Turismo

XÁBIA, JÓIA RARA E MAIS CARA DA COSTA BLANCA, ESPANHA, p TASSO FILHO

O destaque está para a Playa de Granadella. Uma linda praia de pedras brancas e águas transparentes bastante disputada pelos locais
Tasso Filho , Valencia, Espanha | 26/08/2021 às 16:08
Costa Blanca, Espanha
Foto: TFF

    O verão no hemisfério norte está chegando ao fim e a Costa Blanca, na Espanha, é um dos principais destinos dos turistas europeus que buscam altas temperaturas e praias paradisíacas. Dentre as diversas jóias raras da Comunidade Valenciana, uma das mais badaladas e disputadas é Xábia.

Xábia ou Javea, fica localizada na costa norte da província de Alicante, logo após o município de Denia e o Montgó, à aproximadamente 1h e 10 minutos, de carro, de Valencia. A cidade fica entre o Cabo de San Antonio e Cabo de la Nau e tem uma população de 28.016 pessoas, sendo que mais de 50% dos seus habitantes são estrangeiros. Ingleses, alemães, russos e holandeses; todo europeu com bala da agulha tem uma casa em Xábia, um dos metros quadrados mais caros de toda a Espanha e principal escolha de aposentados estrangeiros para passar o resto de suas vidas.

Javea, difere das outras cidades da Costa Blanca por ter uma vibe mais cool, com calas paradisíacas(algumas com acesso apenas de barco), casas de luxo no alto da montanha, carrões Porsche nas ruas, diversas boates, bares, restaurantes, hotéis, shopping centers, e até supermercados exclusivos para atender ao grande público de ingleses que vivem por lá. Em Xábia, todos falam inglês, algo que não é muito comum na Espanha. 

As principais praias da cidade são a Playa de la Grava, ao lado do porto, e a Playa de L’Arenal, que fica no centro da cidade. Ambas são praias de areia e muito belas mas nada comparado às belezas das incríveis calas, de pedra e de difícil acesso, que ficam mais ao sul, à beira da encosta. Começando pela Cala Blanca e passando pela Cala Del Frances, Cala Sardinera, Cala El Pobret, Playa Del Portixol, Cala Del Portixol, Cala El Pom, Cala Cap Negre, Cala de la Barra, Playa de Ambolo, Cala en Caló até a Playa de Granadella, é uma mais bonita do que a outra. Sem dúvidas a região mais bonita que já conheci em toda a Espanha. 

O destaque está para a Playa de Granadella. Uma linda praia de pedras brancas e águas transparentes bastante disputada pelos locais. Em 2020 foi a praia mais marcada em publicações no Instagram durante o verão em toda a Europa. 

O acesso a todas essas calas é bastante complicado, pois todas ficam a beira de montanhas de 100m de altura e a descida é literalmente uma aventura. Cerca de 30 a 40 minutos descendo pela encosta do precipício, não é para todos mas vale muito a pena. Uma opção legal para conhecer e desfrutar dessas calas, sem fazer esse esforço físico todo, é fazer um passeio de barco. Existem diversas opções de lanchas e barcos para se alugar e passar o dia nas calas. O preço de uma lancha para até 8 pessoas, por 4h, com gasolina e piloto inclusos é de 450€.

Outro grande atrativo turístico de Xabia é o Cabo de la Nau. Localizado a 122m acima do nível do mar, é o ponto mais oriental da provincia de Alicante, localizado à apenas 90km de Ibiza. Em dias claros, é possível avistar a ilha de lá. O local também possui um farol e diversos restaurantes. Um excelente local para se tirar fotos. 

Outro curiosidade de Javea é que como o Montgó é o cume mais notável e visual da região, com seus mais de 750  m de altura, muitas vezes ele serve de parapeito para as tempestades que vêm do norte e contribui para a manutenção do microclima local. Segundo estudo científico realizado na década de 90, Jávea foi considerado o primeiro melhor microclima do mundo, seguido do Rio de Janeiro.