Bahia e Vitória estão adormecidos e times do interior esquentam o campeonato baiano
A apenas duas rodadas do final dessa fase de classificação do ‘Baianão’ de futebol, quando se classificam dois em cada grupo, a dupla Bahia/Vitória perdeu a condição de liderança e os dois clubes lá do norte de São Francisco assumiram a frente na corrida para as semifinais do certame, com os resultados desse domingo:
Em Juazeiro, o tricolor enfrentou o Juazeirense e não conseguiu fazer gols, até escapando de perder, por sorte, no finalzinho da partida – 0 x 0. Com esse resultado, o Bahia ficou com sete pontos ganhos, o mesmo número de pontos do Juazeiro, que assim assumiu a liderança por ter feito uma melhor campanha até agora, tem uma vitória a mais que o tricolor da capital.
Já o time do Juazeiro, no Barradão, somou três pontos, ganhando do Vitória - 1 x 0 -, derrubando assim o rubronegro (com 12 pontos) da liderança do grupo, que agora é do Juazeirense - que tem um ponto a mais.
No grupo onde estão o Bahia e o Juazeiro, o Botafogo é o terceiro colocado com três pontos de diferença. No grupo do Juazeirense e Vitoria, o Bahia de Feira e o Vitória da Conquista ainda têm chances. Olhem aí o Interior chegando forte!
Nessa quarta-feira que vem, o Juazeirense encara o Botafogo em Pituaçu (está marcado para lá) e o Juazeiro recebe o Vitoria da Conquista no Adauto Moraes, fechando a rodada.
Assim, teremos uma semana decisiva com rodada na quarta-feira e no domingo. No meio da semana o rubronegro encara o Feirense, no Joia da Princesa e não pode nem pensar em empatar ou perder. Corre até o risco, pasmem, de ficar de fora da decisão do campeonato caso ocorra um desastre. O torcedor rubronegro saiu do estádio tiririca com a instabilidade do time, que um dia goleia e noutro seguinte apanha de times tidos como menores.
Já o Bahia, na Fonte Nova, pega pela frente o Bahia de Feira, um osso duro de roer e que tem o artilheiro da competição, Rômulo, com 13 gols feitos da competição. Também precisa ganhar, até para dar um tico de esperança à torcida e ‘inaugurar’ sua nova casa, a Arena Fonte Nova, onde até agora perdeu uma e empatou outra, decepcionando todos. A torcida tricolor anda indignada, injuriada, emputecida.
*
E, antenas ligadas, no próximo domingo tem o Vi x Ba (é mando de campo do Vitória) , também na Fonte Nova, decisivo para ambos em termos de classificação para as semifinais do campeonato. Vai pegar fogo! Será que o tricolor se vinga da goleada ou vai tremer ?
*
Na Carranca
O Bahia até fez um razoável primeiro tempo no Adauto Moraes e poderia ter matado o jogo: Aos 12 minutos Obina completou um escanteio e acertou a trave; aos 14’ Rosales deixou Obina na cara do gol mas o centroavante entregou a bola ao goleirão Maicon; aos 15’ Danny Moraes escorou bem de cabeça um escanteio, mas Maicou salvou no rodapé e na sobre Zé Roberto chegou atrasado; aos 28’ Obina antecipou-se e tocou por cima do goleiro que saía do gol, mas a zaga salvou em cima da linha; Aos 33’ Obina , de cabeça, deixou Zé Roberto livre, de frente, mas o atacante bateu para fora. Chances criadas, chances perdidas.
O Juazeirense defendeu-se bem e criou apenas uma chance, numa cobrança de falta, quando Omar meio fora do gol tocou na bola e a trave salvou.
Na segunda etapa só deu Juazeirense, tocando melhor a bola, criando melhores chances e por pouco não venceu o jogo. O Bahia perdeu a velocidade apresentada na primeira etapa, jogou burocraticamente, apático e criou pouco. Até os 26 minutos nada de bom aconteceu. Aos 32’, na única trama boa do tricolor, Jefferson recebeu na área, livrou-se do beque e bateu forte, de cara, mas Maicon fez uma defesa espetacular. Aos 43’ minutos, num contragolpe, a defesa tricolor foi envolvida e o meia Walberth bateu forte, acertou a trave e a bola sobrou na frente da pequena área para Carioca que conseguiu perder, batendo para fora. Por pouco!
*
Destaques
O goleiro Maicon, o zagueiro Siraílson, Madson e Carioca... pelo time das Carrancas.
No Bahia, o primeiro tempo de Rosales e Jefferson e a briga de Obina. Sò.
**
No Joia da Princesa o Bahia de Feira fez 1 x 0 no Feirense, clássico local, com mais um gol do jovem artilheiro Rômulo, a sensação do campeonato até agora.
No Sudoeste, o Vitória da Conquista venceu o Botafogo da Capital por 2 x 1.
**
No Barradão
Um joguinho fraco, sem grandes emoções na Toca do Leão, com a ‘fera’ meio adormecida, sem vontade, engolida pela gana, aplicação e velocidade do Juazeiro. Um primeiro tempo pau a pau, mais disputado no meio campo, o rubro-negro mais tempo com a bola e o Juazeiro chegando mais perto de abrir o placar. Na segunda etapa Caio fez substituições, tentou por fogo no jogo, mas o Juazeiro não recuou. Aos 27, fez o placar, numa boa trama e um chute forte, certeiro de fora da área desferido pelo meia Bruno, acertando o ângulo de Deola. O Vitória tentou o empate, mas parou na ótima atuação do goleirão Marcus Vinícius, acertou uma bola no travessão (cabeçada de Luis Alberto) e teve um pênalti claro no meia Luis Alberto, perto do final do jogo, que o árbitro não assinalou.
**
Fiascos
Durante a semana o Vitória anunciou a contratação de um jovem e alto atacante artilheiro cearense, vindo do Ferroviário, pronto para jogar.
O Bahia anunciou a contratação (a volta) do becão Rafael Donato, grandalhão e trapalhão, há meses sem atuar; e do centroavante Fernandão, 1m93, 26 anos, sem atuar desde setembro do ano passado.
É de doer.
**
Bola redonda
Esta semana teremos um amistoso da Seleção Brasileira de Felipão, contra o Chile, no novo Mineirão.
Pra quem gosta de bom futebol: na terça, pela Copa dos Campeões da Europa, valendo pelas semifinais: Bayern de Munique x Barcelona, na Alemanha; e na quarta, Burrússia X Real Madrid, também na Alemanha.
**
Juazeiro é, hoje a agora, a capital do futebol baiano. Os dois líderes do baianão 2013 são o Juazeiro e o Juazeirense. Viva Juá ! E cuidado com as Carrancas do Rio São Francisco ! Elas estão assombrando os grandes da capital!