Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

QUE DECEPÇÃO! Vitória perde em casa 0x1 Grêmio

Vitória perde muitas chances e leva gol de bola parada
06/10/2016 às 10:05
Um gol apenas, no começo da segunda etapa, foi suficiente para quebrar a invencibilidade do Vitória na Fonte Nova e também quebrar a sequência boa da equipe baiana na competição. Com o resultado, o Grêmio chegou ao sétimo lugar, com 43 pontos ganhos. O Vitória continua com seus 35 pontos e caiu para 14º lugar, a 4 da zona de degola. 

**
Festa Gaúcha

Vitória 0 x 1 Grêmio aconteceu no começo de noite da quarta-feira, a Fonte Nova abrigando um bom público. 
O Vitória começou, como o treinador Argel (que é gaúcho) bem gosta, com uma pegada forte e tomando as iniciativas de ataque, forçando sempre as arrancadas de Marinho pelo lado direito. Mas a primeira grande chance foi do Grêmio, Henrique Almeida entrando livre nas costas de Diego Renan, encarando o goleiro Fernando Miguel que saiu bem, fechou o ângulo do atacante e salvou o primeiro dos gaúchos, aos 11 minutos. 

Aos 21’, Marinho cruzou largo, da direita, e Kieza cabeceou nas costas do lateral direito acertando o poste, após defesa de Grohe. Quase. Equilíbrio, o time baiano mais incisivo. Aos 35’, numa blitze gremista, Fernando Miguel saiu providencialmente para evitar o gol com duas intervenções no lance. Três minutos depois, Marinho, o melhor em campo, sentiu a perna e foi substituído por Vander. Aos 44’, Henrique driblou o zagueiro Ramon no fundo, tirou do goleiro Fernando Miguel, mas o lateral Diogo salvou quase em cima da linha fatal. Ufa! 
Uma primeira etapa dinâmica, bem jogada, com chances lá e cá, boa de ver. 
*
Na segunda etapa o Grêmio de Renato Gaúcho trocou de goleiros: saiu Grohe, machucado, entrou Grassi. Aos 7 minutos, Jaílson completou na frente da pequena área uma falta cobrada da intermediária, pela esquerda; a defesa rubro-negra parou na chamada ‘linha burra’: 1 x 0. Aos 12, Argel retirou o apagado Tiago Real e pôs Serginho. Sem Marinho o rubro-negro perdeu seu ímpeto ofensivo, a objetividade do contragolpe. O time continuou correndo muito mas já não chegava com perigo, parou de chutar contra a meta gaúcha. 

O primeiro arremate do rubro-negro aconteceu aos 20 minutos, num bom contra-ataque; Serginho bateu de fora e o goleiro Grassi espalmou. O Grêmio passou a marcar mais em seu próprio campo, a valorizar muito a posse de bola e esperar o erro adversário para dar o bote fatal. 

O rubro-negro, sem o repertório de Marinho, limitando-se a levantar bolas na área gremista, sem êxito, e o tempo passando, a torcida inquieta nas arquibancadas. Aos 32, numa arrancada pela esquerda, Ewerton recebeu de P. Rocha livre na frente de Fernando Miguel e perdeu a chance clara de matar o jogo; o goleiro cresceu na frente do atacante e salvou mais uma. 

Nos últimos 10 minutos o Vitória foi todo para o ataque, até os zagueiros, e ficou vulnerável, mas o Grêmio mostrou-se também incompetente para aproveitar as chances e fazer o segundo. Méritos para a defesa, que resistiu bem. Placar justo. A equipe baiana não teve talento e criou pouco depois da saída de Marinho. Vaias no final. 
Destaques: 

Marinho, o mais insinuante, enquanto esteve em campo; William Farias pela luta e liderança em campo; F. Miguel... que goleiraço ! Salvou uns três gols, no mínimo, de cara. 
Pelo Grêmio: Jeromel, Jaílson, Walace e Douglas, os melhores.

*
Ponte Preta x Vitória, dia 13, é o próximo compromisso do rubro-negro baiano.

**
O Tricolor a perigo 

Depois de perder mais uma fora de casa, dessa vez para o Londrina ( 0 x 1), o Bahia caiu para sétimo lugar e distanciou-se cinco pontos do quarto colocado na Série B, que é o próprio Londrina. Complicou e muito sua ainda possível classificação no G-4, o que lhe permitiria subir para a Série A em 2017. A equipe levou um gol de cabeça (impedimento?), após cobrança de falta, logo aos 6 minutos, e não reagiu, jogou uma partida infame, sem garra e sem nenhuma criatividade. Lamentável e estranho essa queda abrupta de produção em jogos fora de casa. O que passa? O Guto ‘Gordiola’ que dê conta.

A recuperação perante a torcida, tiririca com a atuação de alguns jogadores que parecem fora de foco, pode acontecer nos próximos dois jogos na Fonte Nova. Dia 9, contra o Tupy de Juiz de Fora (MG) e dia 15 contra o tinhoso Brasil de Pelotas(RGS). Com a acirrada disputa na tabela de classificação, é bem provável que mesmo vencendo esses dois compromissos em casa o tricolor não entre no G-4. 
*

Classificação/Série B

Eis como anda a classificação da Segundona: O atual líder é o Atlético (GO), com 52 pontos. Na cola, o Vasco, que caiu de produção e tem 51 pontos. Em terceiro o Avaí com os mesmos 48 pontos do Londrina, que é o quarto. Com 45 pontos estão Náutico, em plena recuperação, e o Brasil de Pelotas (6º), adversário direto do Bahia que é o sétimo, com 43. Sò que também com 43 pontos estão o Criciúma, o CRB das Alagoas e o Ceará. A luta, pelo que se vê, será renhida até a última rodada. Faltam 9 jogos para cada, 9 rodadas. 

**
Seleção brasileira

A equipe de Tite, com algumas mudanças, enfrente nesta quinta-feira, na Arena de Natal (RN), a equipe da Bolívia, em mais uma rodada pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. 

Sem Cassemiro e Marcelo, contundidos e também sem Paulinho, suspenso, o escrete canarinho deve entrar em campo assim: Alisson; Dani Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho; Coutinho, Giuliano, Renato Augusto e Neymar; Gabriel Jesus. 

Duas decisões de Tite por motivos técnicos: Philipe Coutinho substituindo William, na frente, e a volta do zagueiro Tiago Silva, no banco. 

Olho na telinha.