Os passageiros do navio MSC Preziosa, o primeiro a atracar no porto de Ilhéus na abertura da temporada de cruzeiros 2021/2022, nesta quinta-feira (9), foram recepcionados no Centro de Convenções da cidade, onde um grupo de percussão, baianas e capoeiristas deram as boas-vindas. O ato simbólico foi promovido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com a prefeitura, substituindo o tradicional receptivo no porto, suspenso por causa dos protocolos de segurança sanitária.
Do município de Vassouras, no Rio de Janeiro, Rosângela Martins, 56 anos, visita Ilhéus pela primeira vez e está animada. “Estou adorando tudo. Acho a Bahia maravilhosa, especialmente porque sou do candomblé. Ainda vamos passar por Salvador na próxima parada, mas já quero programar uma viagem para ficar mais tempo”.
A cidade tem entre seus atrativos belas praias, a Catedral de São Sebastião, o Centro Histórico, a Casa de Cultura Jorge Amado e os passeios por fazendas de cacau e fábricas de chocolate.
Até abril, Ilhéus deverá receber 110 mil turistas de cruzeiros, com a estimativa de movimentar R$ 60 milhões. "Somando as atracações previstas para os portos de Ilhéus e Salvador, temos a previsão de 350 mil passageiros, com a expectativa de injetar R$ 175 milhões na economia", pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.