Turismo

LAURO: POTENCIALIDADES TURÍSTICAS ENCANTAM SECRETÁRIO DE TURISMO DA BA

Potencialidades turísticas de Lauro de Freitas encantam secretário de Turismo do Bahia
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 10/05/2021 às 19:19
Visita na Igreja Matriz
Foto: Maína Diniz
“Hoje, o meu objetivo foi conhecer as potencialidades turísticas do município. Fiquei muito encantado com o que vi e pude perceber quantas coisas boas existem dentro dos bairros, além de várias oportunidades que levam ao turismo de experiência, algo que as pessoas querem muito fazer hoje em dia”.

A afirmação é do secretário Estadual de Turismo da Bahia (SETUR), Fausto Franco, que visitou Lauro de Freitas nesta segunda-feira (10). A prefeita Moema Gramacho recebeu o secretário durante sua passagem pela cidade.

Na opinião de Fausto Franco, que conheceu o espaço do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, os Terreiros São Jorge Filhos da Goméia e Ilê Obá L'okê, a Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, a Cervejaria Proa e a Praia de Buraquinho, Lauro de Freitas está preparada para fomentar o turismo como o momento pede.

“A perspectiva é que a partir de setembro, com um grande número de pessoas já vacinadas, possamos retomar com o turismo. Com isso, vamos traçar um plano de divulgação desses roteiros, cursos de especialização, para desenvolver ainda mais nossas potências do Estado”, conclamou.

Para a prefeita Moema Gramacho, Lauro de Freitas além de ser referência no turismo de negócios, lazer e cultural, também será no reconhecimento da própria história. “Apesar da pandemia, não podemos parar de planejar para o turismo voltar. A presença do secretário aqui reforça como é preciso trabalhar no resgate das nossas identidades. Aqui, por exemplo, estamos no Terreiro São Jorge Filhos da Goméia, que além de ser patrimônio é símbolo de cultura através do Bloco Afro Bankoma e por todos os trabalhos sociais feitos aqui”, exemplificou ao destacar o turismo étnico e religioso como uma das potências do município.

A visita do representante do Estado ao município foi guiada por André Luís Pereira, secretário Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), que destacou a parceria da SETUR com a Prefeitura de Lauro de Freitas como fundamental para qualificar o turismo local.

“Começamos com um diálogo com a SETUR-BA e agora o secretário veio para se apropriar, conhecer nosso potencial. Nosso intuito é trazer investimento para que possamos realizar a qualificação dos espaços turísticos e estabelecer o turismo étnico-cultural no município”, relatou”.

Espaços visitados

Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão - Centro de Referência da Cultura Afro Brasileira: A denominação do terminal é uma homenagem à conceituada Ialorixá do município, Mãe Mirinha de Portão. O espaço, às margens do Rio Joanes, e que abriga a Casa da Baiana e o recém reformado auditório Abdias do Nascimento, tem como foco principal a preservação da Cultura de Matriz Africana.

Terreiro São Jorge Filho da Goméia e sede do Bloco Afro Bankoma - Fundado por Mãe Mirinha do Portão, é de origem Congo-angolesa e foi tombado pelo IPAC em 15 de abril de 2004. O Projeto Cultural Bankoma e Bloco Afro Bankoma nascem das oficinas de arte educação, lúdica pedagógica e de capacitação desenvolvidas no Terreiro.

Igreja da Matriz de Santo Amaro de Ipitanga: Localizada na praça principal do município, foi edificada pelos jesuitas no século XVI no ponto mais alto da antiga freguesia. O edifício, de elevado valor monumental, é tombado pelo IPHAN. A matriz é um dos mais importantes patrimônios da arquitetura religiosa do país, abriga relíquias de grande valor como a barra de azulejos portugueses e imagens seculares. 
 
Terreiro Ilê Obá L'okê - A casa do Rei e Senhor das Alturas está situada em Lauro de Freitas desde 2004. A partir de 2011, ocasião em que foi denominada Ilê Obá L´Okê, com a presença do artista plástico Rodrigo Siqueira, foi ganhando a forma arquitetônica e artística que possui e pela qual foi é projetada no cenário nacional e internacional.

Cervejaria Proa - Seus produtos são criações planejadas para unir ingredientes de qualidade em cervejas que inspiram.

Praia de Buraquinho - Com aproximadamente 5,5 quilômetros banhados pelo Oceano Atlântico, a orla de Lauro de Freitas é composta por três praias, Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho. Conhecida pela beleza do encontro do Rio Joanes com o mar, Buraquinho é espaço disputado por praticantes de esporte náuticos e foi cenário do primeiro longa de Gauber Rocha. A área abriga a sede da Colônia de Pescadores do município.