O Vitória continua se aproximando da zona de rebaixamento
Resultado ruim para baianos e pernambucanos mal colocados na tabela de classificação da Série A; o Santinha na zona, o penúltimo, e o rubro-negro baiano em 14º, ainda próximo dos derradeiros.
Com os resultados de domingo, até aqui, o Santos é o líder, com 36 pontos, colado no Palmeiras. Com 35, Grêmio e Atlético (MG)
*
Sem vingança
Barradão com um público fraco, pelo domingo de sol, pelas medalhas nas Olimpíadas/Rio rolando e sendo mostradas na tevê, além da situação das duas equipes na tabela de classificação: O Vitória com 22 pontos em 14º lugar e o Santa Cruz na zona, com 18 pontos ganhos em penúltimo.
Começo do chamado returno, os ‘jogos de volta’. Foi em Recife que o Vitória estreou, conta o mesmo Santa Cruz e se deu mal, sofreu uma derrota acachapante, caiu de quatro. Agora, neste domingo, outra realidade: o Santa em baixa, em crise com treinador interino no banco (Adriano Teixeira) e anunciando Doriva (ex-Bahia), que deve assumir o comando da equipe já nesta segunda, em Pernambuco.
O rubro-negro baiano sonhando com uma arrancada a partir dessa segunda metade da competição para não correr perigo de voltar para a ‘segundona’, ano que vem; a equipe com o mesmo treinador (Mancini) e, como novidade, o retorno do lateral direito Diogo Mateus, voltando Diego Renan para a ala esquerda, sua posição de origem. A torcida ávida por uma vingança, o revide da derrota em Recife, mas ... o time em campo não fez por merecer.
*
Bola rolando
O time baiano, naquela conhecida pressão inicial, abriu o placar cedo, aos 5 minutos, com boa trama, a bola enfiada rasteira por Flávio no meio da zaga e o lateral Diego Renan apareceu como homem surpresa nas costas dos beques, finalizando bem na saída do goleiro. O time ‘coral’ pernambucano nervoso, vacilando na marcação e dando bobeiras seguidas na zaga. O Vitória em cima, querendo mais. Aos poucos o Santinha foi entrando no jogo, equilibrando as ações.
Aos 33’ quase a equipe baiana ampliou, com um belo chute do meia Cardenas, colombiano, que chocou-se no travessão. O Santinha empatou aos 36’ com um balaço feliz, de bem longe, do lateral Tiago Costa, pegando o goleirão Fernando Miguel adiantado, acertando o ângulo : 1 x 1.
Logo no começo da segunda etapa o rubro-negro fez 2 x 1 num chute certeiro do apoiador William Farias, de fora da área. O time coral não se entregou e o Vitória jogava mais administrando o placar favorável. Mas, aos 39’, num bola cruzada da linha de fundo, da direita, zaga e goleiro rubro-negros viajaram no lance e, do outro lado, dois jogadores pernambucanos fecharam livres, Pizano meteu a testa e empatou : 2 x 2. A torcida não gostou nada da bobeira.
Mesmo com as mudanças feitas por Mancini a equipe em campo não reagiu e o empate foi justo. E ruim para ambos.
*
Destaques no time da casa para Marinho, diferenciado mas muito individualista, Diego Renan e William farias. Só.
*
O próximo compromisso do Vitória pela Serie A é contra o Corínthians, no Itaquerão (SP). A despeito de o time paulista estar entre os primeiros, nessa rodada domingueira levou 3 x 0 do Grêmio, em Porto Alegre. A equipe treinada por Cristóvão vai a campo mordida e sob pressão da fanática torcida, a ‘fiel’.
**
Série B
O Bahia, depois de duas semanas de refresco, joga na terça-feira à noite (20h30), na Fonte Nova, contra o Atlético (GO), última partida da primeira fase da competição, 19ª rodada, meio do caminho. A equipe do Brasil Central está entre as primeiras colocadas, em 4º lugar com 32 pontos ganhos e o tricolor com oito a menos em 13º lugar.
Para o tricolor, é hora de superação e virada, recuperação, se quiser ainda sonhar com possível classificação e volta à Série A na próxima temporada. Tem torcedor que ainda confia. Os próximos cinco jogos dirão se ainda é possível ficar entre os quatro primeiros ou não. Cada partida deve ser encarada como decisão.
A diretoria pode anunciar, nos próximos dias, a contratação por empréstimo do centroavante Victor Rangel, ex-América (MG, 26 anos, 1m83. Vem fazer sombra pro Hernane.
**
Semana entrante, o treinador Tite faz sua primeira convocação da seleção brasileira titular para os confrontos contra Equador e Colômbia, valendo pelas Eliminatórias da Copa 2018. Surpresas?
A convocação com a Olimpíada rolando não é boa coisa nem pra o treinador tampouco para os atletas que estão competindo na Rio/2016. Mexe com a motivação de muitos jogadores.
*
O treinador Bauza, ex-São Paulo, assumiu a Seleção Argentina e logo convocou Messi, que acatou e vai mesmo voltar a vestir a camisa azul e branca dos Hermanos platinos.
**