Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

COPA DO BRASIL: Vitória vence Portuguesa e segue 3x1

A bola rola pelo Brasil e pelo mundo
20/05/2016 às 10:41
 O fim de semana é de bola cheia pelo Brasileirão, a dupla Ba Vi em campo, cada qual no seu quadrado. 

    O Vitória, campeão baiano, de boa com a torcida após a classificação obtida para a próxima fase da Copa do Brasil vencendo a Portuguesa (SP) por 3 x 1, joga pela segunda rodada da Série A, domingo, em casa, contra o poderoso Corínthians, treinado por Tite, um dos grandes do futebol brasileiro. Jogão de bola pra encher estádio. 

*

   O Bahia, depois de eliminado da Copa do Brasil no meio da semana ao perder em casa para o América (MG), 1 x 0, volta a campo neste sábado à tarde, em Curitiba, contra o Paraná, valendo pela segunda rodada da Série B. Um bom teste, fora de casa, para se ter uma ideia do que se pode esperar da equipe comandada por Doriva, até onde ela pode chegar na competição. O objetivo é ficar entre os quatro primeiros e voltar à Série A em 2017. Ou será um ano perdido.  



**

  A ou B ? 

 Depois dos primeiros jogos pelo Brasileirão, Séries A e B, restou a pergunta: Qual a série mais competitiva e melhor de ver pela tevê ou nas arquibancadas? 

 Após a primeira rodada, 10 partidas realizadas em cada competição, a média de gols da Série A foi mirrada: 14 gols feitos e pouco futebol. Clubes de 8 estados participam da ‘elite’, onde o jogo parece mais técnico, mais ‘jogado’, como se diz no jargão futeboleiro.  

  Na Série B a média foi de 23 gols e os jogos mostraram-se mais brigados, uma disputa mais ferrenha pela bola. Catorze estados estão representados na Segundona, onde a briga em campo é medonha, as rivalidades em alta voltagem, nem todos os estádios em boas condições, arbitragens mais contestadas. 

*

    O bicho pega

    Espiei pela tevê o jogo de abertura da segunda rodada da Série B, terça à noite: Náutico 3 x 2 Vila Nova (GO), em Recife. Fiquei impressionado com a intensidade, a pegada, o alto número de faltas (só o Náutico, em casa, praticou 26) , duas expulsões, arbitragem confusa...

  Olha, o Bahia vai ter de correr, de suar muito, de dar muito sangue em campo além de jogar futebol e fazer gols para voltar à Primeirona, ficar entre os quatro primeiros. Na segundona é onde ‘filho chora e mãe não vê’.   



** 

  

    COPA DO BRASIL 

   Na quinta à noite  o Vitória se garantiu na próxima fase da Copa do Brasil vencendo bem a Portuguesa, a Lusa do Canindé, equipe paulista da terceira divisão do Brasileiro.  

   O rubro-negro em campo com uniforme vistoso, de calções e camisas em vermelho brilhoso, detalhes em preto e meiões pretos. A Lusa do Canindé de branco, cheio de publicidades. Pouca gente nas arquibancadas do Barradão.  

   Como era de esperar o time da casa buscou o ataque, ditando o ritmo desde o começo, enquanto a Portuguesa escolheu como estratégia o contragolpe, explorando a velocidade pelo lado direito. Poucos lances de área e o torcedor já se mostrava inquieto aos 15 minutos, a Lusa assustando. Aos 20’, Diego Gonçalves completou de testa, livre na pequena área, um cruzamento de fundo, da direita, e abriu o marcador: 1 x 0. Um Vitória mais avançado, com a iniciativa, mas criando pouco e mostrando uma defesa vulnerável sempre que exigida. Aos 39’, Leandro Domingues arriscou um chute e o zagueiro interceptou a pelota com o braço; o árbitro marcou o pênalti e Diego Renan empatou: 1 x 1. 

   Uma primeira etapa preocupante, até porque o empate com gols classificaria a Lusa, já que o jogo em São Paulo foi 0 x 0. 

*  

  De volta dos vestiários, as mesmas equipes, o mesmo panorama tático. Mas, logo aos 5’,     Kieza testou de frente um cruzamento da direita, o goleiro deu rebote e Marcelo completou, desempatando: 2 x 1, placar que classificaria a equipe baiana. A Lusa não se acovardou, buscou o empate, lutou, correu, mas ...     Aos 37’, Kieza foi lançado em profundidade e, mesmo com o braço machucado, tocou na saída do goleiro e coroou sua boa atuação em campo, garantindo o rubro-negro na competição: 3 x 1, de virada. 

  Destaques para Amaral, Tiago Real e Kieza, o melhor. 

  O próximo adversário do Vitória pela  3ª fase da Copa do Brasil será o Cruzeiro (MG).

  

**

  Bahia de novo eliminado

  Na noite da quarta-feira, também pela Copa do Brasil, na Fonte Nova, o Bahia abusou de perder gols (alguns de cara, feitos) e foi eliminado da competição pelo América, Campeão Mineiro, que só se defendeu o tempo inteiro mas das duas chances criadas no jogo inteiro fez um gol, o suficiente. Eficiência. 

  Do lado tricolor faltou competência. Teve o domínio, atacou todo tempo mas não fez. Tiago Ribeiro, um atleta rodado, alto salário, perdeu oportunidades inacreditáveis. Moisés, Zé Roberto, Luizinho, juninho também desperdiçaram ótimas chances de golear.

  No mais, o choro de um pênalti não marcado, do gol adversário feito pelo zagueiro em posição de impedimento, e da atuação acima da média do goleiro João Ricardo, fechando. Como diria Telê Santana: ‘A bola pune”; ou como diz o povo: ‘quem não faz, toma!’ 

  

  Semestre perdido

  O fato é que o torcedor tricolor está tiririca ! O tricolor foi desclassificado da Copa do Nordeste pelo Santa Cruz, jogando melhor e perdendo, 1 x 0. Perdeu o título baiano para o grande rival, mesmo vencendo o jogo por 1 x 0. E agora, foi desclassificado da Copa do Brasil pelo América (MG) mesmo jogando melhor do que o adversário nos dois jogos, lá e cá.   Tudo isso em plena Fonte Nova  (que ‘Arena azarada da misera!’) , diante do torcedor, inconformado.

  Sim, foi um primeiro semestre de aproveitamento infame para o tricolor do presidente ‘pé frio’ Marcelo Sant’Anna. Apesar de a equipe mostrar um bom padrão de jogo, é preciso ver o que há de errado, ou será um ano perdido, pra ser esquecido esse 2016. Tem torcedor na arquibancada e nas redes sociais já pedindo a saída do treinador. 

  A equipe precisa finalizar, treinar o fundamento, chutes a gol, situações...     Não pode depender somente de Hernane, o ‘brocador’, machucado.  Cadê Edigar Junio? E o meia Cajá, quando estreia?  Impõe-se a contratação de um centroavante que possa revezar com  Hernane, com as mesmas características.  Ou ...     



**

  Arriba España

 O Sevilha, quarta, jogando fechadinho na Inglaterra, fez 3 x 1 no Liverpool e sagrou-se o Campeão da Copa da Europa. Aliás, Tri. O futebol espanhol se impondo na Europa, o melhor do mundo.  

Domingo tem Barcelona (atual campeão espanhol) x Sevilha, pela final da Copa do Rei.

Real Madrid x Atlético de  Madri disputam, dia 28, em Milão, o título da Liga dos Campeões da Europa.