Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

TORCEDOR vaia Bahia apático que levou 3x1 do Sport

Ganhou a equipe coletivamente melhor
30/07/2017 às 19:10
 Um Bahia apático, sem pernas, foi engolido pelo Sport do Recife, o Leão da Ilha do Retiro, perante sua torcida que, injuriada, vaiou alguns jogadores, a postura da equipe e já pediu a saída do treinador Jorginho. Há muito o Bahia não perdia do Sport em casa, mas o time de Luxemburgo, cheio de desfalques, correu muito e mereceu o triunfo. 

Luxemburgo deitou e rolou em cima de Jorginho, deu um nó no treinador do Bahia. 

Com o resultado, o Bahia estacionou na 14 ª posição, com 19 pontos ganhos, a dois apenas da zona da degola. O Sport chegou a 27 e está em 6º lugar na competição. O líder é o Corínthians, com 41 pontos depois de empatar em casa com o Flamengo, o 5º colocado, 1 x 1.

                                                                       **
Cadê aquele Bahia? 
Fonte Nova, tarde invernosa com ventos frios, plateia meeira... decepção. 
*
Escalações 

As duas equipes com desfalques, principalmente o Leão da Ilha do Retiro, sem o astro maior Diego Souza, o artilheiro André e o apoiador Rithely. No tricolor, ausência do lateral Eduardo. Ambos vindos de derrotas. O Sport, a equipe que mais jogou nessa temporada, caiu em casa, para o Palmeiras (2 x 0) e o Bahia foi derrotado pelo Santos (3 x 0), no Pacaembu (SP). 
Bahia: Jean, Regis Souza (estreante), Tiago, Lucas Fonseca e Mateus Reis; Renê Jr, Mateus Sales, Regis; Ze Rafael, Mendoza, Rodrigão. No banco, Jorginho.

Sport : Magrão, Raul Prata, Henriques, Ronaldo e Mena; Rodrigo, Thomas, Patrick; Everton Felipe, Juninho e Reinaldo Lenis. Treinador: Vanderlei Luxemburgo.

No apito: Elmo Alves Cunha (Goiás), sem problemas. 
*
Bola rolando

O jogo começou com marcação forte no meio campo, muita disputa pela bola, sem espaço para troca de passes, feio, com cara de Série B. 

- Gol ! 1 x 0 Sport. A primeira chance de gol foi do time pernambucano, após saídas erradas seguidas da defesa tricolor; numa delas, Mendoza tentou um passe de calcanhar, Raul Prata roubou a bola e cruzou para trás, no chão, Éverton Felipe pegou de primeira, forte, no canto, abrindo o placar. O time pernambucano errava menos e ganhava todas as divididas e rebotes, mais vivo em campo.

- Aos 25’, novamente chegou o Sport; a marcação frouxa, o avante Juninho pegou livre e arrematou de frente para boa defesa de Jean. O Bahia não chegava, não conseguia penetrar. No máximo tentou alguns chutes de fora, sem perigo. 

Aos 32’, numa jogada de fundo, pela direita, o estreante Regis Souza cruzou e Rodrigão testou por cima. Aos 35’, Juninho pegou de longe, errou o alvo.

Nos cinco minutos finais, já pressionado pelas arquibancadas, o tricolor foi pra cima, trocou passes, chegou mais um pouco, Renê Jr tentou de bicicleta na pequena área, mas a defesa visitante safou-se bem. 

E parte da torcida vaiou a equipe na descida para os vestiários. O Sport foi melhor, mais compacto e determinado na disputa pela bola, correu mais e mereceu o placar nos primeiros 45 minutos. 
*
Na volta da merenda, entrou Juninho no meio campo tricolor substituindo o estreante Regis; Mateus Salles foi jogar aberto pela lateral direita. Mudança de Jorginho, e o tricolor foi para frente, em busca do gol; o rubro-negro encolhido, todo fechado, matando as jogadas, apostando no contragolpe, no erro adversário, consciente. 

- Aos 11’, após uma boa trama pela direita, Zé Rafael finalizou no canto para ótima defesa de Magrão, espalmando. O Leão da Ilha respondeu num contragolpe, dois minutos depois, com a finalização de Lenis para outra boa defesa de Jean. 

- GOL ! 1 x 1, Rodrigão escorou de cabeça, na linha da pequena área, um cruzamento de Mateus Sales, da direita, empatando a partida, aos 13 minutos. 

O jogo ganhou em emoção, ficou mais aberto, equilibrado, veloz... O Bahia parecia com outra postura na segunda etapa. Melhor de ver, assim. Mas... 

- Gol ! 2 x 1 Sport. Aos 20’, o Sport desempatou, com o becão Ronaldo Alves, livre, apanhando um chute cruzado, rasteiro, da direita, após cobrança de escanteio, a defensiva baiana cochilando, o lateral Mateus Reis dando mole. 

Jorginho trocou Regis e Mendonza por Ferrereis e Vinícius. No Sport, saiu o meia Tomás e entrou o lateral canhoto Sander; depois Fabrício no lugar de Juninho. 

Aos 26’, Rodrigão testou para um tapa de Magrão. Dois minutos depois, cabeçada de Lucas Fonseca na rede, fora. O Sport mascando, cozinhando o jogo, pegando forte, perigando no contragolpe, jogando no erro do Tricolor; e quase chega, aos 36’, a bola desviada por Renê Jr batendo no pé da trave, Jean vencido. 

Aos 44’, num outro contragolpe, dois jogadores pernambucanos entraram livres, a defesa baiana parada pedindo impedimento. Jean, salvador ! Um minutos depois, Ferrareis bateu forte, de fora, para o experiente Magrão, 41 anos, espalmar.

- Gol ! 3 x 1 Sport. Aos 47’, numa saída, mais uma, errada, o passe equivocado, o meio campo do Sport ganhou a bola, a defesa baiana parou total, e Reinaldo Lenis completou já na linha da pequena área, matando o jogo. 

A equipe do Bahia terminou entregue, mortinha em campo, sem forças, sem gana. E o torcedor vaiou, protestou contra Jorginho, a postura frouxa da equipe em campo. 

*
Enfim, ganhou a equipe que foi coletivamente melhor, que disputou o jogo com mais vontade, correu mais, foi mais fogosa, ocupou com mais inteligência os espaços no gramado, mérito para o treinador. 
Ora, o Sport chegou a Salvador direto da Argentina, onde jogou na quinta, dizendo-se cansado; e foi fisicamente foi superior, o jogo inteiro. O Bahia treinou a semana inteira e parecia perdido em campo, sem vontade, sem pernas, sem garra, errando muito. O que aconteceu? 

*
Destaques 
No Sport, o goleiro Magrão, tranquilo; a marcação dura no meio campo, a correria de Tomás, de Everton Felipe, e a partidaça de um tal Reinaldo Lenis, que infernizou, parecia estar em todos os cantos.
No Bahia, má estreia de Regis Souza na lateral direita, muitos erros de Mateus Reis pela esquerda; salvou-se a vontade de Renê Jr no meio; Zé Rafael prendendo demais, carregando muito a bola, Régis apagado, Mandoza horrível ... uma equipe perdida em campo. A semana de treinamentos, sem jogo, fez mal.
**
A próxima parada do tricolor, pela penúltima rodada (a 18 ªda primeira etapa da competição, é na quarta-feira, 19h30, em Chapecó, contra a Chapecoense – que na rodada 17ª perdeu em casa para o então lanterna Atlético (GO), 2 x 1, de virada. A partida na Arena COndá não vai ser nada fácil. 
**
Silêncio
- No meio da semana morreu o ex-atleta Perivaldo, 64 anos, com problemas pulmonares; lateral direito de pernas longas, ousado, bom chute de longa distância, capaz de lances imprevisíveis, Perivaldo foi revelado pelo Bahia e chegou a ser convocado por Telê Santana (1981) para a Seleção Brasileira quando já vestia a camisa 2 do Botafogo (RJ). Por anos sumido, foi achado em 2013 a perambular pelas ruas de Lisboa. A família o trouxe para morar no Rio de Janeiro, onde estava empregado no Sindicato de ex- Atletas, feliz da vida. Grande figura o Peri da Pituba; o torcedor de futebol gostava dele ! Deus o tenha. 
- No sábado, morreu o filho de Abel ‘Abelão’ Braga, o treinador do Fluminense (RJ) ao despencar de uma janela na cobertura de um edifício do Leblon, onde morava a família. O rapaz, de 19 anos, teria se sentido mal e ... Inexplicável. João Pedro Braga era bonito, cursava universidade e bem conhecido nas rodas de futevôlei das praias cariocas. A CBF suspendeu o jogo do Fluminense nessa rodada, Abel transtornado. 
**
Louvação
Para a nadadora pernambucana Etiene Medeiros, 26 anos, medalha de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos que acontece em Budapeste, Hungria, Europa, vencendo a prova de 50 m, nado de costas. A primeira mulher nadadora brasileira campeã do mundo.