Turismo

COSTA BLANCA DE ALICANTE, ESPANHA, BOMBANDO NA PANDEMIA,p TASSO FILHO

Calpe, localizada na Costa Blanca, é um dos principais points do verão europeu
Tasso Filho , Valencia, ES | 13/07/2021 às 11:43
Há restrições, pero a Costa Blanca está lotada
Foto: TFF
  Mesmo com a pandemia do coronavírus e muitas restrições, a temporada de verão está a todo vapor no hemisfério norte e um dos principais pontos turísticos escolhidos pelos europeus é a Costa Blanca. Localizada na Comunidade Valenciana, Espanha, na província de Alicante, essa região banhada pelo mediterrâneo compreende uma área de 244km de belíssimas praias e cidades.

    Sem dúvidas, um dos mais disputados e badalados desses balneários europeus é Calpe. Uma cidade de 22.725 habitantes, onde 47% deles são de nacionalidade não-espanhola, que fica a 125km de Valencia (cerca de 1h e 40 min de carro). O padrão de vida em Calpe é elevado e perceptível logo ao chegar na cidade. 

    Antes de alcançar a praia e se deparar com o principal cartão postal local, passa por uma grande lagoa chamada de Las Salinas de Calpe, que é rodeada por prédios e casas de luxo. 

   A orla da cidade é dividida pelo Peñón de Ifach, que é a principal atração turística e cartão postal da cidade. O Peñón é uma pedra de rocha calcária de 332m de altura e fica localizado no Parque Natural Peñón de Ifach. Essa pedra, que divide as duas principais praias da cidade, é um ponto de encontro de escaladores e mergulhadores de todo o mundo, além de ser um dos principais símbolos da Costa Blanca. 

    Quem gosta de fazer caminhadas, existe uma trilha de 1h30 min aproximadamente, que você pode ir até o topo da pedra mas não é recomendado no verão a turistas idosos devido as altas temperaturas. O visual é belíssimo e de tirar o fôlego. Ao norte da pedra temos a Playa de la Fossa e ao sul a Playa del Arenal-Bol, ambas com uma orla cheia de prédios, hotéis, resorts, restaurantes e bares. A composição da paisagem lembra muito a zona sul do Rio de Janeiro.

   Além dessas praias principais, Calpe possui outras playas e “calas” nome utilizado para praias mais afastadas e selvagens). Uma das mais bonitas e selvagens que já conheci em toda minha vida é a Cala Del Penyal. Ela fica localizada há 16 minutos andando da Playa de La Fossa. Uma caminhada perigosa pelas pedras levam a esse paraíso. A cala de águas turquesa transparentes e pedras brancas fica na beira do Peñón de Ifach, um local de natureza selvagem e não tocado pelo homem. A paisagem à beira da pedra é deslumbrante, um ótimo local para se contemplar o divino. Se banhar nessa praia é um pouco arriscado, por conta das pedras, e toda a atenção é necessária. Pela dificuldade de acesso, essa é uma praia mais reservada e algumas pessoas praticam o naturalismo. 

   Exatamente do outro lado do Peñón de Ifach, fica a Cala El Racó, de acesso fácil, pela rua, e tão bela quanto a Cala Del Penyal. A Cala El Racó fica a apenas 8 minutos do porto, logo após o Reial Club Nautic, a marina de Calpe. A pequena cala é uma das mais badaladas da cidade e todos os dias lota. 

   Águas cristalinas, pedras brancas e um visual de toda a Baia de Calp fazem dessa praia um pequeno paraíso. Lá é um ótimo lugar para a prática do mergulho pois a visibilidade da água é simplesmente incrível. 

   Uma curiosidade sobre Calpe é que a cidade é uma zona piscatória dedicada à pesca esportiva e lá é um dos principais locais onde existe a pesca à sardinha. A International Vip Valencia esta fazendo excursões de 1 dia para esse e outros destinos da Costa Blanca por apenas 15€/pessoa, vale a pena conhecer. (TFF)