O II Concurso da Moqueca, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel-BA), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado ( Setur-BA), e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), foi lançado, nesta terça-feira (15), no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador. Autoridades, representantes do trade turístico e chefs de cozinha participaram do evento, que foi embalado pela percussão do Movimento Afro Bahia. No final, houve cozinha show, com a preparação de uma moqueca de peixe para degustação, oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Empreendimentos gastronômicos das 13 zonas turísticas baianas podem concorrer ao prêmio Dendê de Ouro. As inscrições estão abertas e vão até 31 de outubro, no site www.concursodamoqueca.com.br. As receitas serão disponibilizadas para avaliação, em cada estabelecimento participante, de 8 a 24 de novembro. A final do concurso será no dia 7 de dezembro, no Mercado do Rio Vermelho, quando o júri de chefs renomados irá escolher as três melhores moquecas do estado.
“ No ano passado, o concurso foi um sucesso, que pretendemos repetir este ano, com a participação de todas as zonas turísticas do estado, onde a moqueca está presente com as características de cada região. A gastronomia típica é uma das principais atrações do turismo diversificado que a Bahia oferece ”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“O concurso faz parte de um movimento importante de fortalecimento do turismo gastronômico, utilizando a moqueca como o grande símbolo de identidade regional. A ideia é criar a Rota da Moqueca, baseada nesse produto fantástico, que é o dendê”, completou o presidente-executivo da Abrasel-BA, Luiz Henrique do Amaral.
Presente no lançamento, o chef Aldo Balada, do restaurante Cabana do Manoel, em Valença, na Costa do Dendê, estava motivado. No concurso de 2023, ele ficou em segundo lugar, com a moqueca de polvo e camarão, e está confiante em conquistar a primeira colocação, dessa vez. “O concurso deu uma virada de chave e transformou totalmente o meu restaurante, com o crescimento expressivo da clientela, possibilitando a criação de um espaço mais atrativo. Posso dizer que a história do meu negócio pode ser dividida entre antes e depois do Concurso da Moqueca, que pretendo vencer agora”.