Turismo

ONDA DE CALOR CHEGA A PARIS COM TEMPERATURA DE 37 GRAUS NO SÁBADO (TF)

Turistas já usam roupas mais leves e todos levam garrafas de água em mãos
Tasso Franco , Paris | 18/06/2022 às 14:08
Roupas leves e garrafas d'água em mãos
Foto: BJÁ

A onda de calor que atinge a França chegou a Paris neste sábado com temperatura de 37 graus centígrados e o que se viu nas ruas da cidade foram farmácias e sorveterias cheias, a venda de garrafas de água (1 euros a pequena nos supermercados) explodiram e até os ventiladores de mão desapareceram das prateleiras. 

  Os franceses e turistas também mudaram de roupa e estão usando trajes mais leves - bermudas, tênis, camisetas - e as margens do Sena estão lotados de pic-nics. O tradicional vinho francês foi substituído pela cerveja nos bares e nos parques e os preços seguem a tendência de alta.

  Segundo o Le Monde, Biarritz experimentou um recorde de temperatura "absoluto" "todos os meses combinados" à tarde , anunciou a Météo-France. O termômetro atingiu assim 41 ° C às 15h na cidade litorânea da costa basca, antes de subir novamente, estabelecendo-se em 42,9 ° C às 16h, disse Météo-France. O recorde anterior, estabelecido em 4 de agosto de 2003, era de 40,6°C.

No início da noite, o sudoeste da França foi varrido por um forte vento de oeste, o galerne, fazendo com que a temperatura caísse cerca de 20°C em meia hora. Depois de atingir um recorde absoluto, em Biarritz, de 42,9°C às 16h, o termostato havia caído para 23°C às 17h20, segundo Guillaume Woznica, apresentador de meteorologia do LCI .

Segundo as explicações de Météo-France, um galerne é "um fenómeno meteorológico característico do sudeste do Golfo da Biscaia, que ocorre nas zonas costeiras da Cordilheira Cantábrica e do País Basco" . Na França, o termo designa um vento de noroeste nas costas bascas.

Nos departamentos em alerta, no sábado à tarde, as temperaturas atingiram geralmente “entre 37 e 41 ° C em [l’] Aquitaine, [le] Poitou-Charentes, [le] Centre-Val-de-Loire, [ oeste da Borgonha e [ a] Ile -de-France” e picos vizinhos de 42 ou 43°C “medidos localmente no sul da Aquitânia” . Em outros lugares, no Grand-Est, região de Lyon, Auvergne, vale do Rhône e boa parte da Occitânia, as temperaturas máximas foram de 35 a 39 ° C.