São Paulo jogou melhor e mereceu vencer
Definitivamente a equipe rubro-negra treinada por Mancini joga melhor fora de casa do que no Barradão, perante seu torcedor. Dessa vez caiu para o São Paulo ( 2 x 1) jogando sem inspiração. Limitando-se a cruzamentos, bolas altas na área adversária, cobranças de faltas longas e escanteios. Muito pouco. O tricolor paulista foi superior, jogou mais. mereceu.
O placar levou o Vitória, de novo, à vice-lanterna da competição, com 26 pontos. O São Paulo foi a 27, mas continua entre os quatro condenados ao rebaixamento, ao lado de Coritiba (que joga segunda-feira em SP contra o Palmeiras), o Vitória e o último colocado, o Atlético Goianiense que tem apenas 19 pontos.
*
O Corínthians venceu o Vasco ( 1 x 0 ) com um gol de mão e disparou mais um pouco na liderança, chegando a 53 pontos ganhos. Abriu 10 pontos sobre o segundo, o Grêmio, que perdeu em casa para a Chapecoense. O Flamengo ganhou do Sport ( 2 x 0) e o Fluminense levou 3 x 1 do Atlético (PR).
**
Barradão
Vitória x Fluminense / Barradão, domingo à tarde, clima de quase primavera, público bem abaixo do esperado e da importância do embate. Afinal, as duas equipes desesperadas para fugir da zona de degola: o rubro-negro baiano na 17ª colocação (26 pontos ganhos) e o tricolor paulista na vice-lanterna, com 24 pontos. Jogo de seis pontos, vida ou morte.
Equipes em campo
- Vitória de Mancini com Fernando Miguel, Caíque Sá, Kanu, Wallace e Patric; Ramon, Yago e Uíllian Correia; Neílton, Tréllez e Kieza. Uniforme rubro-negro tradicional.
- O São Paulo de Dorival Júnior com Sidão, Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Petros, Gomez e Hernanes; Marcos Guilherme, Pratto e Lucas Fernandes. Camisetas brancas.
No apito, Rodolpho, Toski Marques (PR)
Bola rolando:
A partida começou num ritmo morno, estudada, a disputa restrita ao meio campo, e com muitos erros de passa e de saída de bola, de lado a lado. Numa dessa erradas, Neilton ficou com a sobra e bateu rasante, perto da trave, assustando, aos 9 minutos.
A resposta veio numa arrancada do meia Hernanes, derrubado na meia lua da área baiana; ele mesmo bateu a falta, forte e fora. Aos 16’, novamente Hernanes tentou, após uma ajeitada de Pratto; novamente errou o alvo.
Equilíbrio, as duas equipes taticamente parecidas pela distribuição dos atletas em campo. Marcação compacta e pouca penetração.
Antes dos 30’, um desfalque no rubro-negro: o lépido Caíque Sá sentiu dores no músculo da perna e deixou o campo. Mancini pôs o meia Filipe Souto na lateral esquerda e puxou Patric para a direita, sua posição original.
O tricolor paulista criou duas boas chances aos 35 e 36 minutos. Na primeira, Kanu salvou de carrinho na hora em que Pratto ía finalizar de frente; na cobrança do escanteio, Militão subiu só e testou forte, rente à trave. Quase.
O São Paulo chegava mais perto do gol, mas o Vitória quase fez, aos 45’: numa falta ensaiada, da intermediária, Uíllian Correia mandou uma sapatada, a pelota venceu o goleiro e bateu no rodapé da trave. Foi o lance derradeiro e a melhor chance do Leão na primeira etapa.
*
Na volta dos vestiários, o peruano Cuevas no lugar de Chavez. Aos 3’, em duas tentativas (Marcos Miguel e Pratto, na sequência) de gol da equipe paulista, Fernando Miguel salvou com duas ótimas defesa. O Leão deu o troco e Sidão salvou os chutes de Neilton e Tréllez. Ritmo mais quente no começo da segunda etapa.
- Gol ! São Paulo 1 x 0 , Militão, aos 8 min. Após outra investida de Pratto, F Miguel saiu, fechou o ângulo e evitou o gol. Mas, na cobrança do esquinado, da direita, Militão subiu mais que Uillian Correia e testou firme, sem defesa, abrindo o placar. Aos 17’, em novo escanteio, Rodrigo Caio subiu mais que a zaga e quase acerta o ângulo de F Miguel.
Aos 19’, Mancini retirou Uíllian Correia, apoiador, e colocou Carlos Eduardo, um meia mais ofensivo. Era preciso atacar, buscar o empate. Aos 25, trocou Neilton por Cleiton Xavier. No São Paulo, troca de garotos: entrou Thomaz, saiu Lucas Fernandes.
- O tricolor visitante continuou ameaçando, querendo mais. Um Leão sem forças, sem nenhuma inspiração, perdido em campo.
- Gol ! São Paulo 2 x 0. Cuevas cobrou escanteio rasante, fechado, Felipe Souto tentou cortar e desviou contra, a pelota passando entre os braços de F Miguel. Aos 40’, Hernanes bateu firme da entrada da área, a pelota desviou e F Miguel fez milagre, salvando mais um.
- Gol ! 2 x 1 , Vitória, aos 44 minutos, Tréllez, o melhor do rubro-negro. E o gol saiu no velho estilo, a marca de Mancini: bola alçada no sufoco, depois da finalização no travessão, o colombiano pegou a sobra.
Com o gol , o Vitória, empurrado pelo que restava de torcedores na arquibancada, foi inteiro na área adversária, tentando o milagre do empate nos instantes derradeiros. E tome-lhe bola alta, a disputa no corpo-a-corpo pra ver no que dava. Mão não deu.
O Leão caiu mais uma vez na sua toca, para infortúnio de seu torcedor.
*
Destaques:
No São Paulo, bem o goleiro Sidão, os laterais Militão e Junior Tavares, pernas compridas e fôlego; a experiência de Hernanes, Pratto incomodando muito e Cuevas, o melhor em campo; entrou no intervalo e mudou a cara do jogo.
No Vitória, atuações opacas. Meio campo sem criar nada. Kieza apagadíssimo, não justifica David no banco. Com a lesão de Caíque Sá, perdeu-se a jogada veloz pelo lado direito. Tréllez, o melhor, pela luta.
**
Próxima parada:
No próximo domingo, às 19 hs, o Vitória encara o Atlético, o Galo Mineiro, em BH. O Independência é poleiro do Galo, mas nessa temporada ele tem estranhado o ninho, já perdeu algumas lá. Jogo duro. O Leão não terá Caíque Sá, com lesão na coxa, nem Patric, suspenso com cartões amarelos.
**
Copa do Mundo
O comandante Tite convocou 24 atletas para as duas partidas finais do escrete brasileiro pela Eliminatórias da Copa 2018/Rússia, competição que lidera com folga e já classificado em primeiro lugar. Os jogos acontecem nos próximos dias 5 e 10 de outubro. O primeiro contra a Bolívia, em La Paz; o segundo em SP, contra o Chile.
Os convocados:
- Os goleiros Alisson, titular, joga na Roma; Cássio, veterano do Corínthians e Éderson, agora no Manchester City.
- Os laterais: Dany Alves (PSG); Danilo, do Machester City, de volta; Marcelo, do Real Madrid e Fillipe Luiz do Atlético de Madri.
- Os zagueiros Tiago Silva e Marquinhos, do PSG; o veterano Miranda, do Inter de Milão e Jemerson, do Monaco.
- Apoiadores: Cassemiro, do Real Madrid; Fernandinho, do City; Paulinho, Barcelona e o jovem Artur, do Grêmio, chamado pela primeira vez.
- Armadores: Renato Augusto, do Beijing /China; Phillipe Coutinho do Liverpool; William, Chelsea; mais a volta de Fred , do Shakhtar Donestsk e de Diego, do Flamengo.
- Avantes : Neymar, do PSG; Gabriel Jesus, do Manchester City; Firmino do Liverpool; e o retorno do veterano e esquecido Diego Tardelli, do chinês Shandong Luneng.
Em jogo nessas duas partidas a invencibilidade brasileira na competição, sob o comando de Tite.
**