Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VIVA SÃO PEDRO: Vitória vence Sport por 3x2

Vitória faz uma campanha de altos e baixos
29/06/2016 às 21:55
Na noite fria e nublada de São Pedro, com um público reduzido no Barradão, o Vitória conseguiu um bom triunfo (3 x 2) sobre o Sport (PE), sem jogar uma grande partida. Levou o primeiro gol mas conseguiu empatar ainda na primeira etapa, depois que o Sport ficou com um atleta a menos em campo. O time pernambucano ainda teve outro jogador expulso, na segunda etapa, o que facilitou muito para a virada do rubro-negro baiano, voltando a vencer em casa. 

Com o bom resultado, o Vitória chegou a 16 pontos ganhos e subiu para o 11º lugar. 

*

Foi um duelo de leões rubro-negros feridos. Ambos estavam juntos e próximos da zona do rebaixamento na tabela de classificação, com 12 e 13 pontos ganhos apenas. O Vitória em campo com desfalques do goleiro Fernando Miguel e dos atacantes Kieza e Marinho, os goleadores da equipe. O garoto Caíque no gol, três zagueiros – Vitor Ramos, Kanu e Ramon - , Dagoberto e Vander adiantados. No Sport também dois desfalques importantes: o goleiro Magrão, substituído por Agenor e o meio-campista Ritchely, que deu lugar a Ronaldo. 

Rivalidades e seis pontos em jogo. O Sport vinha de três triunfos seguidos, inclusive uma goleada sonora na Chapecoense na Ilha do Retiro, mas sem vencer uma só fora de casa. O Vitória há dois jogos em casa sem ganhar – um empate e uma derrota, deixando o torcedor meio desconfiado. 

*
Bola rolando

No começo da partida, a conhecida pressão do time da casa, todo avançado e com bolas alçadas. Aos 4’, após uma rebatida ruim da zaga pernambucana, Amaral ficou de cara mas o goleiro Agenor evitou o primeiro gol. Aos 10, noutra vacilada defensiva, Dagoberto perdeu outra chance. O gol saiu do outro lado, através do zagueiro Mateus Ferraz, que apareceu como homem surpresa, entre o lateral esquerdo e a zaga (ode estavam os três zagueiros?), dentro da área, recebeu o passe, matou no peito e bateu forte, sem chances de defesa: 1 x 0 Sport, aos 17 minutos. 

Aos 24 min, o caseiro (encomendado?) árbitro carioca Leandro Cavalheiro expulsou um jogador do Sport (o meia Éverton) após uma suposta falta na linha lateral e cartão amarelo, favorecendo e muito a equipe da casa e prejudicando o visitante. Claramente não foi lance de cartão, mas... São lances assim que mudam totalmente o andamento de uma partida. Na sequência, para completar, o árbitro expulsou também o treinador Oswaldo de Oliveira, por reclamação. 

Com um atleta a mais em campo e precisando vencer a todo custo, aos 34 minutos o treinador Mancini tirou o marcador Amaral e pôs em campo o garoto Nixon, pondo mais velocidade ofensiva na equipe. O Sport retraiu-se todo. E o empate saiu ainda no fim da primeira etapa, num chute seco de Vander, ao receber no chão de Diego Renan na linha do pênalti: 1 x 1. O mesmo Diego Renan quase desempata aos 46’, proporcionando outra boa defesa de Agenor. E Tiago Real acertou a rede por fora, um minuto depois. 

O Sport terminou o primeiro tempo acuado, inferiorizado numericamente em campo e perdido, sem conseguir encaixar o contragolpe.

*

O Vitória não voltou na pressão, como se esperava, até por ter um atleta a mais em campo. Jogou com paciência. O Sport retornou dos vestiários mais arrumado, conseguindo equilibrar o jogo. Mas o desempate veio, aconteceu aos 17’, após ótimo lançamento na área do meia William Farias que achou o lateral Euller em boas condições para girar e finalizar bem : 2 x 1. Dois minutos depois, o garoto Nixon, livre na linha da pequena área testou no canto o bom cruzamento de fundo do Vander, pela direita: 3 x 1 Vitória. 

Aos 21 minutos o árbitro carioca expulsou mais um atleta do Sport, Reinaldo Leme, com dois cartões amarelos. Muito estranho, não foi falta para tanto. Mancini aproveitou para por em campo mais um garoto, o avante Rafaelson. 

Mesmo com dois a menos, o Sport diminuiu, novamente com o zagueiro Mateus Ferraz, que apareceu de surpresa na pequena área, girou e finalizou: 3 x 2, aos 34 min. O time pernambucano bravo, brigando e o Leão da Barra a tocar bola, administrando o placar favorável. Poderia ter ampliado, mas o garoto Rafaelson perdeu duas chances claras de gol, antes do apito final. 

*

Destaques no Vitória para Diego Renan, William Farias, Euller, Dagoberto, Vander... 

No Sport, o zagueiro artilheiro Mateus Ferraz e o irritadiço avante Diego Costa, que saiu de campo cuspindo marimbondos contra a arbitragem, por sinal, estranhíssima, sem observância de critérios iguais para as duas equipes, sempre favorecendo a equipe da casa. O nome dele é Leandro Cavalheiro, carioca. 

*
Próximo jogo do Vitória será contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, domingo.
**
Eurocopa
Olho na tevê. Já nesta quinta, Polônia x Portugal. Duas equipes que pouco empolgaram até agora. Cristiano Ronaldo sumidão e Lewandowky, ídolos, também não jogaram nada até agora. Portugal é uma equipe mais ofensiva.
Na sexta, o País de Gales do bom avante Bale enfrenta uma das melhores equipes hoje da Europa, a Bélgica. 
No sábado, dois de julho, à tarde, tem o jogaço que bem poderia ser a final da Copa: Alemanha, a atual campeã do mundo, contra a eficiente Itália, que eliminou a Espanha jogando um bom futebol.

**

Time Olímpico
Saiu a convocação dos 18 atletas que representação o Brasil nos Jogos Olímpicos 2016/Rio, no futebol masculino. O treinador Rogério Micalle, baiano, escolheu:
- Goleiros: Prass, do Palmeiras, 37 anos e Wilson, do Atlético(MG)
- Laterais: William (Internacional RGS), Zeca (Santos) e Douglas Santos (Atlético MG)
- Zagueiros: Marquinho (PSG), Rodrigo Caio (São Paulo) e Luan (Vasco
- Meio-campistas: Rafinha (Barcelona), Fred (Shaktar), Rodrigo (Inter de porto Alegre), Thiago Maia (Santos) e Felipe Anderson (Lázio)
- Atacantes: Neymar (Barcelona), Douglas Costa (Baayern Munique), Luan (Grêmio), Gabigol (Santos) e Gabriel Jesus (Palmeiras).
*
A Seleção Brasileira é cabeça da Chave A, que se completa com África do Sul, Iraque e Dinamarca. A equipe estreia no dia 4 de agosto, em Brasília, contra a África do Sul. A terceira partida, contra a Dinamarca será na Fonte Nova