Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA ENCOSTA NO G4 com 3x0 no PARANÁ

Bahia goleou o Paraná
27/08/2016 às 21:26
Um começo de returno promissor para o torcedor do Bahia, com dois triunfos seguidos e uma partida de bom nível diante da torcida, enfiando 3 x 0 no Paraná, sobrando em campo. O sonho da classificação está vivo. 

  Com o resultado, o tricolor baiano alcançou 31 pontos ganhos e chegou ao 6º lugar, aproximando-se do grupo dos quatro primeiros. 

   A partida aconteceu no sábado, começo de uma noite de ventos frios, com um bom público nas arquibancadas da Fonte Nova. 
                                                                                   *
   Bola rolando

   O Paraná começou apertando a marcação adiantada, aceso, tentando surpreender roubado a bola nas proximidades da área adversária. A zaga do Bahia desligada, à toa. Aos 19’, em outro descuido da zaga, Jackson cochilou e o avante Caranga entrou de cara mas perdeu para Muriel, que saiu e fechou bem. O time sulista melhor em campo, mais esperto. O tricolor preso na marcação. Mas. aos poucos, o tricolor baiano foi encontrando espaços. 

  Aos 29’, Cajá fez ótima jogada e deixou Allano de cara, ele bateu mas o goleiro parananense Marcos fechou e desviou. Uma chance clara de gol para cada lado. Aos 35’, após cobrança de falta da direita, Marcos bateu roupa e por pouco a bola não entrou. Dois minutos depois, após uma blitze do tricolor baiano, Moisés acertou um chutaço na trave. O Bahia melhor em campo depois dos 30, chegando mais; o time visitante encolheu-se, perigando no contragolpe.

   Uma primeira etapa corrida, disputada. O Paraná tentou surpreender, mas o Bahia acordou e criou mais a partir dos 25 minutos. 
                                                                                     * 
   Um tricolor como nos velhos tempos, na segunda etapa. Logo aos 2 minutos da segunda etapa, Edigar Junio recebeu cruzamento de Eduardo, tentou duas vezes e acertou uma bomba, de frente, de direita: 1 x 0, incendiando a galera. Aos 8’, em boa trama, Cajá bateu de fora, o goleiro Marcos bateu roupa e Luis Antonio acertou a trave. Aos 10’, Cajá tentou de longe, consciente, por cima do goleiro, mas a pelota caprichosa, bateu no travessão mais uma vez e não entrou. Seria golaço! Aos 12, Cajá levantou e Hernane, livre, atirou-se na bola mas errou o alvo. Só dava Bahia em campo. 

   Aos 13’, noutra bola trama, Juninho pegou firme, rasteira, de longe e acertou o cantinho, de canhota: 2 x 0. Talvez os melhores 25 minutos do tricolor baiano na temporada. Vivaz, ofensivo. Aos 23, bela trama pela direita, Allano limpou na frente da área e bateu firme, de canhota, no canto: 3 x 0. 

   Logo depois do terceiro gol, o treinador Guto tirou Juninho e Cajá, que jogaram muito, para a entrada de Regis e Feijão. Minutos depois, pôs Vitor Rangel em lugar de Allano. Poupando alguns atletas já pensando no jogo de terça-feira. Mesmo com o placar favorável e folgado, a equipe baiana não diminuiu o ritmo, a pegada e administrou bem até o final. 

   Um jogo para estimular, incentivar o torcedor e fazer renascer as esperanças numa classificação para a volta à Série A paroano. O Bahia venceu e jogou um bom futebol, sobretudo na segunda etapa, dono do campo e da bola.
                                                                                     *
Destaques : 

Cajá, enfim, fez uma grande exibição com a camisa tricolor diante de sua torcida. Allano fez o seu melhor jogo no Bahia, Juninho voltou a atuar bem e fez um golaço, Edigar Junio deu nova vida ofensiva à equipe, os dois laterais correrem muito e Muriel garantiu atrás. Bom trabalho de equipe do treinador Guto nos vestiários, o time voltou a campo com nova postura. 

Tiago, o zagueiro, tomou cartão aos 8‘ e está fora da partida contra o Joinville. 
*
O próximo compromisso do Bahia é contra o Joinvile, em Sta Catarino, na terça, dia 30, às 19h30, pela 22ª rodada. Depois. Que venha o Vasco da Gama, sábado, na Fonte Nova. 

**

Série A

Sem o avante Marinho, seu melhor atacante, suspenso, o Vitória enfrenta neste domingo, às 18h30m, o lanterna América (MG), ambos na zona de rebaixamento. O time baiano tem 23 pontos ganhos e a equipe mineira apenas 13, campanha ridícula até aqui. O jogo será na Fonte Nova, onde o rubro-negro baiano costuma se dar bem; lá fez seis jogos e venceu cinco. O árbitro da partida será o gaúcho Daronco, aquele pocadão. 

O meia Serginho deve substituir o veloz avante Marinho, o que muda um pouco o jeito de jogar da equipe. 
O atacante Dagoberto, 33 anos, a contratação mais cara e mais badalada do rubro-negro, está de saída. Jogou 20 partidas e ... nenhum gol fez. Mas tem radialista esportivo que se refere a ele como DaGol. Pode? Blefe, fiasco. 

**

Flu no Joia

Neste domingo, no Joia da Princesa, o Fluminense recebe a equipe do Volta Redonda (RJ) pela Série D (acreditem), precisando de dois pontinhos para subir para a Série C. Feira é Flu.

**
Seleção

Lesionado, o defensor Rodrigo Caio do São Paulo, campeão olímpico, está fora dos dois jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa 2018/ dia 1 de setembro contra o Equador, em Quito, e depois contra a Colômbia no Brasil. Para o lugar dele foi convocado Jeromel, bom zagueirão do Grêmio.