No disputado confronto entre os líderes do Campeonato Baiano/2019, deu empate ( Bahia de Feira 2 x 2 Vitória), no gramado sintético da simpática Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Jogo corrido, ofensivo e bom de ver.
Na Fonte Nova, depois de a equipe sair para os vestiários no intervalo sob vaias, o Bahia liquidou o Jacobina ( 3 x 0) na segunda etapa, com superioridade; mesmo atuando com uma equipe mista, poupando os titulares.
Com os resultados, Bahia de Feira e Vitória chegaram a 11 pontos ganhos; o Tremendão lidera porque tem um gol feito a mais que o Leão. O Bahia foi a oito pontos e se mantém no terceiro lugar, o mesmo número de pontos que o Fluminense de Feira; ganha dos Touros do Sertão em saldo de gols.
*
LÍDERES EMPATAM
Na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, de gramado sintético, a pelota bem viva, quicando mais. Calorão na tarde domingueira, boca de sertão. Quase duas mil pessoas presentes, carga máxima, muitos torcedores do Vitória presentes.
*
Tremendão contra Leão em campo :
Bem mais à vontade em casa, melhor ambientado com a grama, o Tremendão começou na frente, buscando o ataque. Aos 8 minutos, batendo falta, Vitinho acertou a trave de Caíque. Houve desvio, e na cobrança do escanteio ...
- Gol ! 1 x 0 Deon, de cabeça, escorando o cruzamento de Vitinho no escanteio, aos 9 min. O atacante subiu livre, sem marcação, na pequena área.
O Leão respondeu aos 19’, num chute cruzado do atacante Cleber, por cima, ainda triscando no travessão. Quase. O Tremendão tinha mais controle do meio-campo, marcando bem e saindo pro jogo, era coletivamente melhor. Mas o Leão corria muito, lutava.
Aos 34 min, Arroyo teve boa chance, livre, mas vacilou e perdeu o gol de empate. Um minuto depois, Bruninho arrancou e deixou Jarbas de cara, mas o goleirão Caíque salvou. O jogo ficou quente, lá e cá, veloz e disputado. Aos 43’, Arroyo bateu falta das imediações da meia lua e a pelota passou a dedos do travessão feirense. Antes da merenda, Caique de um lado e Jair do outro tiveram trabalho defendendo chutes certeiros no canto.
Mesmo com todo o calor, foi um primeiro tempo corrido e muito igual em termos de oportunidades. O Tremendão achou o gol, foi para os vestiários com o placar favorável. Mas o Leão mostrou-se vivíssimo. Pouca técnica, mas brigado.
*
O Leão voltou com Yago em campo. E postou-se mais ofensivo em campo, buscando o empate a todo custo. O Tremendão postado, apostando no contragolpe em velocidade e nas bolas alçadas.
- Gol ! 1 x 1, aos 11 minutos. Todo no ataque, o Leão empatou com um chute de chapa, de perna direita, de longe, do zagueiro Bruno Bispo que desviou na perna do zagueiro e matou o goleiro Jair.
Aos 13’, o Tremendão respondeu com uma bomba rasteira do fora da área do atacante Deon, que passou por Caíque e bateu no rodapé do poste. Aos 19’, Caíque evitou o gol de Jarbas. Dois minutos depois, mais uma defesa de cinema de Caique, numa cabeçada certeira de Deon. O Bahia de Feira querendo vencer, o empate não satisfazia. Mas ...
- Gol ! 2 x 1 Vitória. O garoto Welisson bateu de fora, rasteiro e forte, e mais uma vez a bola desviou no meio do caminho, deslocando o goleiro Jair. A virada. Aos 26 minutos.
- Gol ! 2 x 2 Bahia de Feira, aos 31’ minutos. Mais uma bola alçada, essa por Cazumba, a zaga rubro-negra cochilou, houve a testada de Jarbas na trave e Deon empurrou para as redes, empatando. Mais justo.
E a partida esquenta, os ânimos também em campo. Lá e cá, Caíque tendo muito trabalho, salvando, evitando o triunfo do Tremendão. O Bahia de Feira foi coletivamente melhor, bem arrumado, até poderia ter saído com umtriunfo, mas ... O Leão brigou muito, deu testa. Jogo de líderes.
*
Destaques
O goleiro Caíque foi o melhor em campo. Dois gols de atletas da base, crias da casa: Wélisson e Bruno Bispo. Arroyo fez seu melhor jogo com a beca rubro-negra.
No Tremendão, o conjunto, a disposição tática da equipe em campo. Deon, Jarbas e Bruninho são os mais dotados tecnicamente.
*
Ficha técnica
- Bahia de Feira: Jair, Van, Menezes, Paulo Miranda e Cazumba; Capone, Jarbas e Bispo (Bruninho); Vitinho (Edinho), Edmar e Deon. Treinador, Barbosinha.
- Vitória: Caíque, Wélisson, Gabriel, Bruno Bispo e Arroyo; Leo Gomes, Wesley e Juninho (Leo Ceará); Luan Ferreira (Yago), Cléber e Nickson (Rodrigo Andrade). Treinador, Marcelo Chamusca.
No apito, Bruno Vasconcellos.
*
Copa do Brasil, fora
Quarta-feira, às 21h15, o Rubro-negro baiano estreia na Copa do Brasil contra o Moto Clube, em São Luiz do Maranhão.
**
Bahia derrotou Jacobina
Na Fonte Nova, tarde ensolarada de verão, público mais que razoável, inquieto (quase dez mil nas arquibancadas).
Como era de esperar, a despeito de estar com uma equipe mista, o Tricolor começou em cima, tomando as iniciativas da partida. Aos 5’, em boa trama pela direita, Flávio cruzou rasteiro e Caíque bateu de prima, mas o goleiro João Paulo catou bem. O Jacobina encarou, tentou equilibrar fazendo marcação forte pelo meio, dificultando.
Aos 26’, aconteceu a melhor trama do Tricolor pela esquerda, com Paulinho e Élber; a bola foi rolada pro meio e Nilton bateu forte, da meia lua, raspando a trave. Aos 29’, Caíque testou bem um cruzamento de Shaylon da esquerda mas a pelota caprichosamente bateu no poste. O Jacobina, recuado, se defendeu com garra e pouco ou nada criou.
O Tricolor, como sempre, teve mais posse de bola, tocou pra lá e pra cá, chegou bem mais na área adversária, mas cadê o gol? Já injuriada com esse panorama em campo a cada partida, a torcida vaiou a turma na descida para os vestiários/intervalo.
*
Ênderson trocou o apagado Rogério por Artur, na hora da merenda.
- Gol ! 1 x 0 Bahia, Ernando, aos 3 min, escorando de cabeça um cruzamento largo, da direita, de Artur, cobrando falta. O primeiro gol do zagueiro com a camisa tricolor.
Um Bahia com mais apetite ofensivo, melhor na segunda etapa.
- Gol ! 2 x 0 Bahia, Shaylon fechando da esquerda, livre, completando ótimo cruzamento de Nilton, da direita, ampliando. Aos 13 minutos.
- Gol ! Bahia 3 x 0. Aos 32 minutos, uma ótima enfiada de Nilton achando Shaylon livre na área; o meia girou e bateu colocado, ampliando.
Dois minutos depois, Gilberto limpou na grande área e bateu para fora, perdendo chance clara. Domínio absoluto do Tricolor na segunda etapa. Valeu pelos três pontos, aliviando a pressão do torcedor.
*
Destaques
Xandão estreou sem problemas; Ernando fez seu primeiro gol no clube; Douglas Augusto jogou mais na segunda etapa; Shaylon, dois gols; o garoto Caíque mostra talento a cada partida; Artur entrou na segunda etapa e mudou o panorama... Mas o melhor em campo foi o experiente Nilton, tecnicamente diferenciado e liderança em campo.
*
Ficha Técnica
- Bahia: Douglas, Flávio, Xandão, Hernando e Paulinho; Nilton, Douglas Augusto, e Shaylon; Élber, Caíque (Gilberto) e Rogério (Artur) . Treinador, Ênderson Moreira.
- Jacobina: João Paulo, Adriano (Flávio), Ânderson, Helbert e Ninho (Misso); Kaeffer, Guga, Carnaúba e Isaac; Jeam e Matheus. Paulo Sales é o treinador.
No apito, Diego Pombo Lopez.
*
Copa do Brasil /Acre
O Tricolor volta a campo na quarta-feira, às 22h30, no distante Acre, contra o Rio Branco, a estreia pela Copa do Brasil.
A equipe terá uma sequência de jogos fora; só volta à Fonte Nova no dia 10 de março, no clássico Ba x Vi , pelo Baianão.
**
Outros jogos da rodada
- Fluminense de Feira 1 x 0 Atlético de Alagoinhas
- Jacuipense 1 x 0 Juazeirense
- Vitória da Conquista 1 x 0 Jequié.