Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

NEM GOLS BAVI sabem mais marcar 0x0,

Campanhas medíocres dos dois times baianos
03/07/2017 às 12:08
  Na tarde do domingo de Dois de Julho, no Barradão, com um público de miado de pouco mais de 10 mil pessoas, decepcionante, torcida única em vermelho e preto nas arquibancadas frias, o ‘Leão’ Vitória foi incompetente e empatou com o rival Bahia, sem gols, num clássico tecnicamente pobre mas sem incidentes.

  Se alguém tivesse de vencer, seria o Vitória, mais esperto, atacando mais, buscando o resultado todo tempo. Do outro lado, um Bahia diferente, desfigurado, sem posse de bola, sem poder ofensivo. A semana de treinamentos não pareceu proveitosa para a equipe de Jorginho. Desaprendeu?
 * 
  Com o resultado, o rubro-negro permanece na zona de degola, com 9 pontos, ao lado do São Paulo, que tem 11, e mais Avaí e Atlético de Goiás, na rabeira.  O Bahia fez 11 pontos e saiu da zona, está na boca, na porta. 
   Os quatro primeiros: Corínthians disparou com 29 pontos, seguido pelo Grêmio, Flamengo, Palmeiras...  
  * 
Escalações BA x VI : 

 - O Vitória de Galo :  F Miguel, Patric, Kanu, Ramon e Géfferson; William Farias, Cleiton Xavier, Carlos Eduardo (Neilton) e Yuri; Kieza (David) e André Lima.

  -  O Bahia de Luizinho Quinatanilha (Jorginho suspenso, vendo a partida lá do alto) – Jean, Eduardo, Tiago, Éder e Armero;  Mateus Sales, Renê Jr, Alione (Douglas)  e Regis (Vinícius); Zé Rafael (Juninho) e Mendoza. 
 O apito com Rafael Klauss árbitro paulista, da FIFA, com atuação segura.  

**
  Bola rolando

  Equipes ofensivas, buscando o gol. O tricolor tentando por a bola no chão, trocar passes e o rubro-negro marcando alto, forte, o campo inteiro. 

  Chances de um lado e outro, intervenções dos goleiros, escanteios perigosos, Jean trabalhando muito, mais exigido, o time da casa mais incisivo, atuando mais próximo da área adversária. O Bahia não consegue jogar, não tem chegada, preso na marcação.  

  Aos 20’, Kieza cai mal no chão, machuca-se no ombro e é substituído por David. 

- Aos 29’ e 30’, Jean fez duas defesaças em cabeçadas de frente, na pequena área, evitando a abertura do placar. O Vitória bem melhor, mais perto do gol. Só depois dos 35 o Bahia acordou um pouco. 

 A melhor chance do Bahia aconteceu aos 42’, numa arrancada de Mendoza que deixou Regis de frente, mas faltou perna ou ritmo de jogo ao meia tricolor; cochilou, cortou para dentro e perdeu a bola.  Aos 45’, David tentou da entrada da área mas errou o alvo. 
 
  Um Vitória mais arrumado, mais ofensivo, com mais vontade e melhor em campo até por volta dos 35 minutos.  Um Bahia muito mexido, sem pegada, com alguns atletas rendendo abaixo do normal (Alione e Regis, por exemplo), sem padrão, desorientado em campo.   
*
A segunda etapa mal começou e haja pressão rubro-negra, mais aceso. O Bahia se safando, defendendo-se com bravura, mas perdendo as divididas no meio de campo e os rebotes. Sem articular nada no meio campo, acuado, sem força ofensiva.  

 - Aos 16’, duas substituições. No Bahia, saiu Regis entrou Vinícius. No Vitória, Neilton em lugar do estreante Carlos Eduardo.  A disputa pelo meio campo. Depois, saiu Alione e entrou o garoto Douglas, miúdo. 

 Aos 20’, David caindo pela direita cortou dois e bateu forte para mais uma boa intervenção de Jean.  No mais, muitos chutões e bolas alçadas  na área tricolor. Aos 30’, numa bola mal resolvida pela zaga tricolor, André Lima pegou de frente, mas Renê Jr salvou, desviando. 

 Aos 35’, numa enfiada de Armero, Fernando Miguel salvou nos pés de Mendoza. Aos 38’, após uma saída de bola errada de Jean, André Lima entrou livre, bateu mas Tiago salvou na linha. Dois minutos depois, Kanu testou livre, por cima.

 E o jogo foi se arrastando, amarrado, sem criatividade de lado a lado. Até o final. Parte da torcida, toda rubro-negra, vaiando e outra metade a aplaudir.  O Leão teve mais volume de jogo, mas ...  faltou competência para decidir. O Bahia defendeu-se bem e pouco arriscou. 
*
 Destaques 

 O goleiro Jean, o melhor em campo, com defesas decisivas. A zaga do Vitória esteve bem, melhor Ramon do que Kanu; William Farias, estreia razoável de Carlos Eduardo, Yuri esperto, David correndo e ...   Muito bem o zagueirão Tiago, o apoiador Renê Jr ...   e só.  
*
Novos jogos:

 O Vitória sai e encara o lanterna Atlético de Goiás, em Goiânia, sábado, 21 horas. 
No domingo à tarde o Bahia recebe o Fluminense (RJ), na Fonte Nova. 
*