Bahia vai a Recife encarar o lanterna e já rebaixado Náutico, na Arena Pernambuco.
Pra quem gosta de bola, o fim de semana começa no meio dia de sábado, pela tevê, com Nigéria x Etiópia pelas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo. Às 17 h tem Senegal x Costa do Marfim.
Mas o ‘quente’, para nós brasilianos, é o amistoso à noite, 21h30, Brasil x Honduras – mais um jogo para Felipão experimentar e azeitar a equipe visando a Copa 2014, em junho, no Brasil. O time tem mudanças defensivas, em função de lesões: o lateral esquerdo Marcelo está fora( Maxwell entra em seu lugar), como também Tiago Silva, sentindo o músculo da coxa. É possível a escalação do baiano Dante ao lado do estreante Marquinhos, revelado pelo Corínthians, hoje na Europa. O lateral direto Dani Alves, baiano revelado pelo tricolor, é dúvida e pode ser substituído por Maicon. Na frente, há possibilidades de Felipão escalar Robinho ao lado de Neymar.
A Honduras não está entre as melhores seleções do mundo, mas é dura na marcação e costuma surpreender, vez em quando. O jogo é no sul dos EUA. Na terça-feira, a seleção enfrenta, em mais um amistoso, o último do ano, a equipe do Chile, no Canadá.
**
No âmbito doméstico, pelo Brasileirão 2013, o Vitória recebe no Barradão, às 16 h de domingo, o jovem e insinuante time do Santos embalado pela balaiada que deu no Bahia, na noite de quinta ( 3 x 0) no Pacaembu.
O Vitória não arriou, depois de ser batido em sua ‘Toca do Leão’, na noite de quarta pelo Cruzeiro (3 x 1), o já Campeão Brasileiro deste ano. Afinal, o rubronegro baiano fez um bom jogo,encarou, até perdeu boas chances de golear mas caiu, de pé, perante a melhor equipe do atual futebol brasileiro. O Vitória, mesmo em 7º lugar, ainda luta por pontos que o classifiquem entre os que aspiram um lugar como representante brasileiro na Libertadores da América do ano que vem. O Santos também tem aspirações idênticas. Pode ser um jogão de bola, como foi o de quarta passada. O torcedor não joga a toalha e acredita na vocação ofensiva do time.
*
Já o Bahia, caiu na ‘zona’ depois de jogos seguidos sem jogar bem nessa reta final, sem vencer, sem fazer gols, pedindo pra cair. Agora, de crista baixa e pela segunda vez dentro da chamada ‘zona do rebaixamento’, depois do vexame de quinta, em São Paulo, e da vitória do Fluminense do Rio sobre o Náutico, vai a Recife encarar o lanterna e já rebaixado Náutico, na Arena Pernambuco. A equipe seguiu direto de SP ao Nordeste, sem parada em Salvador. Seja o que os deuses da bola quiserem.
A torcida está apreensiva com a situação e indignada com a postura da equipe em campo. Agora é vencer ou vencer, nem pensar em empates ou a segundona em 2014 será o destino, que os deuses e todos os orixás nos livrem. Resta ao torcedor sonhar com um milagre porque o time em campo não reage, parece pior a cada jogo, não consegue fazer gols, atua com indolências. Mostra-se um plantel desqualificado.
Bahia x Náutico acontece às 18h30, olho na tevê.
**
Há derrotas e derrotas. Algumas são suportáveis, outras incompreensíveis e há aquelas acachapantes.
A derrota do Vitória para o Cruzeiro, por exemplo, é daquelas suportáveis, explicáveis, compreensíveis: a equipe até jogou bem, teve chances, mas caiu diante de um adversário bem mais qualificado. Ponto.
Já a derrota do tricolor perante o Santos foi daquelas acachapantes. Diria que até vergonhosa, porque a equipe jogou mal, falhou muito, não marcou, errou todos os passes possíveis e pouco chutou no gol adversário. Um time sem flama, que em campo não honrou a camisa. Foi isso que se viu. E isso a torcida não perdoa. Acorda Bahia! Não é assim que se resume a sua história.
**
- Vô, você fica triste porque o Bahia perdeu.
- ...
- Mas, vô, seu Bahia é um time perdedor!
- ...
- Vô, faz mal à saúde torcer pra time perdedor.
**
Quem é Bahia sobrevive pendurado no passado
Pra não morrer de tristeza.
Mas como fazer uma criança entender isso?