De campeão, em 2011, a azarão em 2012
Foto: Felipe Oliveira |
|
Júnior jogou com a garotada do Bahia contra o Atlético de Alagoinhas |
Acabada a última rodada da primeira fase do campeonato baiano, na boca da noite desse domingo, ficaram assim definidos os classificados para as semifinais, com os confrontos que vão decidir quem sairá Campeão em 2012.
No domingo próximo, Vitória da Conquista recebe o líder Bahia; e o Feirense joga contra o Vitória, em Senhor do Bomfim. Tanto Bahia (líder) como o Vitória (segundo colocado) jogam nesse confronto com a vantagem de dois empates e fazem a segunda partida em casa: O Vitória no Barradão, no sábado à tarde, dia 27; e o Bahia no domingo, dia 29, em Pituaçu. São jogos de ida e volta, portanto. Os vencedores desses confrontos se enfrentam na final, também em dois jogos decisivos, lá e cá.
*
A grande surpresa dessa última rodada foi a derrota do Bahia de Feira (2 x 1), no Joia da Princesa , para o Juazeiro, perdendo assim a quarta vaga para o Vitória da Conquista que, em Camaçari, venceu por 3 x 2 o time do Polo Petroquímico.
O Camaçari, ao lado do Itabuna (que perdeu de 4x 1 para o Serrano) ficaram nas últimas posições e caíram para a segunda divisão, estão fora do campeonato no próximo ano.
*
Passeio no Barradão
Com uma bela exibição de Marquinhos (que fez três gols e belas jogadas) e de Geovane (deu belos passes e dominou o meio campo) no Barradão, o Vitória deu uma surra (6 x 1) no Feirense, seu adversário no mata-mata da semi-final que começa no domingo próximo.
Um resultado muito bom para assustar o adversário, que vai ter de repensar a forma como deve atuar nos dois próximos jogos contra o mesmo adversário. No Barradão, nesse domingo, entrou jogando de igual para igual, abriu-se e levou a goleada, foi absolutamente dominado, humilhado em campo.
Aos 10 minutos o jogo já estava 2 x 0 : um gol de cabeça de Dinei e, logo depois, o mesmo Dinei entrou em velocidade, bateu forte e o goleiro deu rebote para Artur Maia finalizar. Aos 17', num cruzamento para a pequena área, o zagueiro Rodrigo foi infeliz e, de joelho, jogou contra sua própria meta: 2 x 1, num dos poucos ataques do time feirense. Mas o rubronegro nem tomou conhecimento. Aos 20' Uéliton testou um cruzamento e fez 3 x 1.
Foi então, ainda na primeira etapa, que o garoto Marquinhos entrou em ação. Numa bola enfiada por Geovane no meio da zaga, ele entrou de cara de escolheu o canto : 4 x 1. Aos 43', Geovane cruzou e ele, Marquinhos, subiu mais que o zagueiro fazendo 5 x 1.
Na segunda etapa, com o placar definido e o jogo sob controle, Marquinhos ainda enfiou uma bola na trave e , aos 22', ganhou na velocidade da zaga e fez um golaço por cobertura: 6 x 1.
*
Além de Marquinhos e Geovane, Artur Maia e Uélliton atuaram bem. Impressionante a marcação frouxa e a fragilidade da defesa do Feirense. O time de Feira/Senhor do Bonfim precisa se recompor técnica, tática e moralmente para enfrentar o Vitória nas duas partidas que se seguem em condições de resistir, com possibilidades de vencer.
*
ABC na quarta
Antes de viajar a Senhor do Bomfim para o primeiro jogo da semifinal, o Vitória enfrenta no meio da semana, no Barradão o ABC de Natal, pela Copa do Brasil. Basta vencer o time do Rio Grande do Norte por qualquer placar e segue adiante no torneio. É um bom aperitivo para as finais do baianão.
**
Meninada vence
Falcão foi corajoso, ousado e escalou uma equipe de jogadores reservas recheada de garotos da divisão de base para enfrentar o Atlético, em Alagoinhas, e se deu bem: venceu por 2 x 1, jogando um bom futebol e tirando as chances de o time da casa se classificar para as semifinais.
A meninada não tomou conhecimento dos experimentados (alguns veteranos mesmo) adversários em campo. Aos cinco minutos, o goleiro Marcos Paulo já tinha feito duas grandes intervenções evitando gols de Júnior. Aos 10', num cruzamento de escanteio ( Zé Roberto ), o mesmo Júnior antecipou-se ao goleiro e testou, fazendo 1 x 0.
Precisando vencer, o Atlético foi pra cima mas não conseguiu furar a bem plantada defesa tricolor; quando conseguiu chutar, apareceu o goleirão Omar, com ótimas e seguras intervenções, tranqüilo. Na segunda etapa, aos 11 ‘, depois de uma boa trama no meio de campo, Vander foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Junior finalizar: 2 x 0. Jones acertou a trave aos 31', quase ampliando o marcador, mas o Atlético diminuiu aos 38', com Elcimar completando um cruzamento rasteiro. Foi um placar justo, a garotada surpreendeu, atuando melhor do que se esperava, controlando bem a partida.
Destaques para o goleiro Omar, a zaga de Danny Moraes e Jussani deu conta do recado, boas atuações do menino Jussandro pela lateral esquerda, do meia Magno, além de Diones e Vander que também fizeram bom jogo. No Atlético valeu o esforço de Fausto, Rogério e Antonio Carlos.
*
Antes de viajar para enfrentar o Vitória de Conquista no sudoeste (o primeiro jogo do confronto é domingo), o tricolor enfrenta o Remo de Belém do Pará, na quinta-feira à noite, pela Copa do Brasil. No jogo disputado em Belém, o tricolor vacilou e levou 2 x 1; agora, tem de vencer em casa, e por diferença de dois gols. Tem condições de fazê-lo, mas vai ter de jogar muito, sem dar vacilos, sem tomar gols.
**
Um fato curioso na rodada domingueira do ‘Baianão': na primeira etapa do jogo em Juazeiro, entre Juazeirense (0 X 2 ) Fluminense, os atletas foram atacados por enxame de abelhas e todos, inclusive a arbitragem, tiveram de se deitar em campo, durante alguns minutos até a que as ‘meninas' se acalmassem.