O Palau de Montjuic é um edifício que fica na colina verde de Montjuïc a 187 metros de altura e ao lado do porto da cidade
Tasso Filho , da redação em Salvador |
15/11/2019 às 10:46
Palácio Nacional de Montjuic donde-se tem vista de BCN
Foto: TFF
Continuando nossa jornada por uns dias na agitada e antiga Barcelona. pegamos o metrô e descemos na estação "Pl. Espanha"(L1 e L3). Nosso destino de hoje é o Palácio Nacional de Montjuïc.
O Palau de Montjuic é um edifício que fica na colina verde de Montjuïc a 187 metros de altura e ao lado do porto da cidade. O Palácio foi construído para a Exposição Internacional de 1929 e conta com uma superfície de 32.000 m², daqueles que só se vê em filmes.
O imenso edifício inspirado na Renascença Espanhola foi desenhado por Eugenio Cendoya e Enric Catà sob a supervisão de Pere Domènech i Roura. Grandioso, bonito e com uma vista privilegiada para toda a cidade tem planta retangular, rodeada por duas seções quadradas laterais e uma traseira, com uma cúpula elíptica no meio.
Em frente ao palácio há um miradouro onde turistas apreciam a paisagem, fazem fotos e curtem o clima do local, que é bastante agradável e muito frequentado por artistas de rua.
A área é rodeada por muito verde, esculturas e possui muitos bancos para que os visitantes possam descansar as pernas, passar um tempo, ler um livro. Lá também funciona o Museu Nacional de Arte que contém mais de 5.000 obras. A visitação é grátis a partir das 15h.
Na base do palácio, logo antes das escadas (normais e rolantes), um show a parte. A Fonte Mágica de Montjuic (projetada por Carles Buïgas) é sensacional. Ela pulveriza 700 galões de água por segundo através de 3620 jatos para criar seu efeito mágico.
O bico de água mais alto tem 170 pés. Durante a noite um verdadeiro espetáculo acontece na fonte, com muitas luzes coloridas, música e efeitos visuais. Os shows são gratuitos e os horários são variados de acordo com o calendário pre-estabelecido. Existem também shows temáticos de filmes como Gladiador e Senhor dos Anéis.
Ao lado direito da fonte mais uma atração, agora para os arquitetos de plantão; o Pavilhão Barcelona ou Pavilhão de Mies Van der Rohe é considerado um marco importante na história da arquitetura moderna. O Pavilhão foi construído pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe e é muito conhecido internacionalmente pela sua geometria e pelo uso inovador e extravagante de materiais tradicionais, como o mármore, e de novos materiais industrializados, como o aço e o vidro. A entrada custa 2,60e.
Conhecer o Montjuïc é um passeio obrigatório a todos que visitam Barcelona. Muito agradável e para todos os bolsos, passar um final de tarde apreciando a cidade e logo após curtir o show de luzes da Fonte Mágica é uma experiência incrível, vale a pena conferir.