A melhor partida do Vitória no campeonato
Obstinado na defesa, arisco e sortudo nos contragolpes, o Vitória derrubou a invencibilidade de 38 jogos do Corínthians, o líder absoliuto e isolado da Série A, dentro da Arena adversária e perante 44 mil corintianos a gritar nas arquibancadas. 1 x 0 , um resultado histórico e heroico, para comemorar. Nunca o rubro-negro tinha vencido os paulistanos lá na casa deles pelo campeonato nacional.
Com o resultado, o time baiano vai a 22 pontos, ainda dentro da zona de degola.
*
O clima
São Paulo, sábado à tarde, Arena Itaquera: Corínthians (líder,47 pontos) x Vitória, vice lanterna, 19 pontos. Muito bom público, apesar da tarde fria, de chuva fina, invernosa, paulistana.
Equipes em campo :
- Corínthians : Cássio, Fagner, Balbuena, P Henrique e Arana (Moisés); Maicon, Gabriel, Rodriguinho, Romero (Marquinho Gabriel), Cleison e Jô. Técnico: Carille.
- Vitória: Fernando Miguel, Caíque Sá, Kanu, Wallace e Juninho; Ramon, Uílian, Yuri; Neilton, Trellez e David. Treinador, Mancini.
No apito, Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
*
Bola rolando
A partida começou mais parecendo um treino ataque contra defesa. A equipe baiana espertamente retraída, marcando compacta atrás, na espera de um instante só de distração do inimigo para surpreender na velocidade. Deu certo .
- Gol ! 1 x 0 Vitória – Aos 11 minutos, primeiro contragolpe do rubro-negro, a defesa paulista exposta, Tréllez foi lançado nas costas de P Henrique e acertou um chute que desviou no bico da chuteira de Arana e matou Cássio.
Os corintianos foram pra cima, em busca do empate. Fernando Miguel salvou o empate aos 18 minutos, num arremate de Rodriguinho. O Ataque x defesa continuou, a defensiva baiana suportando o assédio com bravura e competência. Aos 28, após um escanteio, Romero fez mas estava impedido, gol anulado.
Aos 40’, após boa troca de bolas no ataque, a bola foi cruzada pelo alto e Balbuena subiu só, inteiro, na linha da pequena área mas testou para fora, na chance mais clara de gol dos paulistas. Aos 47’, um bombardeio, e brilhou mais uma vez o goleiro F Miguel, evitando o empate.
*
O Corínthians teve o domínio, foi o dono da bola, jogou os primeiros 48 minutos dentro do campo adversário, tentou de todo jeito, mas ... num lance feliz de contragolpe, uma única finalização, o Vitória fez o gol e saiu para os vestiários em vantagem. Os corintianos finalizaram 12 vezes, os rubro-negros apenas uma.
Louve-se a determinação de todos na marcação, na tentativa de retomar a bola e armar o contragolpe, a estratégia de Mancini.
*
Os baianos, sem pressa, demoraram a voltar da merenda nos vestiários. Na manha. Do outro lado, a troca do lateral Arana, machucado, por outro, Moisés (aquele mesmo que atuou pelo Bahia). No gramado, o mesmo panorama. O Vitória todo atrás, jogando por uma bola boba, um escanteio, um chutão, uma arrancada... um vacilo do inimigo.
Aos 11’, F Miguel fora, Rodriguinho tentou por cobertura e errou o alvo. O tempo passando, os baianos de boa. Aos 20’, Mancini trocou o exausto David pelo descansado Patric, fechando ainda mais o meio. Carille tirou o apagado Romero e pôs Marquinho Gabriel, mais ofensivo.
Aos 24’, Fernando Miguel salvou num grande reflexo a cabeçada certeira de Jô. Na sequência, o Vitória por pouco não ampliou, num contra-ataque mortal: Neilton finalizou de frente, livre, mas Cássio pegou. Um rubro-negro mais perigoso na segunda etapa... e brigando muito.
Aos 30’, sai Neilton, que correu muito, entrou o meia Carlos Eduardo,no Vitória. Depois, Felipe Souto no lugar de Yago. Do lado oposto, o zagueiro Balbuena sentiu a coxa e pediu para sair; entrou o meia Jadson, voltando de um paradeiro por lesão.
Um Vitória guerreiro que não arrefeceu, venceu com competência. O Vitória fez um segundo tempo melhor, teve chances de ampliar.
*
Brilhantes atuações de F.Miguel, Caíque Sá, Wallace, Kanu, Yago, Trellez, David... e parabéns ao treinador Mancini, feliz em sua estratégia.
*
O próximo compromisso do Vitória, pela 22 ª rodada, acontecerá na segunda-feira, dia 28, às 20 horas, contra o Coritiba, no Couto Pereira, Paraná.
**
Neste domingo, dia 20, às 16 hs, Bahia x Vasco da Gama (RJ), na Fonte Nova. Jogo pra casa cheia.
**