Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA vence América MG 2x1 e deixa Z-4

É pedreira pela frente
28/08/2016 às 21:07
O 2 x 1 sobre o ‘lanterna’ América Mineiro foi suficiente para aliviar a tensão, evitar as vaias da torcida e, melhor que isso, tirar o Vitória da chamada zona de rebaixamento da Série A. O jogo foi na Fonte Nova, começo de noite do domingo, com aquela arbitragem cheia de tititi e cartões amarelos do gauchão Daronco, aquele ‘pocadão’ bem conhecido.

*
O Palmeiras continua liderando o Brasileirão com 43 pontos ganhos, seguido pelo Flamengo com 40, o Galo Mineiro (Atlético) com 39 e o Corínthians com 37. 

Na rabada, estão na zona e seriam rebaixados, hoje, o Inter de Porto Alegre, Figueirense, Santa Cruz e o derradeiro América, o Coelho de Minas.

**
Dois tempos

O torcedor rubro-negro, que não chegou ‘de com força’ para ver o time, tão carente de apoio, esperava um Vitória mais decidido, pressionando, encurralando o adversário desde o começo, mas não foi isso que aconteceu. A equipe mineira, lanterna da competição, encarou, tentou surpreender, jogando de igual para igual, contra golpeando em velocidade, com muitos jogadores e perigando, chegando mais que a equipe da casa, explorando o lado direito defensivo rubro-negro. 

Sem o avante Marinho, suspenso, aos 21’ a equipe baiana perdeu o bom apoiador Wiliam Farias, sentindo a coxa, entrando Zé Uélisson no lugar. Aos 33’ Mateuzinho perdeu a melhor chance de gol do América na primeira etapa, cabeceando para fora um cruzamento da esquerda, quase em baixo da trave, livre. O América era melhor. Mas, aos 37’, o apoiador Marcelo pegou ‘na veia’ um rebote no meio da praça, e de canhota acertou o ângulo, fazendo um golaço: 1 x 0. Três minutos depois Fernando Miguel fez uma grande defesa evitando empate. Aos 43’, o zagueiro Állison fez bela jogada pela direita, cruzou bem mas a complementação de cabeça do atacante mineiro, na pequena área, raspou o poste.

O América mineiro criou mais chances na primeira fase da partida, mas foi o Vitória que achou o gol num chute raro e feliz de Marcelo, de longe, na gaveta, aliviando as vaias da galera impaciente.

*

Como sempre acontece, após os esporros e orientações de Mancini nos vestiários, a equipe rubro-negra voltou mais esperta, mais ofensiva para a segunda etapa, tomando a iniciativa. O treinador pôs o garoto David no lugar do apagado Vander, no ataque, pela direita. 

Aos 10’, após insinuante jogada de David em alta velocidadea, o meia colombiano Cárdenas pegou mal o cruzamento, de frente, perdendo o segundo gol. Aos 18’, o mesmo David, fechando da direita, testou um cruzamento perfeito de Diego Renan, ampliando: 2 x 0. O América foi pra cima, tentou, tentou ... e aos 40’ diminuiu, com um chutaço enviesado de Danilo, de canhota, entrando livre nas costas de Victor Ramos. 

*

Destaques para Marcelo, pelo golaço; Cárdenas pelos passes inteligentes; David, que entrou e incendiou o jogo; e o treinador Mancini, fundamental porque soube mexer com os brios da equipe nos vestiários e substituiu bem na segunda etapa. 

*

Com as chuvas e a sequência de três jogos em menos de uma semana, o gramado da Fonte Nova está bastante castigado, precisa de cuidados. 

*
O próximo compromisso do Vitória é contra o Atlético, o Galo de Minas, em Belo Horizonte.