Barcelona e Manchester na telinha
Foto: DIV |
|
Ricardinho chega para reforçar o time do Bahia e promete empenho |
Um fim de semana ‘quente' para os amantes do futebol.
Começa no sábado, todos de olhos grudados na tevê para assistir a final da Copa dos Campeões da Europa envolvendo dois dos maiores clubes do planeta: o Barcelona de Espanha e o Manchester United da Inglaterra. O jogo será em Londres, partida única, imperdível.
Primeiro porque teremos de um lado a melhor equipe de futebol do mundo, o Barça da Catalunha, com seu toque de bola primoroso, seu estilo toco y me voy, a posse de bola privilegiada, ruminando, mastigando o adversário até cansá-lo, até achar a brecha para o golpe fatal, o passe decisivo, a enfiada de bola certeira, o drible e a finalização. Assim o Barcelona vem ganhando tudo há uns três, quatro anos, assim a Espanha foi Campeã do Mundo na Copa da África.
Ao lado disso, do apuro técnico coletivo em campo, o time espanhol tem em suas fileiras alguns dos melhores jogadores do mundo hoje: o argentino Messi, de talento fora do comum, o ‘fora de série' que desequilibra; o meiocampista Xavi, aquele que dita o ritmo do time, geralmente toca de primeira e nunca erra passes; o meia Iniesta, criativo, decisivo; e mais o baiano Dani Alves (o melhor lateral do mundo) e Puyol, Piquet, David Villa ... timaço !
Já do outro teremos o tradicional e milionário Machester do treinador Alex Fergusson, o mais antigo e laureado técnico de futebol do planeta, há mais de 20 anos comandando os vermelhos ingleses. É um time muito bem postado em campo, campeão inglês, com uma defesa sólida, marcação dura, ótimo preparo atlético e um esquema de jogo pragmático, objetivo. Um time que não se entrega nunca e tem um histórico de títulos, de campeão, time de ponta, sempre.
Além de ser uma poderosa equipe, o Manchester possui um elenco também admirável: o goleiro Van der Sar, veterano mas um dos melhores do planeta; o líder Ferdinand, zagueiraço; os experientes Giggs e Sholes; dois atacantes excepcionais: Rooney e Chicarito e mais Nani, Valência ...
De olho na telinha porque é o grande jogo do ano 2011, até aqui.
*
Série B
No sábado, ainda, vamos ver/ouvir, acompanhar o primeiro jogo do Vitória fora de casa pela segunda rodada da Série B, a estréia de Geninho no comando da equipe. O jogo é no sertão do Cariri, no Ceará, contra o tinhoso time do Icasa, difícil de ser batido em seus domínios. O Icasa estreou perdendo em recife de 1 x 0 para o Sport, mas jogou bem e vendeu caro a derrota na Ilha do Retiro.
Geninho chegou agitando a Toca do Leão, mexendo no time, de ponta a ponta. Vai manter o goleiro Douglas: Fernando, recém contratado, fica no banco. Muda o esquema defensivo, vai atuar com três zagueiros (Fortunato, Maurício e Reniê) e apenas um frente de zaga marcador, Uéliton. Xuxa e Giovani fazem a armação no meiocampo e o ataque tem o artilheiro Neto Baiano, de volta, ao lado do veloz Rildo.
Muita mexida mas nenhuma invencionice. Geninho tenta o básico, vai conforme a cartilha, o beabá da bola. Ele é vivido, sabe que na segundona o que importa é não perder pontos. Um bom resultado fora de casa dá uma levantada no time e na torcida. A meta é sempre ficar entre os primeiros colocados na tabela de classificação.
*
Pituaçu lotado
No domingo tem festa em Pituaçu com o Bahia estreando em casa pela Série A - depois de sete, oito anos fora da elite - e logo contra o Flamengo, o campeão carioca, time de maior torcida no país inteiro e que tem no seu elenco uma estrela de primeira grandeza: Ronaldinho Gaúcho, campeão do mundo, astro que atrai público, sem dúvida.
Casa cheia, daria uns 90 mil torcedores no estádio se fosse na Fonte Nova. Piuaçu só pega 33 mil e olhe lá.
O tricolor estreou na competição perdendo para o América de Minas, de virada, por 2 x 1, apesar de ter mostrado evolução no seu futebol, a equipe mais arrumada, trocando passes como quer o treinador Renê Simões. Tem de se recuperar, já. A semana foi de boas notícias, com as contratações do veterano meia Ricardinho, 35 anos (jogador de seleção brasileira) e do jovem meia-atacante Nikão, que até anteontem era do rival rubronegro. Mas nenhum deles pode jogar, ainda. Tampouco o goleiro Marcelo lomba e o meia Camacho, que pertencem ao Mengão, estão emprestados ao Bahia.
Sem dúvida, é o melhor, o mais atrativo jogo do Bahia neste ano. Se vencer, novos tempos, o tricolor baiano mostrará ao torcedor e ao país que merece estar de volta à Primeira Divisão e vai encarar qualquer adversário, ‘ói eu de novo na área!'. Se perder ... vai ser uma semana de chororô, crise e impropérios da torcida contra tudo e todos, a repetir a ladainha: ‘Esse time não presta e vai cair de novo para a segundona!, fora os Guimarães, fora Renê Simões, fora...!'
O Bahia x Flamengo do domingo é a grande chance desses atletas que agora compõem o elenco do tricolor, clube duas vezes Campeão Brasileiro, mostrarem que podem vestir e honrar a camisa do time.
O treinador Renê Simões tem algumas dúvidas na escalação. No gol pode dar Omar, o jovem prata da casa que vinha atuando no campeonato baiano, ou o recém-contratado Jair (ex-Bahia de Feira), mais experiente porém ainda desentrosado. Na lateral direita pode acontecer o retorno de Marcos ou, quem sabe, continuar o garoto Gabriel, improvisado, que deu conta do recado na estréia em Minas. Ávine na lateral esquerda, precisa de ritmo.
No miolo da zaga Thiego e Titi - lembrando a eles que no jogo aéreo é mais importante o posicionamento, a manha do que a altura do atleta. Na marcação, pelo meiocampo, jogam o recém-chegado Fahel, o conhecido Marcone e Boquita - que, parece, está fininho, entrou em forma, segundo o treinador. Na armação de jogadas vai Lulinha, que fez um bom jogo contra o América; e na frente o grandão Souza, mais enxuto, e o jovem e irrequieto Jobson, atuando pela primeira vez diante da torcida que espera muito dele.
Vai ser um jogão de bola, sem dúvida. No Flamengo, além de Ronaldinho com seus dribles e habilidades, tem o ótimo Tiago Neves, o valente Wiliam, o meia Renato ...
Há quanto tempo não se vê um Bahia x Flamengo? Em Pituaçu é a primeira vez que acontece esse grande clássico do futebol brasileiro, dois times de grandes e apaixonadas torcidas.
Um fim de semana que promete bons espetáculos e fortes emoções.
**
RICARDINHO
Principal reforço do Bahia para o Campeonato Brasileiro de 2011, o meia Ricardinho desembarcou na noite desta quinta-feira em Salvador. O pentacampeão, 35 anos, fará exames médicos e será apresentado oficialmente na tarde desta sexta-feira.
No desembarque, ele já pôde dar as primeiras declarações como jogador tricolor.
"A expectativa é a melhor possível para defender o Bahia. Agora vou com calma, conversar com comissão técnica, companheiros e cumprir o programa para estar logo à disposição. Domingo estarei em Pituaçu para torcer pela primeira vitória no Brasileiro, no jogo contra o Flamengo", afirmou.
Ricardinho prometeu empenho para ajudar o Bahia a fazer uma campanha digna na competição.
"O torcedor do Bahia pode esperar muita disposição para realizar o melhor trabalho, repetindo o que fiz em outras equipes. Quero buscar conquistas, espero proporcionar alegrias ao torcedor neste ano de retorno à primeira divisão", finalizou.