Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA SÓ empata com Oeste 1x1, mas está na briga

Se continuar nesse ritmo vai ser um Deus nos acuda no final do campeonato entre Bahia, Londrina, Avaí, Náutico e Ceará
22/10/2016 às 17:52
O Bahia não conseguiu mais que um empate (1 x 1) no interior de São Paulo, contra o Oeste, perdeu a chance de entrar no G-4 e continua sem conseguir vencer fora de casa. Mais um empate, não é a mesma equipe determinada e goleadora da Fonte Nova. Com o resultado, o tricolor baiano continua em 6º lugar, com 50 pontos, um a menos que o Náutico e a dois apenas do Londrina, o quarto colocado. O tricolor continua na briga. 

O Atlético(GO) lidera com 58 pontos, um à frente do Vasco da Gama. O Avaí é o terceiro, com 54 pontos. Brigam por uma vaga o londrina, o Náutico e o Bahia, nesse momento, a seis rodadas do final. 

*

Pré-jogo

Barueri (SP), sem sol, torcida tricolor marcando presença, o time da casa brigando pra não cair na zona, 34 pontos ganhos, 16º lugar, e o Bahia precisando vencer para entrar no G-4, 50 pontos, sexto colocado.

Bola rolando 

Jogo morno, estudado, as duas equipes com retrato tático idêntico em campo. O Oeste tratando mais a pelota, o tricolor mais incisivo, tentando explorar a velocidade de Natã e Edigar Junio. A mais clara e melhor chance de gol aconteceu aos 29 minutos: Edigar Júnior deu um lençol largo, entrando na área e, na arriada da bola, de frente pro gol, solito, tentou o arremate mas apanhou da redonda. Equilíbrio, muita cautela, pouca emoção na primeira metade da partida. O torcedor sem empolgação. 

*

No retorno dos vestiários, O Oeste pareceu mais ativo, arriscando chutes, tentando mais chegar ao gol. O Bahia sem passar sufocos mas sem oferecer sustos ao adversário. Os sistemas de marcação e defensivos se soprepondo. Até que, aos 12’, o árbitro marcou falta contra o time baiano a meio metro da linha de grande área; Carmona bateu frio, colocado, o goleirão Muriel ainda tocou na bola mas ela morreu nas redes: 1 x 0 Oeste. 

Por dever, obrigação, o Bahia foi todo para frente em busca do empate, o Oeste fechou-se mais e optou pelo contragolpe possível. Três minutos depois, lançado em profundidade pela direita Natã pegou de frente mas o goleiro salvou. Aos 17’, Eduardo fez boa jogada de fundo, pela direita, bateu forte e rasteiro, a bola desviou na zaga e matou o goleiro: 1 x 1.

 O jogo então esquentou, ganhou ritmo, ambas as equipes buscando o triunfo. Muriel salvou o desempate dos paulistas e o avante Vitor Rangel perdeu do outro lado o gol dos baianos. Melhor de ver assim. 

Guto Ferreira mexendo na equipe: Renê Junior no lugar de Luis Antonio, já com cartão amarelo e fora do próximo jogo; Regis no de Cajá, o de sempre. Misael no lugar de Natã. Mais velocidade? O tricolor mais ofensivo, melhor em campo. Aos 34’, num bate-rebate após cobrança de escanteio, o goleirão Felipe Alves arrojou-se na pequena área e salvou nos pés de Edigar Junio. O tricolor continuou mais ofensivo até o final, mas não conseguiu o gol que sonhava.

 Faltou competência.

*
Destaques para o goleiro Muriel, o sempre seguro becão Tiago, o lateral Eduardo, a luta de Juninho e ... faltou um pouco mais dos outros, sobretudo na frente. 

*

Próximo jogo do Bahia é sábado (dia 29) contra o Ceará, na Fonte Nova. Rivalidade histórica. Não jogam, suspensos, Luis Antonio e Misael. Mas devem voltar o lateral Moisés e o atacante Hernane. 

**
Série A

Neste domingo à tarde, no Barradão, tem Vitória x Cruzeiro, jogo que promete ser disputado em função da classificação das equipes: o Vitória na zona da degola, em 17º lugar, com 35 pontos; e o Cruzeiro em 13º, com apenas três pontos à frente do rubro-negro. 

Depois, já pela 33ª rodada, o rubro-negro baiano enfrenta o Fluminense (RJ) no Maracanã, próxima sexta-feira à noite. 

**
Copa do Brasil

Chegamos aos duelos das semifinais com times apenas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Rio/SP de fora. Definidos os confrontos e a ordem dos jogos: Cruzeiro x Grêmio, o primeiro jogo em Belo Horizonte; e Atlético (o Galo) x Internacional, também em Minas. 

Desses quatro, apenas o Galo Mineiro faz boa campanha na Série A, em terceiro lugar, com 56 pontos ganhos. 

**
Seleção de Tite

O jogo contra a Argentina de Messi, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018/Rússia acontecerá no dia 10 de novembro, no Morumbi, mas Tite já convocou a tropa para o clássico, de cantada rivalidade:
Goleiros: Álisson, Wéverton e Muralha. 
Laterais: Dani Alves, Fagner, Marcelo e Felipe Luiz,
Zagueiros: Gil, Marquinhos, Miranda e Tiago Silva.
Apoiadores: Cassemiro, Fernandinho, Paulinho e Giuliano 
Meias: Renato Augusto, Lucas Lima, Phllipe Coutinho e William.
Avantes: Neymar, Douglas Costa, Gabriel Jesus e Firmino. 

**