Turismo

BENÇÃO DO VAQUEIRO E CAVALGADA MARCAM A FESTA DE TIMBÓ, ESPLANADA

Festa do 2 de Julho do Timbó movimenta turismo em Esplanada
Da Redação , Salvador | 04/07/2022 às 05:36
Aconteceu no último domingo
Foto: SETUR

Com uma programação que incluiu, neste domingo (3), bênção do vaqueiro, cavalgada, competições equestres e shows de bandas locais, os festejos pela Independência da Bahia movimentaram Esplanada, na Costa dos Coqueiros. A tradicional Festa do 2 de Julho do Timbó, iniciada na sexta-feira (1°), integra o calendário turístico do município e contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).

“Nos unimos à gestão municipal, à iniciativa privada e à população para apoiar o evento, evidenciando o potencial de Esplanada para o turismo rural, que se soma aos segmentos religioso e de sol e praia”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, presente na festa.

As comemorações são concentradas no bairro do Timbó, antiga vila que deu origem ao município de Esplanada, no século 19. De lá partiu a cavalgada em direção ao centro da cidade, reunindo centenas de cavaleiros e amazonas da região. O evento é realizado desde 1982, com o objetivo de exaltar o papel da Bahia na separação definitiva do Brasil de Portugal,  concretizada em 2 de julho de 1823.

O médico Tiago Faria, de Rio Real, no litoral norte baiano, participou da cavalgada com a família e colaboradores. “Participamos da festa há 15 anos e gostamos muito. Hoje, estou trazendo meu filho de quatro anos, pela primeira vez, para dar continuidade à tradição”, relatou.

Festas juninas - Durante os festejos do São João e São Pedro, Esplanada registrou 100% de ocupação hoteleira e grande procura por casas de aluguel, com mais de 50 mil visitantes. O município se destaca na Costa dos Coqueiros pelo volume de investimentos privados nos setores do turismo e imobiliário. Somente o Grupo Prima vai investir, até 2032, 600 milhões de dólares na implantação de complexos de lazer, resorts e condomínios residenciais, no distrito de Baixio.