Muitas comemorações dos jogadores do Vitória
Um triunfo de alívio, fora de casa. O 2 x 1 em cima do Operário do Paraná, em Ponta Grossa, tirou qualquer possibilidade de rebaixamento do rubro-negro, garantindo a equipe na Série B em 2020. O time chegou a 45 pontos e dorme tranquilo em 11º lugar. Vai para a rodada derradeira, enfrentar o Coritiba, sem pressão.
Ufa ! Teve jogador chorando no final do jogo, encarado como uma guerra em campo, como se fosse uma final de título.
*
Clima pré-jogo
Precisando de pelo menos um pontinho para se ver livre de qualquer ameaça de rebaixamento, Geninho escalou :
- Martín, Van, Everton Sena, Ramon e Carleto; Baraka , Leo Gomes e Lucas Cândido; Eron, Wesley (Felipe Garcia) e Anselmo Ramon.
O Operário com André, Mailton (Jean Carlo), Lázaro, Alison e Alan; Indio, Lennon e Marcelo; Claiton (Rafael), Batatinha e Uilian.
*
Arbitragem de um certo Diego da Silva. Fraquíssimo no aspecto disciplinar, deixou o pau comer em campo. Envolvido pelos atletas reclamões, foi pusilânime.
- Público bom no acanhado estádio de Ponta Grossa, no interior do Paraná.
*
Bola rolando ...
- O jogo começou nervoso, muito truncado, faltoso, com erros de passes, trombadas e impedimentos seguidos, sem uma sequência de jogada. Nenhuma penetração, nem um só chute a gol até os 22 minutos.
- Gol ! 1 x 0 Vitória ! Depois de muito bate-rebate na área do Operário, zaga rebatendo, goleiro dando rebote, bola na trave... Leo Gomes empurrou e abriu o placar. Aos 23 min. O primeiro gol do apoiador rubro-negro com a camisa titular do Leão.
- Aos 29’, por muito pouco o time da casa não empatou, num cruzamento rasante da esquerda que varou a pequena área baiana. Aos 35’, Martín salvou em cima da linha uma cabeçada de dentro da pequena área.
- Depois de algumas jogadas violentas, o Leão mordendo feio, o gol de empate saiu aos 45’, por acaso. Marlon cruzou da esquerda, rasteiro, a bola desviou em Everton Sena e enganou o goleiro Martin. 1 x 1, final de um primeiro tempo duro de apreciar.
*
- Na retomada, depois do intervalo, jogo brigado e bem equilibrado, corrido. O Leão chegou a fazer um gol, depois da cobrança de uma falta por Carleto que o goleiro reboteou; mas a arbitragem viu impedimento do atacante baiano. Teve resposta do time da casa, chutaço da direita que Martín defendeu com dificuldade. Melhorou o futebol em campo.
- Leo Gomes, aos 18’, tentou de longe, pela direita, errou o alvo mas assustou. Aos 31’, Martín salvou o desempate; bola alçada e Álison testou livre, de frente, na pequena área , mas o uruguaio defendeu, rebateu no reflexo.
- Leo Gomes e depois Wesley arriscaram de fora, sem êxito. Aos 40’, Felipe Garcia escorou um cruzamento largo da esquerda e quase acertou o canto.
- Gol ! 2 x 1 Vitória, aos 50 minutos. No lance derradeiro, Carleto batendo falta da intermediária acertou uma bomba de canhota no canto. Golaço ! Garantindo o Leão na segunda, aliviando as tensões do torcedor.
*
Destaques
Mais uma vez o goleiro Martín foi fundamental, garantindo o placar com boas intervenções. Baraka fala e cangancha mais do que joga. Leo Gomes, mais liberado no meio campo, foi o melhor do rubro-negro, atacando, defendendo e até gol fez. Carleto, pelas bolas paradas, pelo belo gol de falta. No mais, todos se empenharam muito, com bravura.
**
Definições
- Abrindo a rodada 37, a penúltima: Criciuma 1 x 1 Paraná . Esse empate complicou mais ainda a vida do Criciúma e deixou o Paraná mais distante de uma possível classificação.
*
- O Bragantino já é o campeão da Série B, sobrando. Foi o primeiro a garantir espaço na Série A / 2020. O Sport do Recife também está classificado e estará na ‘primeirona’, paroano.
*
Duas vagas estão ainda sendo disputadas por Coritiba e Atlético GO, ambos com 60 pontos; e ainda com alguma chance América MG , com 58 ; Paraná com 56 e o CRB com 54 ainda sonham.
*
Na rabeira, o Vila Nova e o São Bento já caíram para a terceira divisão, a Série C.
Criciúma com 37 e Londrina com 36 estão bem próximos da derrocada. Riscos ainda para o Figueirense com 39 e o Oeste com 40.
**
Na rodada final, o Vitória recebe o Coritiba, sábado, dia 30, 16h30, no Barradão. Já sem pressão, jogadores, diretoria e torcida aliviados, missão cumprida, pensamento em planejar 2020.