Turismo

DENIA, A BADALADA CIDADE TURISTICA DA COSTA BLANCA, por TASSO FILHO

Um dos destinos mais concorridos da Costa Blanca, na Espanha, distante apenas 1 hora de Valencia
Tasso Filho , Denia, ES | 19/07/2021 às 20:38
Costa Blanca, Espanha à beira do Mediterrâneo
Foto: TFF
       O verão na Europa continua fervendo e seus principais destinos turísticos também. Mesmo com a pandemia do coronavírus, restrições e uma possível 5° onda de infecção, a Costa Blanca, na Espanha,  bomba e um dos balneários mais procurados pelos europeus é Denia. 

       Cidade antiga, chique, badalada e internacional, Denia fica localizada na costa norte da província de Alicante, a cerca de 1h de Valência, e é o primeiro município da Costa Blanca (que vai desde o Cabo de San Antonio Antonio até o Pilar de la Horadada) e assim como Calp, fica a beira de uma montanha, o Montgó. 

      A cidade possui 42.166 habitantes e no verão a sua população pode quintuplicar, chegando a 200.000 pessoas. Uma curiosidade é que Denia é o município com menos de 50.000 habitantes que mais recebe turistas no verão em toda a Espanha e em 2015 foi declarada Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO. 

     Denia é muito bem estruturada, cheia de edifícios, casas de luxo, palmeiras imperiais, hotéis, resorts, restaurantes, bares e boates. O Casco Antigo da cidade é um charme, com ruelas apertadas e casinhas coloridas que encantam todos os turistas. Denia tem uma costa litorânea de 20km de belíssimas praias. As mais ao norte são largas e de areia, e ao sul, praias de pedra e enseadas(as chamadas Calas); ambas banhadas pelo Mar Mediterrâneo. A principal praia da cidade é a Playa Las Marines. Praia de areia e águas de uma transparência quase inexplicável, que lota no decorrer do dia. A dica é chegar cedo para pegar um bom lugar. 

     Além de ser um importante centro turístico e gastronômico, Denia também é um sítio arqueológico. A cidade tem origem romana e foi fundada no século I AC., teve seus dias de glória durante o Alto Império e foi uma importante sede da Igreja Católica.

     Alguns resquícios dessa época ainda estão presentes e um dos símbolos da cidade, atrativo turístico e excelente local para tirar fotos é o Castelo de Denia. O Castelo, que foi modificado durante a ocupação muçulmana, é um cartão postal e fica localizado no ponto mais alto da cidade com vista panorâmica da marina- porto - cidade velha- El Montgó. A visitação custa 3,50€/pessoa.

     O Montgó é uma grande montanha de 753m de altitude que ocupa boa parte do sul da cidade. Aos pés da montanha fica o Cabo de San Antonio que é o marco de início da Costa Blanca.