Temos Garrinchinha
Nesta quarta começa o ‘baianão 2012', a bola rola. Futebol é entretenimento. É arte dentro de campo, para alguns. Sim, aquele gol de Neymar, eleito o mais belo de 2011, pode ser considerado uma obra de arte. Como as jogadas de Messi, de Maradona, a elegância de Zidane (Ademir da Guia, Roberto Rebouças), a diabruras de Garrincha, o imprevisível de Pelé... e assim por diante.
O futebol, ás vezes, nos oferece momentos de êxtase, como uma obra de Carybé, um texto de Jorge
Amado, a frase poética de Pessoa, uma canção de Caymmi, de Jobim, a cena de Glauber, um clic de Verger ... aquele lance que arrepia!
Pois bem, quem são os nossos artistas da bola? Que ou quem temos para ver (e nos extasiar) no nosso
campeonato baiano de futebol, em Pituaçu, Barradão ou Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Senhor do Bomfim ?
*
O elenco mais caro é o do Bahia, time de ‘Primeira Divisão'. Será o melhor? Do grupo que restou do ano passado, dos meninos que subiram e dos novos contratados a grande aposta é o meia Zé Roberto ( ‘ex' Inter, Vasco, Flamengo, Vitória), jogador rodado, malandro, telentoso, capaz de mudar o rumo de uma partida, mas desregrado fora de campo. No mais, o meia Moraes, sempre Ávine, quiçá Ananias, Gabriel e ... a eficiência de alguns bons atletas e jogadores. Nada extraordinário. Mas o
experiente Joel Santana pode fazer desse grupo uma boa equipe.
No time de juniores (sub -18) que saiu da Copinha São Paulo (perdeu de 1 x 0 para o Fluminense do Rio) vi um garoto chamado Felipe, meiocampista, de futebol vistoso, elegante, canhoto, bom passe e visão de campo. Quem sabe?
Obs: não crucifiquem o garoto centroavante (Paulo Cesar, um negão alto, forte, veloz, talentoso) que perdeu um gol incrível no ‘apagar das luzes', embaixo das traves, ‘errando' a cabeçada; sejamos justos, ele fez tudo certo, subiu no tempo exato, fez a movimentação de corpo correta mas, antes de a bola chegar, o goleirão triscou nela e desviou de sua cuca, daí ...
*
No elenco do Vitória, a segunda mais onerosa folha de pagamento do futebol baiano, ainda entendo que o talento maior é o meia atacante Marquinhos, prata da casa, que ainda não se firmou nacionalmente porque se machuca demais. Desequilibra quando está fisicamente bem. Tem ainda a volta de Índio, talentoso e eficiente; e a classe do veterano Geovane, inteligente. No mais, alguns bons e outros esforçados jogadores que podem, se der liga, formar um bom time em campo.
O rubrongro está contratando um bom goleiro, o jovem Renan, que já vestiu a camisa da seleção,
trouxe reforços - sobretudo para o meio campo, Michel, Robston ... o lateral Saci - e aposta na garotada, o celeiro das divisões de base.
O time de juniores do rubronegro baiano que disputa a Copinha São Paulo venceu o Botafogo
do Rio nos pênaltis (empatou o jogo normal em 2 x 2 ) e está classificado para as oitavas de final da competição. A garotada mostrou-se competitiva e, quem sabe, com um pouco de sorte pode chegar às finais.
*
Nos times do interior, o elenco de maior visibilidade é o do Atlético de Alagoinhas, com jogadores rodados e conhecedores das manhas do ‘baianão', como o zagueiro Rogério ( ex-Bahia), os meiocampistas Fausto, Garrinchinha e Tácio, e os atacantes Robert, Deon ... Mas o time pode ser prejudicado na competição por causa do mando de campo em Senhor do Bomfim, distante, já que o ‘estádio' da cidade (Alagoinhas) está sem condições (alô prefeitura!!!)
*
O Bahia de Feira, atual campeão, apostou na manutenção do treinador vitorioso do ano passado, Arnaldo Lira, e dos atletas Paulo Paraíba (zaga), Lau (meio campo), Carlinhos (atacante)... mas sua maior atração é o veteraníssimo Jackson (ex-Vitória), meiocampista e bom articulador de jogadas.
O Fluminense de Feira volta a investir no projeto de se firmar como ‘terceira força'. Para tanto, está cuidando de infraestrutura (Paulo Carneiro, lembra? ... está na gerência do futebol, ajeitando o centro de treinamentos do clube), trouxe o treinador Agnaldo Lins (ex-Vitória) e aposta em jogadores desconhecidos do público baiano. Tem duas atrações para o torcedor: o rodadíssimo Allan Delon neo
atacante artilheiro Brasão que viveu bons momentos no futebol pernambucano, há
pouco tempo.
O terceiro time de Feira de Santana, que vai mandar seus jogos em Senhor do Bomfim, é o Feirense, treinado por Zanata, aquele que foi um dos grandes laterais direitos do Bahia, anos 80. O meia armador Danilo Cruz e os atacantes Hermínio e André cabeça são os destaques.
*
O time de Camaçari, treinado pelo conhecido Aroldo Moreira, tem novidades, velhos boleiros que
imaginávamos já fora de combate, como o becão Touchê (ex-Vitória) e os rodados Robson Luis e Joãozinho (lembra, aquele que já atuou pela dupla BaVi?). São atletas que sempre deram muito trabalho... fora de campo.
*
A equipe do Itabuna está cheia de caras novas e tem treinador desconhecido (Daniel Oliveira); é uma incógnita. Vai arrumar a equipe dentro do certame e conta com o mando de campo para conquistar pontos em casa e não fazer feio.
*
Conquista tem dois representantes: O Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista, treinado pelo eficiente Elias Borges, com uma base mantida - o zagueiro Sílvio, os meias Mica e Gil além do atacante Pantera; e o Serrano, do meia Leo Mineiro, e dos veteranos: o atacante Ciel e o zagueiro Márcio Baiano, que foi campeão alagoano pelo Asa de Arapiraca mas é Conquistense de origem.
*
Pra terminar o elenco que disputarão o ‘Baianão 2012', a região norte do estado, mais precisamente o município de Juazeiro, à beira do São Francisco, tem dois representantes (tal e qual a Capital, acreditem): O Juazeiro, que tem como principal atração o atacante Nino Guerreiro; e o Juazeirense que, parece, se preparou melhor: contratou o treinador Paulo Sales (que foi meiocampista do
Bahia nos anos 80) e aposta suas fichas no conhecido Fábio Saci (ex-Bahia) e num manjadíssimo artilheiro cearense em fim de carreira, o baixinho Clodoaldo.
**
Eis a tabela da primeira rodada: Bahia X Atlético; Feirense X Vitória ; Vitória da Conquista X Camaçari ; Juazeiro X Bahia de Feira ; Fluminense X Juazeirense ; Itabuna X Serrano.
**
Esse é o ‘menu' do Baianão. Esperamos ver jogos limpos, com arbitragens confiáveis e gramados
decentes. Se isso ocorrer... já significa um avanço. Deixem a bola rolar e...
Buena suerte a nosostros, todos!