A população soteropolitana presenciou mais uma ação de impacto ambiental realizada na Baía de Todos os Santos, no último domingo (25). Através do projeto Lixo Zero, 150 mergulhadores baianos, a maioria apneístas e pescadores submarinos locais, coletaram 1,5 tonelada de resíduos nas praias de Cantagalo e Boa Viagem. A coleta foi realizada numa extensão de 700m de faixa de praia, numa área de acúmulo importante devido às correntes da BST.
No mês de agosto, o projeto realizará uma coleta na região do cais da Marinha do Brasil, no Comércio, e, em setembro, a limpeza será no Porto da Barra. O projeto Lixo Zero é uma realização da Associação Brasileira de Pesca Submarina, Preservação e Conservação Ambiental - Asbepa, e a New Bahia, representante da marca Harley Davidson, e conta com apoio da Enashopp, administradora de shoppings e outros empreendimentos corporativos.
“É um projeto incrível, que beneficia não só o meio ambiente, mas toda uma população local que sobrevive da pesca marinha e até mesmo a saúde das pessoas que frequentam essas praias”, destacou Mirela Gedeon Cubilhas, diretora da Enashopp. De acordo com Marcelo Zollinger, um dos idealizadores do projeto Lixo Zero, a intenção dessas ações é promover a limpeza da maior baía do Brasil e segunda maior do mundo, um estuário de grande diversidade de espécies marinhas e berço da cultura baiana.