, falhou duas vezes em bolas alçadas, o problema recorrente. 
*
 O Sport trocou nomes no vestiário, voltando a campo com determinação para tentar mudar o placar, mas o Bahia segurou bem a pressão inicial deles. Aos 15’, após cobrança de escanteio, Lucas Fonseca testou na trave. 

- Gol ! 3 x 0, Rodriguinho, aos 17’. Gilberto saiu da área, abriu espaço e lançou Rodriguinho entrando livre na meia lua; o meia dominou e fuzilou na saída do goleiro. Bela jogada coletiva. 

 O Tricolor continuou em cima, tramando bem pelo meio campo. Aos 22’, Gilberto desperdiçou chance, diante do goleiro. 

- Gol ! 4 x 0, Gabriel Novaes, aos 40’, matando o jogo; bela trama pela esquerda, cruzamento de Matheus Bahia, Gilberto tentou e a bola sobrou para o voleio, de primeira, de Novaes. Golaço. 

*
 Destaques  

  Nino arrebentou no primeiro tempo; Matheus Bahia cresceu muito na segunda etapa. Grande jogo de Patrick, crescendo, firmando-se, liderando o meio campo. Bom jogo de Rodriguuinho, lampejos de Gilberto, dois gols de Gabriel Novaes...  

 A aplicação tática, coletiva e a postura ofensiva da equipe, méritos para o treinador. 
 Escalações 
- Bahia :  Douglas, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho,  Matheus Bahia; Patrick, Edson, Danilo e Rodriguinho; Gabriel Novaes e Gilberto. Treinador, Dado Cavalcanti.

  Entraram Ramon, Ignácio, J Pedro, Alesson e Ranielle. 

- Sport Recife : C.Eduardo, Ewerton, Adryelson, Maidana e Junior Tavares; Marcão, Ronaldo e Ricardinho; Gustavo, Mikael e DSalberto. Treinador, Jair Ventura.

  Entraram Toró, Neilton, Ítalo, Betinho...  

Arbitragem cearense; Leo Simão Holanda no apito. Sem problemas. 
**
  O time de aspirantes/ transição do Bahia joga neste domingo à tarde, 16h, pelo Campeonato Baiano, contra o Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto Junior, Sudoeste baiano, pela sexta rodada da competição. Pressionado, na sétima colocação e com apenas 5 pontos ganhos, o Tricolor precisa vencer. 
**
 Neste sábado, ainda, às 20h30, o Vitória enfrenta o Sampaio Correa, em São Luiz do Maranhão, pelo Nordestão. Animado, depois de vencer o Bahia (1 x 0) no Barradão.