Turismo

HOTELARIA MELHORA DESEMPENHO 60.15% SALVADOR E ESTÁ ANIMADA COM VERÃO

Com informações da Ascom ABIH
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/10/2021 às 18:07
Fasano no centro histórico
Foto: BJÁ
   ABIH-BA realiza o Road Show Salvador no Rio de Janeiro

 

A 8ª edição do Road Show Salvador, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Regional Bahia (ABIH-BA), acontece de 19 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro. O encontro reúne mais de 100 empresas operadoras e agências de viagens, além da participação de 14 hotéis. Esta é uma iniciativa em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) e tem o objetivo de promover a capital baiana em mais de 10 cidades do Brasil e da América do Sul, através da capacitação de agentes e operadores de viagens.

Desde o final de julho, o Road Show Salvador já passou por Porto Alegre, Aracaju, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Brasília e Goiânia, com mais mil agentes e operadores capacitados e os resultados já são percebidos pelos hotéis. De acordo com o presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, com o avanço da vacinação e a redução no percentual de contaminação da Covid-19 as pessoas estão tendo mais segurança para viajar, comportamento que renova as expectativas para o aumento do fluxo de turistas em Salvador e na Bahia, principalmente com a chegada do verão.

No mês de setembro, a hotelaria na cidade registrou ocupação média de 60,05%, revelando crescimento sustentado desde maio e alcançando a mesma taxa de setembro de 2019 (60,15%), quando nem se imaginava a pandemia. A melhoria na ocupação foi observada de forma indistinta entre os hotéis voltados para o público de lazer, entretanto os direcionados para o público de negócios tiveram movimento tímido, revelando as limitações na retomada de viagens do segmento corporativo.

“Refletindo essa expansão do público de lazer, verifica-se que as taxas de ocupação dos finais de semana têm ficado muito acima em relação aos dias de semana, apontando a necessidade da retomada do turismo de negócios para que haja um equilíbrio no desempenho da hotelaria de forma geral e em todos os dias da semana", explica Luciano Lopes.

Salvador é a primeira cidade no turismo de lazer do Brasil e diversas pesquisas apontam que as pessoas querem visitar a capital baiana. “A cidade está bonita e organizada, temos hotéis novos e reformados, e possuímos uma excelente logística e infraestrutura envolvendo todo o trade. Salvador não é apenas um turismo de sol e praia. Nossa diversidade vai muito além, pois temos também o turismo gastronômico, histórico, cultural, de negócios, religioso e muito mais”, finaliza.