Se continuar nesse ritmo vai ser um Deus nos acuda no final do campeonato entre Bahia, Londrina, Avaí, Náutico e Ceará
O Bahia não conseguiu mais que um empate (1 x 1) no interior de São Paulo, contra o Oeste, perdeu a chance de entrar no G-4 e continua sem conseguir vencer fora de casa. Mais um empate, não é a mesma equipe determinada e goleadora da Fonte Nova. Com o resultado, o tricolor baiano continua em 6º lugar, com 50 pontos, um a menos que o Náutico e a dois apenas do Londrina, o quarto colocado. O tricolor continua na briga.
O Atlético(GO) lidera com 58 pontos, um à frente do Vasco da Gama. O Avaí é o terceiro, com 54 pontos. Brigam por uma vaga o londrina, o Náutico e o Bahia, nesse momento, a seis rodadas do final.
*
Pré-jogo
Barueri (SP), sem sol, torcida tricolor marcando presença, o time da casa brigando pra não cair na zona, 34 pontos ganhos, 16º lugar, e o Bahia precisando vencer para entrar no G-4, 50 pontos, sexto colocado.
Bola rolando
Jogo morno, estudado, as duas equipes com retrato tático idêntico em campo. O Oeste tratando mais a pelota, o tricolor mais incisivo, tentando explorar a velocidade de Natã e Edigar Junio. A mais clara e melhor chance de gol aconteceu aos 29 minutos: Edigar Júnior deu um lençol largo, entrando na área e, na arriada da bola, de frente pro gol, solito, tentou o arremate mas apanhou da redonda. Equilíbrio, muita cautela, pouca emoção na primeira metade da partida. O torcedor sem empolgação.
*
No retorno dos vestiários, O Oeste pareceu mais ativo, arriscando chutes, tentando mais chegar ao gol. O Bahia sem passar sufocos mas sem oferecer sustos ao adversário. Os sistemas de marcação e defensivos se soprepondo. Até que, aos 12’, o árbitro marcou falta contra o time baiano a meio metro da linha de grande área; Carmona bateu frio, colocado, o goleirão Muriel ainda tocou na bola mas ela morreu nas redes: 1 x 0 Oeste.
Por dever, obrigação, o Bahia foi todo para frente em busca do empate, o Oeste fechou-se mais e optou pelo contragolpe possível. Três minutos depois, lançado em profundidade pela direita Natã pegou de frente mas o goleiro salvou. Aos 17’, Eduardo fez boa jogada de fundo, pela direita, bateu forte e rasteiro, a bola desviou na zaga e matou o goleiro: 1 x 1.
O jogo então esquentou, ganhou ritmo, ambas as equipes buscando o triunfo. Muriel salvou o desempate dos paulistas e o avante Vitor Rangel perdeu do outro lado o gol dos baianos. Melhor de ver assim.
Guto Ferreira mexendo na equipe: Renê Junior no lugar de Luis Antonio, já com cartão amarelo e fora do próximo jogo; Regis no de Cajá, o de sempre. Misael no lugar de Natã. Mais velocidade? O tricolor mais ofensivo, melhor em campo. Aos 34’, num bate-rebate após cobrança de escanteio, o goleirão Felipe Alves arrojou-se na pequena área e salvou nos pés de Edigar Junio. O tricolor continuou mais ofensivo até o final, mas não conseguiu o gol que sonhava.
Faltou competência.
*
Destaques para o goleiro Muriel, o sempre seguro becão Tiago, o lateral Eduardo, a luta de Juninho e ... faltou um pouco mais dos outros, sobretudo na frente.
*
Próximo jogo do Bahia é sábado (dia 29) contra o Ceará, na Fonte Nova. Rivalidade histórica. Não jogam, suspensos, Luis Antonio e Misael. Mas devem voltar o lateral Moisés e o atacante Hernane.
**
Série A
Neste domingo à tarde, no Barradão, tem Vitória x Cruzeiro, jogo que promete ser disputado em função da classificação das equipes: o Vitória na zona da degola, em 17º lugar, com 35 pontos; e o Cruzeiro em 13º, com apenas três pontos à frente do rubro-negro.
Depois, já pela 33ª rodada, o rubro-negro baiano enfrenta o Fluminense (RJ) no Maracanã, próxima sexta-feira à noite.
**
Copa do Brasil
Chegamos aos duelos das semifinais com times apenas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Rio/SP de fora. Definidos os confrontos e a ordem dos jogos: Cruzeiro x Grêmio, o primeiro jogo em Belo Horizonte; e Atlético (o Galo) x Internacional, também em Minas.
Desses quatro, apenas o Galo Mineiro faz boa campanha na Série A, em terceiro lugar, com 56 pontos ganhos.
**
Seleção de Tite
O jogo contra a Argentina de Messi, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018/Rússia acontecerá no dia 10 de novembro, no Morumbi, mas Tite já convocou a tropa para o clássico, de cantada rivalidade:
Goleiros: Álisson, Wéverton e Muralha.
Laterais: Dani Alves, Fagner, Marcelo e Felipe Luiz,
Zagueiros: Gil, Marquinhos, Miranda e Tiago Silva.
Apoiadores: Cassemiro, Fernandinho, Paulinho e Giuliano
Meias: Renato Augusto, Lucas Lima, Phllipe Coutinho e William.
Avantes: Neymar, Douglas Costa, Gabriel Jesus e Firmino.
**