Vitória saiu na frente e cedeu empate ao Cruzeiro; e Flu saiu na frente e cedeu empate ao Bahia
Rescaldo domingueiro. As principais equipes baianas acabam a rodada fora da zona de perigo, mas alí perto, ainda rondando. O Tricolor, no Maraca, achou o empate já aos 37 minutos, numa cabeçada de Edigar Junio, em uma partida muito disputada contra o Fluminense ( 1 x 1 ).
O Bahia jogou bem, o jogo foi pau a pau. Mas jogar bem não significa pontos, é preciso vencer os jogos, de preferência jogando bem. A boa atuação não quebrou o tabu, a sina no Bahia na competição: ainda não venceu um joguinho sequer fora de casa. Até quando?
*
O Leão, em seus domínios, a Toca do Barradão, não conseguiu mais que um empate contra a Raposa mineira, 1 x 1. A equipe correu muito mas não fez uma partida convincente; a maior parte do tempo os visitantes foram superiores em campo. E olha que os mineiros jogaram com uma equipe B, poupando titulares para o confronto pela Libertadores no meio da semana.
*
Classificação:
Com a derrota do Flamengo para o Grêmio (2 x 0) no sábado, em Porto Alegre, e o triunfo do São Paulo sobre o Vasco (2 x 1) no Morumbi, o tricolor paulista é o novo líder do Brasileirão, com 35 pontos ganhos, um a mais que o Mengão.
Na zona do miserê estão Paraná (o lanterna), Ceará, Atlético Paranaense e Santos, que tem 17 pontos, em 17º lugar.
O Bahia chegou a 18 pontos, está em 15º lugar. O Vitória tem 19, ocupa o 14º, e a Chapecoense, também com 18 pontos, estacionou em 16 pts, na porta da zona.
**
Fluminense 0 x 0 Bahia
Duelo de tricolores no Maracanã, boca da noite, mais de 15 mil nas arquibancadas.
Sem o lateral esquerdo Leo (emprestado pelo Flu, por força de contrato não joga) e sem Régis, suspenso por acúmulo de cartões, a missão de tentar vencer a primeira fora de casa. No lugar de Leo o estreante Paulinho. O Bahia encarou, começou marcando adiantado e ameaçando. O Fluminense conta com uma equipe jovem e rápida do meio para frente, arisca. Aos 16’, bom contragolpe baiano, Zé Rafael rolou e Vinícius encheu o pé, raspando o travessão. Lá e cá.
- Gol ! 1 x 0 , Flu, Pedro, golaço ! Depois de ótima jogada pela esquerda do garoto Mateus Alexandre, o artilheiro da competição recebeu na frente da meia lua, marcação frouxa, batendo colocado e forte, sem chances pro goleiro. Aos 20 minutos.
Aos 24’, Vinicius, de frente, cabeceou mas a bola quicou e subiu um pouco, assustando. Dois minutos depois, Zé Rafael pegou de primeira um rebote, mas o goleiro Julio Cesar salvou, espalmando. Partida em bom ritmo, boa de ver, fluindo com troca de passes e bola no chão. Os cariocas se dando bem no ataque pelo lado esquerdo, explorando os costados de Bruno e Tiago.
Jogo bem movimentado e equilibrado na primeira etapa. A ousadia e o talento dos jovens Mateus Alessandro e Pedro fizeram a diferença: 1 x 0.
*
O tricolor baiano voltou na frente, buscando o empate. Aos 3min Bruno cruzou na cabeça de Gilberto, mas a testada cobriu o travessão. O Flu na moita, na treita, ganhando tempo e esperando para dar o bote. O Bahia na pressão, inteiro no campo carioca, mas não consegue furar o bloqueio.
Aos 24’, Gilberto perdeu uma chance incrível, a bola pererecando na pequena área, mas ele demorou de finalizar, a zaga salvou. E o tempo passando. Pedro e Mateus arrebentando nalguns contragolpes em alta velocidade. Elber, enxuto, no lugar de Gregore, sem mais pernas, aos 30. O Flu só se defende.
- Gol ! 1 x 1 Edigar Junio, aos 37 minutos, completando de cabeça, colocado, um ótimo cruzamento de Élber, da direita.
Saiu Bruno, entrou Nilton, aos 38’. O tricolor carioca acordou, empurrado pela torcida, foi pra cima, com sangue novo. O Bahia não recuou. Final indefinido, disputado. Prevaleceu o empate. Justo.
*
Vitória 1 x 1 Cruzeiro
Barradão, tarde limpeza, sol e sombras no gramado, calorão nas arquibancadas, com muito espaço vazio.
O treinador interino João Burse fez algumas mexidas no time. Escalou dois argentinos: o meia Meli e o Avante Bou. O Cruzeiro praticamente com o time B, atletas pouco conhecidos.
Correria e duas boas chances de gol dos mineiros, até a parada para hidratação aos 30’: David exigiu defesa difícil de Ronaldo e Sobis acertou a trave.
Refresco e a Raposa voltou ainda mais agressiva pra cima de um Leão meio atarantado, sem mostrar reação. Duas outras chances perdidas. O time azul esteve muito mais perto do primeiro gol, nos 45m iniciais.
*
Mesmas escalações na volta dos vestiários. Um Leão mais solto, querendo jogo. Aos 9 min, Sóbis encheu o pé e balançou o travessão rubro-negro; Aos 13’, num rebote do goleiro mineiro, Neilton acertou a trave. Animou. Aos 21’, Bou bateu rasteiro para defesa do goleiro Rafael, no rodapé. O Vitória com mais volume, alçando bolas e chutando de longe. Aos 25’, Neilton encarou, driblou e jogou-se na área mineira; o árbitro marcou a penalidade, mas se houve falta foi fora da área, mostrou a tevê.
- Gol ! 1 x 0 Vitória. Neilton, batendo pênalti. Aos 27 min.
Não comemorou muito o torcedor. Aos 30’, o uruguaio Arrascaeta, acabado de entrar, cobrou falta pelo alto e ...
- Gol ! 1 x 1, Cruzeiro. O zagueirão Manoel antecipou-se à marcação na linha da pequena área e testou forte, empatando.
Aos 42’, Wállysson acertou um chute de fora e quase pega o goleiro Rafael desprevenido. Aos 45’ a arbitragem anulou um gol de Manoel, de cabeça. Viu falta no lance. E nada mais aconteceu.
Parte da torcida rubro-negra vaiou. Coletivamente a equipe não consegue evoluir. Já passou da hora de chegar um treinador novo. Estão esperando o quê?
**
Rodada 17 ª / outros jogos:
- Botafogo 0 x 0 Santos; Grêmio 2 x 0 Flamengo; Corínthians 0 x 0 Atlético (PR)
- Paraná 0 x 1 Ceará; América (MG) 0 x 0 Palmeiras; São Paulo 2 x 1 Vasco;
Sport 1 x 1 Chapecoense.
- Na noite de segunda: Atlético (Mg) x Internacional, fechando a rodada.
**
Pela 16ª Rodada, próximo fim de semana:
- Bahia x América (MG), sábado, Fonte Nova.
- Grêmio x Vitória, domingo, 19h, em Porto Alegre.
*
Hermano bichado
Allione, meia argentino vinculado ao Palmeiras e emprestado ao Bahia, jogando pouco, foi reprovado pelo departamento médico do Racing /Arg, onde os empresários queriam colocá-lo em evidência. Detectaram uma atrofia no joelho. Causa de seu baixo rendimento no Tricolor?
Mena, o lateral esquerdo chileno também tá de malas prontas para Buenos Aires.
Que si vayan, pues!
*
Seleção de Tite
O treinador que levou a seleção brasileira ao sexto lugar na Copa da Rússia, mal digerida, será novamente convocada para dois amistosos em setembro nos EUA. Dia 7, contra os EUA, e três dias depois contra El Salvador. Expectativas. Renovação total? E o caidor... de pé?
Nomes cogitados: Artur, Dedé, Paquetá, Vinícius Jr, Luan, Pedrinho, Rodrigo, Pedro ...
*
Gauchada
Sobrou pra Tite, tão gaúcho quanto. Na reapresentação de Felipão ao Palmeiras. Provocado pela lembrança dos sete a um da Copa/2014, rebateu, dizendo que ele é o último campeão do mundo, em 2002. E o último perdedor, no Copa da Russia/2018, ficou só no 6º lugar. O time de Felipão, na Copa 2014/Brasil ficou em 4º. Precisava isso, tchê ?
**