Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA PERDEU JOGO, MAS FOI APLAUDIDO PELA TORCIDA

Um gol anulado para o Bahia
30/06/2011 às 06:02
Foto: Ricardo Matskuwa
Vai começar domingo a Copa América com Brasil de Mano Menezes no 1º teste
A despeito dos desfalques significativos, o Bahia fez um bom jogo contra o Corínthians na noite de quarta, no estádio de Pituaçu lotado, atacou e criou mais oportunidades de gols que o adversário mas perdeu o jogo por 1 x 0, gol de pênalti convertido por Chicão aos 18 minutos do primeiro tempo.

É o primeira derrota do Bahia no campeonato perante a sua torcida. O tricolor ainda não conseguiu vencer em Pituaçu. Mesmo com a derrota, a torcida aplaudiu o time no final do jogo, reconhecendo a boa atuação, o esforço e a briga em campo pelos atletas tricolores.

O jogo:

Foi uma partida dura mas leal. Muita marcação e briga pela bola desde o primeiro minuto e muita velocidade nos contragolpes lá e cá. Um bom jogo de bola, bom de se ver. O time baiano começou em cima, atacando, chutando em gol.

Aos 18 minutos o zagueiro Paulo Miranda saiu mal, Liédson ganhou a bola e dividiu com Lomba; o árbitro marcou penalidade máxima. Chicão fez 1 x 0 deslocando o goleiro e tocando fraco no meio do gol. Aos 16 e 19 minutos Júnior finalizou de pé e de cabeça, sem êxito. Aos 23' Gabriel tentou de cabeça, nas mãos de Julio Cesar. Aos 34' Júnior bateui forte, para fora. O Bahia tomou a iniciativa no primeiro tempo inteiro, mas o time paulista encurtou a marcação, defendeu-se bem e explorou os contragolpes, sempre perigosos.

Na segunda etapa, aos 5 minutos Liedson pegou uma rebarba, de cara, mas Lomba defendeu bem. Daí em diante foi só pressão do tricolor. Aos 8', cabeçada de Junior, aos 20' uma pancada de Marcone batendo falta, aos 29 uma boa finalização de Marcos - todas as oportunidades morreram nas mãos de Julio Cesar, com ótimas defesas, salvando o empate. A melhor das defesas aconteceu aos 32', em novo chutaço de Marcone batendo falta.

Aos 37 minutos aconteceu o lance mais discutido do jogo: Marcos bateu falta e Fahel testou para o gol. Jogadores e torcida comemoraram o empate mas o bandeira viu impedimento e o árbitro anulou o gol. O tricolor pressionou até o final, mas o time paulista experiente, forte, bem treinado, suportou bem até o final. A derrota não foi justa, mas ... o Corínthians mostrou-se um time maduro, manhoso, arrancou o resultado e é o líder da competição.

Destaques:

No Bahia, a zaga de Paulo Miranda e Dany Moraes ag?entou o tranco; Diones e Marcone foram gigantes na meiúca e o garoto Gabriel foi o mais insinuante na frente. Foi uma boa surpresa a atuação do Bahia, apesar do placar. Aplausos para os garotos Gabriel, Maranhão, Marcos, Nikão... correram muito, dão esperança.

No Corínthians, que jogou com uma camisa grená que lembrava o Leônico, destaque maior para o goleiro Julio Cesar. No mais a zaga é dura, forte, a marcação no meio campo é pegada, o contragolpe é rápido. Bom conjunto.
No mais, a torcida ... sempre fantástica.

*
O Bahia joga a próxima na quarta, dia 6 de julho, em Florianópolis, contra o Avaí.
**

Barradão:

O Vitória venceu com garra o Paraná na noite de terça-feira e já encostou nos quatro primeiros colocados da Série B. Foi um ótimo resultado ( 1 x 0) em casa, até porque o time do sul jogou de igual pra igual, teve o domínio a maior parte do tempo e não obteve um melhor resultado porque o goleiro rubro-negro Fernando fechou o gol.
O time baiano atuou todo o segundo tempo com 10 atletas em campo por causa da expulsão do zagueiro e capitão Álison, uma estupidez do árbitro pernambucano Alcides Augusto. Então, a equipe em campo mostrou força física, vontade e superação, garantindo o triunfo. O gol foi do contestado Neto Baiano, artilheiro da equipe, aproveitando-se de uma indecisão entre os defensores paranaenses: já no chão, de biquinho de chuteira, o esperto atacante beliscou uma bola vadia já quase nas mãos do goleiro, aos 28 minutos do primeiro tempo...

*
Observações:

- As atuações do goleirão Fernando (ex-Bahia) já fizeram a torcida rubro-negra deletar do HD as lembranças do ex-ídolo Viáfara. Tem feito defesas fundamentais. É um goleiro mais seguro, mais calmo e menos presepeiro que o colombiano. Passa mais confiança.

- A imagem do zagueirão Maurício, no segundo tempo, com uma bandagem de gaze na cabeça, arrepiando, espanando, chegando junto me lembrou muito a raça e a determinação de Romenil nos anos 1960 com a camisa 3 rubronegra. Era pau puro e amor a camisa. Um xerifão, tal qual esse Maurício, que não perde viagem.

- Marquinhos continua buliçoso, Zé Luis enche as medidas marcando e ditando o ritmo do time, Mancha está se dando bem como ‘líbero' e Geovane é o mais técnico da companhia.

Se o time jogar todas com a mesma raça com que jogou contra o Paraná, o Vitória é sério candidato a voltar, já, para a Primeirona.

A Portuguêsa, ‘lusa paulista', lidera com 17 pontos e é a melhor equipe que vi até agora na Série B. O Vitória está com 14 pontos, em 5º lugar, mas a três pontos do topo. A pegada está boa.

O próximo jogo do Vitória é sábado, 2 de julho, contra o Barueri, no interior de São Paulo. Mais correria, mas o campo de lá, o gramado é bem melhor do que o piso do Barradão. Aliás, ouvi dizer que o rubro-negro vai fazer seus jogos em Pituaçu, por um tempo, enquanto reformam o gramado do Barradão, mastigado, remendado e com problemas desde as primeiras chuvas, desde o meado do campeonato baiano. Pituaçu continua um tapete.

**

Registro:

Morreu esta semana em Belos Horizonte, aos 100 anos de idade, o médico Rubem Bahia Ribeiro, atleta fundador do Esporte Clube Bahia e primeiro ponta-esquerda do time, em 1931.

Tricolor apaixonado, história pura do clube, Rubem bem que merece uma homenagem da diretoria , quem sabe uma camisa especial com seu número e nome, no modelo usado no começo dos anos 1930.

*

Boca do Povo :

O cara espiou ‘o mangue' que fizeram no Centro Histórico a pretexto de comemorar o São João na capitá e considerou:

" Como a Copa do Mundo de 2014 vai cair no mês de São João, os pessoá já tão ensaiando botá os turista que vem ver os jogo na Fonte Nova pra dançar forró no Terreiro, sartá fogueira no Pelô ... É o tá de turismo étilico".

*
A Argentina de Messi e Tevez abre a Copa América 2011 nessa sexta, dia 1 de julho, dentro de casa ; e o Brasil de Neymar e Ganso estréia domingo, contra a Venezuela. Vai ser um mês cheio de bom futebol!. Olho na telinha!
**
Viva os caboclos do Dois de Julho, símbolos do nosso povo misturado e único. !!!