A Polícia Militar acompanhou a chegada de 7 mil turistas que desembarcaram de dois navios na terça-feira (10), no Porto de Salvador, Centro Antigo da capital baiana. As equipes do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur), do 18º Batalhão, do Batalhão de Polícia de Reforço Operacional (BPRO) e da 16ª CIPM são as unidades que integram a Operação Navio, que visa oferecer mais segurança aos visitantes.
“O acompanhamento da PM se dá com a informação dos horários e itinerários para que a PM se organize com antecedência para montar um esquema de segurança que garanta a tranquilidade dos turistas. A tropa é preparada para atender esse público da melhor forma, inclusive com policiais bilíngues”, ressalta o tenente coronel Ricardo Santana, comandante do Beptur.
Pelourinho – Com o desembarque dos visitantes, o principal destino escolhido é o Centro Histórico de Salvador, devido à proximidade do porto e à importância histórica da região. Para oferecer mais segurança diante do aumento do fluxo de pessoas neste período, o 18º Batalhão ampliou o policiamento nessa região.
“Estamos com as operações Verão e Navio em toda essa região e houve um acréscimo no número dos postos de serviço. Um incremento no número de duplas de policiais militares e na presença ostensiva com a utilização de motocicletas. Mesmo com 7 mil turistas a mais não registramos nenhuma ocorrência”, revela o tenente coronel Ceita, comandante do 18º Batalhão.
Essa ampliação do efetivo também tem sido percebida pela população que trabalha na região. O comerciante Roberto Simon e integrante do Grupo de Trabalho da Segurança destaca o trabalho da PM no local.
“Quero parabenizar a PM pelo excelente trabalho de segurança desenvolvido ontem (terça-feira). Havia uma dupla de soldados em cada uma das ruas do Pelourinho, inclusive aquelas que servem como ponto de fuga para os marginais, além das motocicletas da PM rodando no Pelourinho o tempo inteiro para detectar suspeitos no local e afastá-los”, parabeniza Roberto.