Turismo

REFÚGIO DO APÓSTOLO PAULO VIRA IBIZA DA COSTA VALENCIANA,p TASSO FILHO

Conheça Ilha de Tabarca, a Ibiza Valenciana e refúgio de São Paulo
Tasso Filho , Valencia, ES | 27/07/2021 às 13:28
Ilha de Tabarca, Espanha
Foto: TFF
   O verão no hemisfério norte continua bombando e o destino mais cobiçado pelos turistas europeus continua sendo a Espanha. O segundo país que mais recebe turistas no mundo é bastante procurado nesta época do ano por suas belíssimas praias, as altas temperaturas e a sua forte culinária. Dentre os inúmeros destinos espanhóis, a Comunidade Valenciana é a mais cobiçada nesse período de calor e um dos principais pontos turísticos é a Ilha de Tabarca.

Tabarca fica localizada na província de Alicante, há 15km da cidade do Alicante e há apenas 9 km de Santa Pola. A ilhota é a menor ilha da Comunidade Valenciana e a menor ilha habitada de toda a Espanha. Possui apenas 58 habitantes, número que aumenta em até 10x durante o verão. De origem romana (A.C.), conhecida por ser um local de difícil acesso e onde aconteceram inúmeros naufrágios, até 1700 o local era conhecido como Illa de Sant Pau (Ilha de São Paulo) por ter sido o local em que São Paulo desembarcou e se refugiou durante um tempo. Também foi muito conhecida por ser um refúgio para piratas e após o domínio da República de Genova, no século 17, passou a se chamar Tabarka.

A ilha, de origem vulcânica, possui 1800m de comprimento por 450m de largura e é fantástica. Conhecida como a Ibiza Valenciana, Tabarca chama atenção não só por suas praias de águas azul marinho cristalinas mas também pelo grande conjunto de barcos, lanchas e turistas que vão para lá para passar o dia. Sua principal conexão com o continente se dá por Santa Pola (São Paulo), de onde saem ferrys, catamarãs e lanchas rápidas diariamente para lá. Também é possível chegar em Tabarca, da mesma forma, através de Alicante e de Torrevieja. De Santa Pola, o trajeto dura aproximadamente 35 minutos e custa 10€ ida/volta.

A ilha é dividida em duas partes por uma pequena faixa de areia onde fica o porto, de um lado, e sua praia principal, do outro. Na parte leste da isla, fica a vila de Tabarca, um charme, com ruelas apertadas, casinhas coloridas, restaurantes e bares. Para chegar na vila se atravessa o “Portão do Levante ou San Rafael”, uma grande porta medieval feita de pedra para separar a “cidade” do campo. Esse é um excelente local para se tirar fotos. Outro importante atrativo local é a Igreja de San Pedro y San Pablo, que existe desde 1770 e a visitação é gratuita.

A Playa de Tabarca fica localizada frente ao porto e seus restaurantes, todos de primeira qualidade, vale ressaltar. A praia de e águas cristalinas que lota durante os dias de verão é uma maravilha. A curiosidade é que além da praia estar lotada, as águas também lotam de barcos, lanchas e jet-skis procedentes de diversas partes da Costa Blanca. Os restaurantes inclusive oferecem o serviço de atender esses barcos levando a comida diretamente no mar através de uma lancha. 

A mais bonita e cobiçada praia de Tabarca é a Cales del Birros i la Guardia. Praia apertada de pedras brancas na encosta rochosa da ilha, uma coisa de cinema e uma das praias mais bonitas de toda a Costa Blanca. Suas águas cristalinas e calientes são perfeitas para a prática do snorkel. A dica é chegar cedo para garantir um lugar na praia.

A parte oeste da ilha é um grande campo aberto, onde fica o Farol de Tabarca e o Cemitério de Tabarca. Diversas praias selvagens de pedra e areia preta rodeiam essa parte da isla e é uma boa opção para quem deseja ficar mais afastado de multidões.

A ilha foi declarada a primeira Reserva Marinha da Espanha em 1986, sendo um importante refúgio da fauna e flora mediterrânea. Além disso, o local também foi declarado Zona de Proteção Especial para Aves pela UE.

De Valencia para Santa Pola são cerca de 2h de carro e a conexão com Tabarca é feita constantemente com diversas empresas oferecendo esse serviço de translado. A Excursiones Valencia está fazendo excursões de 1 dia desde Valencia para Tabarca por apenas 17€ /pessoa. Vale a pena conferir.