Turismo

BAHIA TEM 24 INICIATIVAS DE TURISMO COMUNITÁRIO NO INTERIOR DO ESTADO

No estande de Turismo Comunitário serão apresentadas 24 iniciativas de turismo que ofertam trilhas, vivências, atividades com pequenos animais gastronomia, hospedagens e participação em colheitas, entre outras atividades.
CAR SDR , Bahia | 09/12/2022 às 09:45
Cachoeiras na rota sul
Foto: CAR

O público que visitar a 13ª Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária vai conhecer mais de perto as belezas e as riquezas dos diversos roteiros e vivências do turismo comunitário da Bahia. O evento acontece de 14 a 18 de dezembro de 2022, no Parque Costa Azul, em Salvador.  

No estande de Turismo Comunitário serão apresentadas 24 iniciativas de turismo que ofertam trilhas, vivências, atividades com pequenos animais gastronomia, hospedagens e participação em colheitas, entre outras atividades.  

 A produção agropecuária familiar é um dos destaques, a exemplo do arroz vermelho da Grota Quilombola; a ostra de mangue da Rota da Liberdade; os pescados e mariscos do Vivertur; os chocolates finos do Assentamento Dois Riachões; os beijus do Quingoma; o azeite de pilão do Tereré; o bode assado do Serra Norte; os quintais agroecológicos do Turismo em Movimento; grutas, canions e cachoeiras do Encantos da Chapada; a romaria e o cangaço do Assentamento Caimã Ponta da Serra; e as vivências do cotidiano e a da cultura urbana do Alagados Tours. 

 A iniciativa é da Rede BATUC - Turismo Comunitário da Bahia, que reúne comunidades quilombolas, indígenas, de agricultura familiar, de pesca, ribeirinhas, de fundos de pastos, de assentados da reforma agrária e coletivos urbanos. A Rede promove suas atividades turísticas como fomento à geração de trabalho e renda e como instrumento de resistência e transformação na oferta de um turismo sustentável, responsável e regenerativo.  

Para a representante da Rede BATUC, Tatiane Anjos, o turismo comunitário da Bahia é revolução, transformação e inspiração. “Temos um mundo incrível de vivências para os visitantes, seja descobrindo as matrizes étnicas, degustando a gastronomia típica ou mergulhando na imensa riqueza das músicas, artes, sambas e capoeiras da cultura popular baiana. Caminhadas na natureza ou passeios de barco, festivais ou feiras, hospedagem familiar, conversas com mestres e griôs, e tudo nos mais exuberantes ambientes naturais e nos braços de um povo acolhedor e alegre”.  

Sobre a Feira 

A 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Federação Unicafes - Bahia). O evento conta com o apoio da Bahiatursa, Conder e secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan), e Educação (SEC).