Com programação composta por oficinas socioeducativas, Caminhada Cultural e apresentações recreativas e artísticas diversas, o Festival SiribAção - Valorização e Celebração das Artes e Saberes do Conde, acontece entre os dias 01 e 12 de abril, no município do Conde, Litoral Norte da Bahia, reunindo Mestres e Mestras, professores e professoras, artistas e grupos culturais da Bahia e do Brasil, em uma programação diversa e gratuita, envolvendo 12 comunidades e beneficiando, diretamente, mais de 300 crianças e jovens, além de familiares, em suas comunidades escolares.
Evento anual promovido desde 2016, o SiribAção dá continuidade ao trabalho de fomento, reconhecimento e difusão da Cultura Popular, realizado há 20 anos pela Associação Siribeira, apresentando importantes iniciativas de requalificação da Cultura. Nesta edição, o SiribAção amplia a realização de suas atividades artísticas, vivências, oficinas, palestras, sempre utilizando as diversas ferramentas de desenvolvimento, possibilidades pedagógicas e estilos das manifestações, abrangendo famílias de toda região. Os momentos mais esperados do Festival acontecem nos dias 11, com a Caminhada Cultural que percorrerá cerca de 2 km percorrendo comunidades diversas; e dia 12, com a festa de encerramento no Barracão da Siribeira, localizado no distrito de Siribinha.
Com metodologia baseada na concepção africana do aprender fazendo e do fazer aprendendo, além das oficinas de Capoeira, Percussão, Dança Afro, Hip-Hop, Jongo e Samba de Roda, o SiribAção promoverá experiências com Grafite, Amarração de Turbantes, Contação de Histórias, Desenho e Pintura, Lettering e Criação de Bonecas Abayomis, entre outras ativações ministradas por Mestres e Mestras da Capoeira e da Cultura Popular, como Mestra Claudinha Kastrup e Mestra Japa do Rio de Janeiro; Mestre Paulão, Mestre Bida e Mestre Cléber, de Brasília; Mestre Soneca de Recife, Professor Victor Paes do Rio Grande do Norte; Eduane Rudhá, músico percussionista e pesquisador, de Salvador; Mestre Xalatão; Contramestre Salin; Mestre Bida; Mestre Léo Pivete; além de grupos como o Samba de Roda e Chegança Feminina de Arembepe, o Samba de Roda da Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, e muitas outras atrações. O Festival conta ainda com a participação de representantes de iniciativas como os Palhaços da Rio Vermelho, Projeto Tamar e o Laboratório de Popularização das Ciências Físicas (LaPoCFis) de Feira de Santana, entre outras atividades abertas, gratuitas, e arte-educativas.
"Estamos muito felizes de poder receber os nossos Mestres e Mestras mais uma vez em nosso Barracão, que foi totalmente reformado para esse momento especial”, ressalta Mestre Careca, Roberto Ribeiro Câmara, idealizador e Diretor da Associação Siribeira, com seus 20 anos de atuação no município do Conde.
Realizado pela Associação Sócio Artístico Cultural e Ambiental do Conde – Siribeira e o Ministério da Cultura, em parceria com a Tráfego de Ideias e o Instituto IDI, o Festival SiribAção conta com apoio da Prefeitura Municipal do Conde e patrocínio da Pan American Silver Brasil, da Neoenergia Coelba e do Instituto Neoenergia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Siribeira do Conde - Em setembro de 2004, as atividades da Associação Siribeira foram iniciadas no município do Conde-BA, com o intuito de minimizar diversas lacunas assistenciais, culturais e educativas na formação das crianças, adolescentes e jovens do município e região. Em 2010, as ações da Siribeira se ampliaram, passando a ser realizadas, também, em outras comunidades. Atualmente a Siribeira atua em 12 localidades focais, beneficiando centenas de crianças, adolescentes e jovens e suas famílias destas comunidades e também do seu entorno. Situado no Litoral Norte do Estado, o município do Conde-BA tem uma população estimada de 23.654 habitantes (IBGE, 2022), e como base econômica o Turismo, a cultura do coco, a pesca e a pecuária.