Com o resultado, a equipe baiana, com 19 pontos ganhos, está na 16ª colocação, na boca da zona de perigo.
Parece que virou rotina perder de goleada. Não lembramos de uma sequência tão ruim do Vitória. Um horror. A defesa rubro-negra levou 36 gols em 18 jogos, a mais vazada. A equipe tem menos 16 gols de saldo negativo.
O jogo Grêmio 4 x 0 Vitória foi na arena gremista, em Porto Alegre, começo de noite domingueira, 16 mil pessoas nas arquibancadas, chocolate, domínio total do tricolor do Sul, que atuou com a equipe reserva.
*
Com o resultado, a equipe baiana, com 19 pontos ganhos, está na 16ª colocação, na boca da zona de perigo. O Grêmio chegou à terceira colocação na tabela de classificação, que tem o São Paulo líder e o Flamengo na cola, em segundo. O quarto colocado é o Internacional, o colorado gaúcho. Na rabeira: Santos, Ceará, Atlético Paranaense e Paraná.
*
Bola rolando
A despeito de atuar com a chamada equipe B, o Grêmio caiu pra dentro assim que começou a partida, apertando, tentando o gol, impondo ritmo forte, já nos primeiros minutos a exigir boas intervenções de Ronaldo.
- Gol ! 1 x 0 Grêmio, aos 12 minutos. Leonardo cruzou da direita na cabeça de Douglas, livre na linha da pequena área; o goleiro rebateu e o mesmo Douglas pegou o rebote, sem marcação, e bateu por baixo do goleiro.
Aos 14’, o rubro-negro baiano deu o ar da graça, numa cabeçada de Kanu, após cobrança de escanteio, mas a testada foi no meio do gol, nas mãos do goleiro.
- Gol ! 2 x 0, Jailson, aos 21 min. Ruan e Ramon deram mole na saída de bola, no meio campo; Douglas achou Jailson livre entrando pela esquerda, o meia recebeu, ajeitou para o pé direito e acertou um chute seco e forte, rasteiro, colocado no canto.
Um Grêmio envolvente, evoluindo sempre com troca de passes rápidos, dando muito trabalho à defensiva baiana. E o Leão, com dois gols sofridos, largou-se, abriu-se, foi ao ataque. Aos 30’, Yago assustou, cobrando falta.
Um Grêmio bem superior na primeira etapa.
*
O Leão voltou dos vestiários mais fogoso, encarando. Mas os gaúchos continuaram correndo e jogando com ritmo intenso.
Aos 7min, Marinho foi derrubado na linha da meia lua; Jael bateu a falta colocado, a dois palmos do rodapé do poste direito de Ronaldo. Dois minutos depois, Jael foi derrubado por Kanu, no mesmo lugar, e levou cartão amarelo. Mateusinho bateu do outro lado, queimando a trave. Duas chances desperdiçadas pelos gremistas.
- Gol ! 3 x 0, Pepê, aos 13 min. Recebeu de Marinho, livre na esquerda, cortou para o meio e bateu forte, de direita; a bola desviou na zaga e ganhou o canto oposto. Uma mangaba essa zaga do rubro-negro baiano.
O garoto Mateus, machucado, foi substituído por Maicon. Dois meio-campistas. No Vitória, a troca de um apoiador, Ramon, por um meia-atacante, Erick. Depois, Lucas Fernandes e Wállisson. Aos 26, Renato Gaucho tirou Marinho e pôs Allison, depois Éverton. O tempo passando o e Leão sem reagir. O Grêmio a ditar o ritmo em campo, à vontade e sem forçar muito.
Aos 31’, Neilton (sempre e somente ele) costurou pelo meio, em bela jogada individual, e Erick disparou para a espalmada de Paulo Victor, na primeira boa investida baiana na segunda etapa. Quando o Vitória se animava no ataque ...
- Gol ! 4 x 0, Éverton, aos 37min. Contragolpe mortal gremista, finalização de Jael, rebote do goleiro Ronaldo e Éverton, que acabara de entrar, finalizou.
Aos 46’, quase sai o quinto. Goleada feia! E do time reserva do Grêmio. Dizer mais o quê ?
*
Destaques
No Vitória, alguns lampejos individuais de Neilton, alguma coisa de Erick, só.
No Grêmio, o padrão coletivo. Jailton, Mateusinho, Pepê ... umanova e talentosa geração. Os veteranos Paulo Miranda e Douglas no comando, em campo.
O reconhecido trabalho do treinador Renato Gaúcho. Titulares e reservas sabem o que fazer em campo. Equipe bem distribuída em campo, troca de passes envolvente.
*
Ficha técnica
Grêmio – Paulo Victor, Leonardo, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Cortez; Jailson, Mateusinho (Maicon) e Douglas; Marinho, Jael e Pepê. Técnico, Renato Gaúcho.
Vitória – Ronaldo, Jefferson, Kanu, Ruan Renato e Bryan; Ramon (Erick), Meli, Yago e Rodrigo Andrade; Neilton e Bou. Treinador, João Burse.
No apito, Bruno Arleu de Araújo (RJ)
*
O próximo jogo do Leão é domingo, no Barradão, contra o Palmeiras.
*
Outros jogos
Atlético (MG) 3 x 1 Santos; Paraná 1 x 1 Botafogo; Chapecoense 2 x 1 Corínthians; Flamengo 1 x 0 Cruzeiro; Sport 1 x 3 São Paulo. Palmeiras 0 x 0 Vasco.
Na noite de segunda, fechando a rodada: Fluminense x Internacional.
*
Com a derrota para o São Paulo, em casa, a direção do Sport demitiu o treinador Claudinei Oliveira.