Turismo

JACÓ PEDE INCLUSÃO DA SEDE DA SPD NO ROTEIRO TURÍSTICO DA SETUR-BA

Deputado Jacó pede ao Governo inclusão da sede da SPD no roteiro turístico da Setur-BA
Ascom Jacó , Salvador | 16/05/2022 às 13:40
Jacó pede inclusão da sede da SPD no roteiro turístico da Setur-BA
Foto: Divulgação

Apresentada por meio de indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Jacó (PT) solicitou ao governador Rui Costa a inclusão da sede da Sociedade Protetora dos Desvalidos no roteiro turístico da Secretaria de Turismo da Bahia. Localizada no Largo do São Francisco (Pelourinho), num belo e conservado casarão azul, a SPD foi fundada há 190 anos, sob a liderança de Manoel Victor Serra.

Em sua justificativa, o parlamentar explica que a SPD teve um papel destacado na luta pelo fim da escravidão e na assistência aos recém-libertos. "Na terceira década do século XIX, um grupo de negros livres, inspirado nos ideais de solidariedade, fraternidade e caridade, agremiou-se com o propósito de angariar e poupar recursos econômico-financeiros, visando dentre outras providências efetuar compra de cartas de alforria para negros escravizados, prevenir e evitar situações de indigências de seus familiares, extensivos a outras pessoas, como atitudes filantrópicas".

Em função do modelo de realidade social e legal da época, que proibia aos negros, mesmo livres, o gozo da plena cidadania, continua o deputado em sua proposta, não era permitido a eles constituir sociedades civis. "Os fundadores estabeleceram então uma devoção na Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Quinze Mistérios, a qual deram depois a denominação da Irmandade de Nossa Senhora da Soledade Amparo dos Desvalidos, formalizada em 16 de setembro de 1832".