Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

HAJA PERNAS, HAJA CABEÇA NESSE BARSILEIRÃO DE FUTEBOL

VIDE
18/05/2012 às 08:03

Foto: Fábio de Melo Castanho
Cambista vende ingresso para jogo Chlesea x Byern, no centro de Munique por R$7 mil
Bahia e Vitória começam neste fim de semana uma nova etapa, seguramente a mais importante do ano: estreiam no Campeonato Brasileiro. Novos parâmetros, nova postura, uma outra pegada em campo. Preparados?

*

Série B

O rubro-negro encara mais uma vez o desafio da Segunda Divisão com um foco apenas: classificar, ficar entre os quatro primeiros para voltar em 2013 à primeirona, lugar onde o torcedor acha que o time sempre deveria estar pela sua qualidade, pela sua histórica recente, pela sua estrutura e torcida. Mas a competição não é fácil, os jogos na segundona são pegados, brigados, os gramados nem sempre ajudam e as arbitragens às vezes complicam. Tem de se jogar a segunda divisão com raça, acima de tudo, disputar cada partida como se fosse uma decisão, um BaVi. Sò assim, com essa disposição dá pra pensar em subir.

O Vitória começa jogando neste sábado no interior de São Paulo, contra o Barueri, um time forjado no forte campeonato paulista que se reforçou com a contratação do meia Marcelinho Paraíba, veteraníssimo, ídolo do Sport Recife. Não será fácil, não tem jogo moleza. O Barueri tem algumas boas semanas descansando, treinando, só se preparando para a campanha da chamada Série B.

Time por time, comparando-se individualmente os jogadores de cada elenco, o rubronegro baiano é superior ao Barueri. Mas o time carece ainda de reforços nalgumas posições, bons reservas para o gol, as laterais, meias armadores e ofensivos ... Até porque se trata de um campeonato longo, segue até o final de novembro, e com dois jogos por semana (geralmente às terça e sexta ou sábados) há riscos de lesões e de suspensões por cartões amarelos e vermelhos. Para obter êxito será preciso um grande e bom elenco.
*
O grupo do Vitória anda meio saturado de bola, mente e corpos estafados. O time vem de uma disputa renhida pelo campeonato baiano, jogos seguidos, e mal perdeu o título teve de encarar no meio dessa semana o Coritiba, no Barradão, pela Copa do Brasil. Não obteve um bom resultado, apenas conseguiu o empate de 0 x 0, num jogo equilibrado contra um adversário (o campeão paranaense) que veio a Salvador bastante desfalcado.

A primeira etapa da partida foi morna, mas o segundo tempo foi muito corrido, com chances incríveis perdidas de um lado e de outro, bolas na trave, os goleiros praticando boas defesas e os artilheiros errando nas finalizações de frente para o gol. Na próxima quarta, no estádio Couto Pereira, em Coritiba, os dois se pegam e apenas um deles continua na disputa da Copa do Brasil. Lá dentro , completo e com o apoio da torcida paranaense... o time ‘coxa branca' é favorito.

**
Série A

O Bahia, Campeão Estadual 2012, recebe neste domingo, em Pituaçu, a equipe do Santos, o time da moda, Campeão Paulista, de Neymar e Ganso, tido por todos como o melhor do país, dono do ataque mais ‘brocador' da temporada. Uma pedreira ! Mas não tem escolha, não tem equipe fraca na Série A. São jogos disputados num ritmo bem diferente das partidas pelo ‘baianão', é outra pegada. O confronto é contra equipes mais bem treinadas, mais técnicas, com atletas muito mais valorizados no mercado, alguns craques, um futebol mais bem jogado. Cada jogo é uma batalha diferente, exige uma estratégia de jogo diferenciada.

Espera-se que o Santos não venha a Salvador com todos os seus titulares, que alguns dos seus astros devam ser poupados (ou não) em função da disputa prioritária do time pela Copa Libertadores da América - o time praieiro enfrentou na noite de quinta o Velez, da Argentina, em Buenos Aires, e não se deu bem , perdeu de 1 x 0; então precisa, na próxima quarta, vencê-lo na Vila Belmiro se quiser alimentar o sonho de ser Bi-Campeão das Américas, títuilo maior do continente. Mas, mesmo se vier com alguns reservas o Santos é um time poderoso, técnico, rápido, goleador, muito bem armado pelo melhor treinador do país, Muricy Ramalho. Cautela !

*

No meio dessa semana o Bahia também enfrentou uma pedreira pela Copa do Brasil, em Pituaçu, e se deu mal: perdeu de 2 x 1 para o Grêmio de Porto Alegre, num jogo duro, em noite chuvosa. O time gaúcho dominou o primeiro tempo inteiro, encurralou o Bahia, que apenas se defendeu, apático, sem fazer a leitura tática do adversário. Num dos raríssimo ataques que fez, o tricolor baiano abriu o placar (por volta dos 20'), após boa arrancada de Gabriel pela direita e a finalização de Júnior. O Grêmio, que martelava, empatou depois dos 40', numa cobrança de falta que resvalou na barreira e matou o goleiro Lomba que já ia para o lado oposto fazer a defesa.

O treinador Falcão deu uma sacudidela na moçada, nos vestiários, e o Bahia voltou bem melhor, mais ligado, pressionado os gaúchos até os 25 minutos, jogando como campeão. Mas não conseguiu golear; então, num contragolpe, após cobrança de escanteio pelo alto e uma saída em falso do goleiro Lomba, o Grêmio marcou ( 2 x 1 ), virou o placar e se fechou, ciente de sua superioridade na partida de volta, quinta-feira próxima, no Olímpico de Porto Alegre. Lá é duro, mas ... quem sabe? Entendo que o Bahia, como está, não tem f?lego para ir mais adiante na competição.

Porém, não é hora de desespero. Ví torcedor do Bahia já xingando o time, dirigentes, treinador e dizendo que com esse plantel o Bahia cai para a segundona. Calma! A equipe precisa de reforços na zaga, nas laterais, meias ofensivos e centroavante, para enfrentar a maratona duríssima da Série A, todos sabemos. No entanto, o resultado do jogo contra o Grêmio pode ser considerado como normal.

O time gaúcho estava descansado e treinando só focado nessa competição, a Copa do Brasil. É uma equipe fisicamente forte e dura na queda ( a velha escola gaúcha), bem treinada por Wanderley Luxemburgo, um time tradicionalmente ‘copeiro' que gosta de jogos eliminatóriois lá e cá e já venceu essa copa quatro vezes. E mais: o tricolor gaúcho está invicto na Copa do Brasil, venceu seus sete jogos disputados, entonces ... ‘Vamos devagar com o andor que o santo é de barro!'

Até porque, por outro lado, o Bahia vem de uma conquista estadual obtida num confronto duríssimo com o maior rival, os jogadores comemoraram o título, relaxaram um pouco, estão estressados física e mentalmente de jogos seguidos, sempre dois por semana e decisivos... A tabela de jogos tem sido cruel para os atletas.

A diretoria do tricolor baiano e seu departamento de futebol devem estar sabendo muito bem que a equipe precisa de reforços qualificados. Uns três atletas experimentados, que chamem a responsabilidade, tenham liderança, malícia e decidam no momento certo. Onde encontrá-los, nesse instante? O clube tem caixa para bancar grandes contratações? Essa equipe tricolor é verde, está amadurecendo agora, boa parte de seus jogadores nunca antes tinham disputado um título, um jogo da envergadura de um Ba Vi daqueles. Essa é a realidade.

*

E digo mais, preparem os corações ! Alguém já viu a tabela de jogos do Bahia, daqui pra frente? Hum ? Pois anotem : Santos, no domingo; Grêmio, lá no RGS na quinta; na sequência, sem refresco, pega o São Paulo e o Palmeiras , também pelo Brasileirão. Haja pernas, haja cabeça, haja resistência ! Por isso é necessário que se forme uma equipe com cerca de 25/26 atletas de bom nível, prontos para jogar e enfrentar os melhores, aguentar o tranco de jogos seguidos e viagens, e ter manha ainda para trocar leras em campo com árbitros nem sempre bem intencionados.
Ao torcedor campeão baiano, sugerimos ir para as arquibancadas com moral elevado, consciente das dificuldades... e gritar sempre: Bora Bahêa ! Chegou a hora da superação.
*
Ainda no primeiro tempo do jogo contra o Grêmio o menino Madson sentiu uma lesão muscular na coxa e saiu. Há uma espécie de maldição nas laterais do tricolor: Coelho, Ávine, William Matheus ... agora Madson. Nesse futebol chamado ‘moderno', sem ponteiros, um time sem bons laterais não funciona. Falcão, volte e meia, tem de improvisar ou escalar garotos inexperientes para jogar pelo setor , sempre na expectativa da recuperação dos que estão machucados, há tempo.

*


Bayern X Chelsea

Para terminar, um lembrete para que gosta de bom futebol pela tevê: Neste sábado tem a decisão da Copa dos Campeões da Europa, com o confronto em Munique : Bayern (Alemanha) contra o Chelsea (Inglaterra). Pena que alguns titulares das duas equipes estão fora da decisão por questões disciplinares. Mas é jogão de bola!

No mais, fé em Deus e vamos pra cima !