Vitória deu branco contra Itabuna
Foto: José Silva |
|
Souza, do Bahêa, marcou 2 gols no jogo contra o Serrano, um a favor e o outro contra |
O Bahia de Feira ‘dorme líder e acorda líder'. Na quarta rodada do campeonato baiano, que rolou nesse domingo, o time de Arnaldo Lira enfiou 2 x 0 no Vitória da Conquista, com dois gols de pênalti bem executados pelo artilheiro João Neto.
O time está voando baixo e mostra força na sua arrancada para o título inédito de bi-campeão baiano, coisa que nenhum time do interior conseguiu até hoje no futebol baiano. Será que está pintando, de verdade, uma terceira força do futebol baiano? Por enquanto, é favorito.
*
O jogo televisado foi no bom relvado do belo estádio Lomanto Júnior, todo cercado de eucaliptos. Um público diminuto nas arquibancadas enfrentou a calorenta tarde de sol em Vitória da Conquista e viu o Bahia da capital fazer seu melhor jogo no campeonato, batendo o Serrano por 3 x 1, num jogo até razoável de se ver.
O time da casa começou melhor, apertando, tentando, mas foi o Bahia que marcou aos 18 minutos, num mergulho do baixinho Lulinha, no meio da zaga, testando um ótimo cruzamento do lateral estreante Coelho: 1 x 0. Aos 23', o zagueiro galalau Donato testou e fez o gol, mas o árbitro Arilson Bispo observou alguma irregularidade (só ele viu) e anulou o segundo gol do tricolor. Souza e Vander ainda perderam boas chances.
O Serrano começou apertando, marcando em cima, criando e desperdiçando boas chances. Aos 30 minutos Lulinha driblou o goleiro Gil, do Serrano, mas perdeu o gol. Na sequência, o treinador Joel Santana colocou Gabriel em campo; aos 35' o mesmo Gabriel tabelou com Helder, e o lateral cruzou para uma bela cabeçada de Rafael, que tinha acabado de entrar no lugar de Vander, fazendo 2 x 0. Minutos depois, Souza também acertou uma bela cabeçada, mas contra sua própria meta, na tentativa de cortar um cruzamento de escanteio: 2 x 1. Aos 43', no entanto, o atacante Souza se redimiu: recebeu de Gabriel, cortou o zagueiro e colocou, fazendo um golaço, o seu primeiro no campeonato baiano, liquidando o jogo: 3 x 1.
*
Em Serrinha, o Atlético de Alagoinhas detonou o Fluminense de Feira, enfiando 3 x 0 e mostrando que tem time para classificar e disputar o título, se mantiver o ritmo. É um time bem treinado e com jogadores experientes, pode surpreender. Do lado feirense, ninguém esperava uma derrota tão contundente.
*
Em Juazeiro, o Juazeirense foi apanhado de jeito pelo Feirense e levou 1 x 0, em casa. Já em Camaçari, num jogo surpreendente de oito gols, cinco deles feitos pelo centroavante Júnior (ex-divisão de base do Bahia), o time da casa, Camaçari, ganhou do Juazeiro por 5 x 3. O Juazeiro continua ‘invicto': perdeu as quatro partidas que disputou, tem zero ponto na tabela de classificação.
*
No Barradão, diante de um público reduzido de cerca de cinco mil pagantes, o Vitória, que vinha de boas goleadas, não saiu de um empate ( 0 x 0), contra o fraco time do Itabuna - que tinha levado uma goleada de 4 x 0, em casa, no meio da semana, do Bahia de Feira e fez um gol apenas na competição, até agora. A torcida saiu frustrada e de orelha em pé.
O primeiro tempo foi fraquíssimo. Sem o veloz atacante Rildo, machucado no joelho, o Vitória mostrou-se enrolado, errando passes em sequência, criando muito pouco e levando sustos nos contragolpes do time itabunense. Na segunda etapa, Toninho Cerezzo mexeu na equipe e o rubronegro melhorou um pouco, apertou, criou mais, pressionou, mas perdeu muitas chances de gol, algumas incríveis com o artilheiro Neto Baiano.
*
Na tabela de classificação, o Bahia de Feira disparou na liderança com 12 pontos ganhos. Na disputa da vice-liderança estão o Vitória e o Atlético de Alagoinhas, com oito pontos cada. Na cola, com sete pontos, o Bahia da capital. Depois, o Feirense, com seis. O Juazeiro é o lanterna, com zero ponto, e o Itabuna é o vice-lanterna com dois.
*
Destaque maior na rodada para Júnior, o centroavante do Atlético de Alagoinhas, que fez os cinco gols do time contra o juazeiro. É o artilheiro do campeonato, com sete gols feitos até agora. Esse Júnior não é mais nenhum garoto, tem uns 30 anos de idade, mas é bom de bola.
*
O árbitro Arilson Bispo, que apitou Bahia X Serrano, sopra demais o apito. Segura o jogo, marca muitas faltas, não deixa o jogo correr, e anulou um gol que ninguém entendeu o porquê.
*
O Vitória continua pisando na bola em jogos aparentemente fáceis, no Barradão. O torcedor fica tiririca da vida. Que passa?
*
Na rodada do meio da semana, próxima quarta, o Bahia enfrenta o Feirense, em Pituaçu. O Vitória vai ao Joia da Princesa pegar o Fluminense. O Camaçari recebe o líder, Bahia de Feira. O Atlético joga em casa contra o Itabuna e o Vitória da Conquista recebe o Juazeirense.
*
O armador Fahel não joga nessa quarta contra o Feirense, pois recebeu o terceiro cartão amarelo em Conquista. Deve ser substituído pelo jovem Lenine, que tem treinado bem e agradado o técnico Joel, que já o elogiou: ‘Joga de cabeça em pé, com elegância". Vamos ver como se comporta vestindo a beca no time principal.
*
Para que a torcida do Vitória não fique assustada: Rildo machucou o joelho mas não estourou os ligamentos. Deve fazer uma artroscopia e volta em um mês. O experiente zagueiro Rodrigo passou nos exames médicos e deve assinar contrato; vem pra arrumar a cozinha ali atrás. Vitor Ramos também deve assinar, para compor uma nova zaga ao lado de Rodrigo. Tem ainda para estrear o meia atacante Tartá (que jogou no Fluminense do Rio) e o meia Pedro Ken, que vem do Cruzeiro. Melhora bastante.
*
No Bahia, foi anunciada a chegada do zagueiro Luis Gutierrez, canhoto, que atuou como titular e capitão da seleção boliviana, na Copa América. Boa pedida.
**