Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

Uma era de ouro do Barça da Catalunha, Espanha

Pelo que estamos vendo até agora, ambos, Ba Vi, se desqualificaram nesse final de ano.
20/12/2015 às 19:32
   O Barcelona de Messi, Neymar, Iniesta e Luizito Suarez  enfiou  3 x 0 no River Plate da Argentina e ficou com a taça de melhor time de futebol do planeta, no Mundial de Clubes da FIFA disputado no Japão na manhã desse domingo.  Não é de agora que o time catalão é a melhor equipe do mundo, uma das melhores de todos os tempos, com um jogo diferenciado de toques e pontadas mortais.

   A equipe espanhola é uma máquina de moer adversários. A troca de passes precisos, com inteligência, quebra a espinha do inimigo e, de repente, eis o passe profundo, a jogada individual ou coletiva decisiva, o gol. Difícil marcar, controlar, evitar, contrapor. É fatal.  

   Ainda mais porque a qualidade técnica dos atletas está acima da média: um goleiraço (Bravo), o melhor lateral direito (Dani Alves, o baiano, cria do Bahia), o gigante Piqué (imbatível pelo alto), o argentino Mascherano, o incansável Busquets e, daí pra frente, a genialidade de Iniesta, do monstro Messi, as habilidades todas do brasileiro Neymar e o faro de gol do uruguaio mordedor Luiz Suarez, o goleador do torneio com 5 gols em dois jogos, escolhido como o melhor da competição.  É pouco? 

*

   O campeão argentino tentou fazer o que lhe cabia e sabe fazer: marcar duro, catimbar, tentar melar o jogo para tirar vantagem, mas ...  sucumbiu, como tantos outros.  Bom lembrar que outro dia o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Bale, Benzema e cia , dentro do Santiago Bernabeu, levou 4 x 0 desse maravilhoso Barcelona. Sem contestações. 

   Messi abriu o placar, após uma troca de passes de primeira, cruzamento de Dani Alves, ajeitada de cabeça de Neymar para o domínio e conclusão do La Pulga.  Na segunda etapa, no contragolpe, o lançamento longo de Sérgio Busquets para Suarez invadir e bater na saída do goleiro. O terceiro, outro passe primoroso de Neymar, na cabeça do Suarez, na entrada da pequena área, para a testada no contrapé do goleiro Balovero. 

  Sim, faltou o gol de Neymar que, apesar de vir de uma distensão na coxa, fez ótimos lances coletivos e jogadas individuais de craque; numa delas, enfileirou uns cinco, deixou dois no chão e foi parado com  falta na área, mas o árbitro fez que não viu o pênalti claro.

Dá gosto ver jogar o Barça, sim.  É arte pura !



**





  E nós ? 

  Puxando pra baixo, bem pra baixo...  nesse pré-natal a dupla BaVi se enrosca em armar suas equipes para a temporada 2016 e os torcedores, inquietos e apreensivos, perguntam-se nas ‘resenhas’ das ruas e botequins:  com que time vamos a campo em janeiro ? 

*

  No Vitória, a saída do voluntarioso Rhayner, a incerteza dos laterais, do goleiro Gatito, do volante Amaral...   quem fica, quem sai, quem chega de novo ?  Por enquanto, de concreto, a renovação de contrato do treinador Mancini, do goleiro F Miguel, e a aposta na vitoriosa garotada subindo das divisões de base: o avante Rafaelson, o meia Nickson,os insinuantes Gabriel e Yan, de 18 anos , o armador Geovane ...   será que a meninada se garante para uma disputa de Série A ? 

*

  No Bahia, até agora de noticia boa só a contratação do treinador Doriva. No mais, saídas e dúvidas. Vitor e Railan, laterais crias da casa, estão deixando o clube. Lomba volta, Kieza renova, Maxi Bianchucci fica?   O tricolor não possui um plantel qualificado para enfrentar a nova temporada.  

  A saída abrupta dos garotos laterais Railan e Victor, mal (?) orientados e levados pelos empresários Sandro Vasconcelos e Jessé Carvalho para o Inter de Lages, equipe de empresários de jogadores, deixa uma questão:  vale a pena investir alto na formação de jogadores (ambos tiveram sérias lesões de joelho, foram operados e recuperados pelo clube) de base e depois perde-los para empresários e agentes inescrupulosos?  

*

  Pelo que estamos vendo até agora, ambos, Ba Vi, se desqualificaram nesse final de ano. 

**

  Como desqualificado se encontra o futebol brasileiro perante o mundo, com o envolvimento de Ricardo Teixeira, Marin e Del Nero (ex recentes presidentes da CBF) em grossas falcatruas. Ética, pra quê ?  O que é isso? 

*

  A meia atacante Marta,  a melhor jogadora brasileira de futebol em todos os tempos, bateu um recorde com a camisa da seleção brasileira. Fez 98 gols, um a mais que Pelé com a camisa canarinho, pelo masculino. 

**

Um feliz Natal para o torcedor baiano, independente de cor de camisa. A bola é um símbolo de congregação !  Paz e alegrias no ano novo.                (zedejesusbarreto -20dez2015)