Turismo

MONITORAMENTO AÉREO IDENTIFICA 29 BALEIAS NO LITORAL DE SC

Das 29 baleias identificadas, 15 foram avistadas na Rota da Baleia Franca em Imbituba e Laguna no Sul de SC; Esse foi o primeiro monitoramento do ano realizado pela SCPAR Porto de Imbituba
ND+ , SC | 09/07/2021 às 20:24
Que maravilha
Foto: div
    Através de monitoramento aéreo, foram registradas neste final de semana a presença de 29 baleias no litoral de Santa Catarina. Destas, foram registradas 15 baleias na Rota da Baleia Franca, sendo 13 em Imbituba e duas em Laguna no Sul do Estado.

Este foi o primeiro monitoramento realizado este ano na temporada de baleias-franca no Estado. Ele é realizado pelo Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPAR Porto de Imbituba e executado pela Acquaplan. Das 29 baleias identificadas 21 eram francas (Eubalaena australis) e oito jubartes (Megaptera novaeangliae).

Foram registradas nove pares de baleias fêmeas com filhotes no litoral de Santa Catarina – Foto: Divulgação/SCPAR/ND
Segundo a Diretora do Instituto Australis, Karina Groch, esse ano as baleias chegaram mais cedo no litoral catarinense. Sendo que o primeiro registro de aparição do animal foi no dia 12 de junho. Podendo, desta forma, acarretar em um maior número de baleis na costa catarinense neste ano.  “Por enquanto são só hipóteses, não temos como prever a quantidade de baleias para este ano”, explica.