O artista visual Bel Borba assina a capa da mais nova edição impressa do Guia do Ócio, que será lançada na próxima segunda-feira, 1 de fevereiro, com distribuição em livrarias, instituições culturais, terminais de transporte, lojas colaborativas e shoppings da cidade. A publicação, já tradicional no circuito cultural e turístico de Salvador, segue com uma fisionomia mais curatorial, em que o jornalista baiano Antônio Moreno elege e comenta as atrações que mais lhe chamam atenção em sete territórios turísticos e estratégicos da capital baiana.
Com periodicidade anual, o Guia do Ócio revela o que Salvador tem de mais original e que se mantém ao longo dos anos. Reúne atrações que, aqui e ali, perduram no tempo, integrando-se à própria fisionomia da cidade. Aquelas que varam o inverno, persistem no outono, desabrocham na primavera, vibram no verão. Um guia para todas as estações, portanto. O que ver em dois, três dias? O que fazer em um mês? O que comer? Onde dançar? Para quem rezar? São perguntas que o guia responde com indicações e dicas ao longo de suas quase 200 páginas.
A nova edição do Guia do Ócio é amplamente ilustrada com mapas e fotografias, reunindo cerca de 600 indicações de pontos de visitação, passeios, restaurantes, curiosidades. A publicação incorpora, inclusive, as novíssimas atrações da capital baiana, como a Cidade da Música da Bahia, o Museu do Mar Aleixo Belov, o Elevador do Taboão, entre outras.
A direção de arte ficou a cargo de Iansã Negrão e sua Casa Grida. Os fotógrafos Márcio Lima, Alfredo Mascarenhas e Drica Reis e o ilustrador Rex completam o time técnico-criativo da publicação, que é produzida pela editora baiana Fábrica das Letras, cujo trabalho é voltado, prioritariamente, para os segmentos Cultura, Humanidades, Literatura, Espiritualidade e Ciências.
O autor
Formado pela Escola de Comunicação da Ufba, Antonio Moreno trabalhou durante muitos anos nos cadernos culturais de jornais de Salvador. Depois, passou a atuar na comunicação empresarial com a empresa criada juntamente com dois sócios, a Companhia de Comunicação. Com o Guia do Ócio, exercita a sua paixão pelos guias turísticos, como ele confessa ao apresentar essa nova edição: "Sei que a internet inviabilizou muitas publicações mundo afora, mas acredito que, mesmo com o imediatismo das redes sociais, sempre haverá alguém, como eu, apaixonado pelas folhas de papel", diz
.