Turismo

PRAIA DE GUAIBIM RECEBE PRIMEIRO DIA DO VERÃO COSTA A COSTA

7ª edição do projeto segue até este domingo (1) na belíssima Costa do Dendê
Darn RP , Salvador | 01/05/2022 às 03:35
Praia de Guaibim recebe primeiro dia do Verão Costa a Costa
Foto: Divulgação

A Praia de Guaibim, em Valença, vivenciou de forma intensa o primeiro dia de competições e atividades do projeto Verão Costa a Costa. Atletas de Valença e região puderam participar de torneios de Surf, Futevôlei e Beach Soccer. 43 surfistas de Valença e Morro de São Paulo, sendo 8 com idade até 14 anos (sub 14), disputam em 4 categorias. No Beach Soccer, 8 equipes locais disputam o título de campeão. Bira Lima, coordenador do projeto social Escolinha de Futebol Santa Luzia esteve apoiando o time: "Uma alegria estar participando e feliz com a estrutura montada. Feliz em rever tantos ex-alunos do projeto aqui hoje disputando. Nosso projeto já possui 10 anos, contemplando crianças dos bairros Jaqueira, Novo Horizonte e Santa Luzia. Seguiremos na luta, afinal o esporte salva e forma cidadãos".

Visando fomentar a prática esportiva, o projeto também oferece ao público a experiência com novas modalidades esportivas e equipamentos de esportes radicais. Crianças, jovens e adultos puderam desfrutar de parede de escalada, Bungee trampolim, arvorismo, giromaster, entre outros. "O esporte e o lazer em Valença não param. Estamos movimentando a nossa linda Praia do Guaibim. São muitas demandas em todo o município, mas com dedicação e parcerias conseguiremos bons resultados. Vem mais novidades pela frente para valorizar os atletas valencianos", afirmou Leandro Fonseca, secretário de Esporte de Valença.

A programação é gratuita, acontece das 8h às 17h, e a participação nas atividades oferecidas pelo evento é feita mediante cadastro, realizado logo pela manhã, além da obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacinação. "Estamos tentando movimentar o esporte nos litorais. Estive aqui em 2016 e constatei o potencial local. A Federação tem mais três etapas para fazer, além do Costa a Costa. Conversaremos com as autoridades locais para avaliarmos a possibilidade de trazermos uma dessas etapas para Valença. E, quem sabe, conseguimos inserir atletas locais na Seleção Baiana de Futebol de Areia", celebrou Chico Assis, representante da Federação Baiana de Beach Soccer.

  O evento também objetiva o fomento da agricultura familiar e da economia solidária, e conta com um espaço onde produtores locais divulgam e comercializam seus produtos. Isaías Alves do stand Tombador Cacau, da região Tombador II, Zona Rural de Valença, ressaltou a importância da sua produção: "Um prazer levar o nome de Valença para o cenário mágico do chocolate. Produzimos cacau há alguns anos e decidimos diversificar com a produção de chocolates. O chocolate não é mais uma simples guloseima, é um alimento. Fazemos chocolate com até 100% cacau, além de outros produtos. Prestigiamos o Festival Internacional do Chocolate em Ilhéus, no ano passado, e fomos muito elogiados. Esses eventos nos ajudam na divulgação do nosso negócio. Além do que, acredito que podemos ir longe".

  Neste domingo, 1° de maio, o evento seguirá das 8h às 17h, com as finais e premiações das diversas modalidades esportivas. Juremar de Oliveira, chefe de Gabinete da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), destacou os objetivos do projeto: "Feliz em retornar à bela Praia do Guaibim. O projeto já esteve em Alcobaça, Prado, Porto Seguro e Ilhéus. A próxima parada será Lauro de Freitas, abrangendo todas as Costas da Bahia. Uma iniciativa do Governo do Estado que incentiva não apenas o esporte, mas também o turismo e a economia solidária. Por sinal, estamos com uma feirinha linda do Cesol aqui, com muita coisa bacana produzida pela turma da região, produtos de bom preço e qualidade. Vale a pena prestigiar! Uma festa maravilhosa de práticas esportivas, economia solidária e turismo".

  O Verão Costa a Costa é promovido pela Setre e pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Litoral Esporte, com patrocínio da Neoenergia Coelba e apoio das Federações do Esporte Amador da Bahia (Unisport), Federação Baiana de Esportes Radicais e de Aventura (Febera), do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE), além da Prefeitura de Valença.