Turismo

JÁ PREPAROU A MALA E ROUPA DE FRIO? COMEÇOU A TEMPORADA DE NEVE EM SC

Com informações da Defesa Civil do gov de Santa Catarina
Tasso Franco ,  Salvador | 29/05/2025 às 18:45
São Joaquim nevou hoje pela primeira vez no ano
Foto: Mycchel Legnaghi
A neve caiu pela primeira vez no Brasil neste ano no começo desta quinta-feira. Houve registro do fenômeno pouco depois das 9 horas da manhã em São Joaquim na serra Catarinense,  tambem no amanhecer em municípios dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul como São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul, onde as cotas de altitude estão entre 1200 a 1600m.

Fenômeno foi confirmado em São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici; temperaturas seguem em queda no estado

A madrugada desta quinta-feira (29) marcou o primeiro registro de neve em Santa Catarina em 2025. O fenômeno, ainda que de forma isolada, foi confirmado nas cidades de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici, na Serra catarinense.

A ocorrência já vinha sendo prevista pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), que ao longo da semana alertou sobre a chegada de uma intensa massa de ar frio ao estado, com possibilidade de precipitação invernal — como neve ou chuva congelada — especialmente nas regiões mais elevadas.

Para que a neve se forme, é necessário que haja a combinação simultânea de temperatura próxima ou abaixo de 0°C e umidade disponível na atmosfera. E foi exatamente esse o cenário observado nesta madrugada: durante a madrugada, em Urupema, por exemplo, os termômetros marcaram -1,4°C, com cobertura de nuvens e registro de garoa. No início da manhã as cidades de Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra também registraram o fenômeno em quantidade suficiente para acumular em ruas, gramados, edificações e veículos.