Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

NORDESTÃO: VITÓRIA CAI NA TOCA E ACENDE A CRISE

O jogo foi no Barradão, quase vazio - dois mil torcedores e uma renda de pouco mais de 10 mil reais. Prejuízo, na certa.
08/03/2019 às 19:19

Com uma exibição de gala e dois golaços do veterano, rodado meia Marcos Aurélio (já atuou  no Bahia), o Botafogo da Paraíba surpreendeu o Vitória no Barradão, venceu o jogo ( 3 x 1) e acendeu ainda mais  a crise no Rubro-negro baiano e o desespero do torcedor.  

  O jogo foi no  Barradão, quase vazio - dois mil torcedores e uma renda de pouco mais de 10 mil reais. Prejuízo, na certa.

*

O rubro-negro baiano entrou em campo desacreditado, completando um mês, cinco jogos sem vencer. Na Copa do Nordeste havia empatado os quatro jogos que disputou. O Botafogo, equipe da Série C, classificou-se na Copa do Brasil, venceu duas e empatou outras duas pelo Nordestão. Perdeu apenas uma partida na temporada 2019. Chegou confiante, pois.

**

 Com a bola rolando

 Em casa, o Leão começou ameaçando, botando pressão, inteiro no ataque. Aos 9 minutos, a primeira chance com um chutaço de Leandro Vilela, de fora da área, para a espalmada elástica de Saulo.  Aos 21’, Nando respondeu, arriscando de longe para a rebatida de Ronaldo, no primeiro chute do time paraibano.

 Aos25’, após uma vacilada da zaga paraibana, Erick pegou forte, livre, da entrada da área, de canhota... passou perto. Um minuto depois, foi a vez de Mateus arriscar, mas errou o alvo. O Leão tinha a iniciativa, chegava mais, correndo muito.  Mas ... 

  - Gol !  1 x 0 Botafogo. O veteraníssimo Marcos Aurélio batendo falta de muito longe, uma cacetada, acertando o ângulo de Ronaldo, que não chegou nela. Aos 30 minutos.

  Aos 37’, foi a vez de Leo Ceará tentar, cobrando falta da intermediária; o chute saiu forte, rasteiro, perigoso, mas fora.

  O Rubro-negro baiano foi melhor na primeira etapa, jogou mais tempo próximo da área inimiga, porém quem acertou o gol foi a equipe paraibana, num chute raro, de longe, numa cobrança de falta. Futebol é gol, é isso.

*

  Na volta da merenda, chuva forte no Barradão. Jogo quente.

- Gol ! 2 x 0 Botafogo, Thales, contra, aos 9 minutos. Lula bateu forte, cruzado e rasteiro, da direita, e o becão Thales, todo desajeitado, tentou cortar na pequena área e entrou com bola e tudo nas próprias redes.

- Gol ! 2 x 1 Vitória, Leo  Ceará, encheu o pé, depois de uma furada escandalosa do zagueiro paraibano, na área, tentando cortar cruzamento rasteiro da direita.  Aos 11 minutos, colocando o Leão no jogo.

  Chamusca pôs Neto Baiano em campo, no lugar do apagado Yago. E o Leão retomou as rédeas, acuando o Botafogo, tentando o empate a todo custo. Porém, na defesa ...  

 - Gol ! 3 x 1, Marcos Aurélio ampliou, aos minutos. E que golaço !  O meia, pequeno e rodado, recebeu na área, fez que chutava de prima e três defensores baianos caíram deitados tentando bloquear o chute, que não saiu de pronto. Defensores no chão, Marco Aurélio bateu com classe, por cima. Pintura.

  O Leão sentiu a pancada. Ficou zonzo. Aos 31’, Ronaldo salvou o quarto, após boa cobrança  de falta dos paraibanos, rasteira, no rodapé.

  Os torcedores rubro-negros, poucos, indignados, revoltados, xingando, ameaçando invadir os espaços onde fica a diretoria do clube. O clima esquentou na Toca. O Leão entrou na roda dos paraibanos, dentro de casa. Haja vaia.

 Já no desespero, na raça, mesmo que desordenadamente, os rubro-negros tentaram de tudo, mas o goleirão Saulo apareceu com boas defesas, garantindo o placar.  

  E tem o Ba x Vi domingo !  Imagina a cabeça do torcedor.  

  *

 Ficha Técnica

- Vitória, treinado por Marcelo Chamusca, escalado assim: - Ronaldo, Mateus Rocha, Thales, Ed Carlos e Juninho; Rodrigo Andrade, Leandro Vilela, Andrigo e Yago; Erick e Leo Ceará. 

- Botafogo da Paraíba : - Saulo, Ronery, Lula, William Goiano e Fábio Alves; Rogério, Marcus Vinícius e Marcos Aurélio; Clayton, Nando e Dico.  Treinador, Evaristo Piza.

No apito, Luis Cesar de Oliveira Magalhães, cearense.

**

Outros jogos da noite:

Náutico 2 x 1 Sampaio Correia; Fortaleza 4 x 0 Confiança;  CSA 0  x 0 CRB.  

 

**

  Oitava Rodada/Baianão

  Domingo, o clássico Ba x Vi pelo Campeonato Baiano, na Fonte Nova.  

E mais: Bahia de Feira x Fluminense, o clássico de Feira de Santana; Jacobina x Atlético; Jacuipense x  Jequié; Vitória da Conquista x Juazeirense.