Turismo

MATA DE SÃO JOÃO INAUGURA CENTRO DE CONVENÇÕES EM PRAIA DO FORTE

Cerimônia contou com apresentação da orquestra Neojiba e com a presença do ex-prefeito e ex-deputado Federal João Gualberto
Da Redação , Salvador | 13/07/2019 às 14:43
Inauguração do CC de Praia do Forte
Foto: Renan de Lima

 
 Moradores, empresários de diversos setores, representantes de colegiados e as principais autoridades de Mata de São João inauguraram o Centro de Convenções da Praia do Forte. Ao todo, cerca de 600 pessoas lotaram o Salão Garcia D’Ávila, para participarem de uma bela cerimônia e depois assistirem a apresentação da Orquestra Neojiba.

Foi uma noite realmente especial para toda a comunidade turística do município, tamanho o entusiasmo e o sorriso no rosto de cada pessoa, de diversas localidades. O prefeito Marcelo Oliveira ressaltou os esforços do Município para promover as políticas públicas e toda a infraestrutura para os plenos desenvolvimento e funcionamento da atividade turística.

“O Centro de Convenções é mais um dos equipamentos, que, junto com muitos outros e uma série de ações, vão fortalecer a atividade turística no município”, destaca Marcelo Oliveira.

O prefeito salientou os investimentos na educação e na saúde no Litoral e destacou ainda a construção da pista, com acesso para bicicleta e carros elétricos, que ligará Praia do Forte a Imbassaí pela praia, passando pela Lagoa Jauara. Ele falou também sobre a qualificação de ruas na Praia do Forte, em Imbassaí, além da Praia do Santo Antônio.

Presença de Gualberto - Entre secretários, vereadores, empresários e outras personalidades presentes no palco, estava uma figura muito especial em todo o processo de desenvolvimento de Mata de São João nestes últimos 15 anos. O ex-prefeito e ex-deputado Federal João Gualberto Vasconcelos.


Além de autor da emenda parlamentar que viabilizou cerca de R$ 2,5 milhões (o investimento total foi de cerca de R$ 3 milhões) para a construção do Centro de Convenções da Praia do Forte, Gualberto foi o principal personagem na transformação de Mata de São João, quando assumiu dois mandatos de prefeito, entre 2005 e 2012.

O ex-prefeito e ex-deputado salientou as transformações na infraestrutura do Litoral, a partir da sua primeira gestão, e continuada com Marcelo Oliveira, que deram uma outra perspectiva à atividade turística. De acordo com ele, o principal papel do poder público municipal na atividade é investir na infraestrutura.

“Trazer o turista é função dos hotéis, pousadas, do empresariado. Esses são os especialistas. Mas eles precisam de infraestrutura, pois as belezas naturais nós já temos. Quando chegamos aqui tínhamos apenas três ruas calçadas na Praia do Forte”, explica Gualberto.

“Em Imbassaí não tinha uma rua sequer com calçamento. E olhe que estou falando só de calçamento. Até a escola de Praia do Forte tivemos que derrubar e fazer outra”, detalha. “Vejam a realidade hoje de todas essas comunidades turísticas? Isso que é investir no turismo”, exemplifica João Gualberto.

Ele explicou, ainda, que quando assumiu a Prefeitura de Mata de São João, as pessoas não tinham nenhuma crença no poder público municipal, pois o mesmo não se fazia presente e as gestões eram consideradas boas ou ruins quando os prefeitos pagavam os salários em dia ou atrasavam 

Outras autoridades - A vice-prefeita Lulu Cardoso, o secretário Ricardo Matense, os vereadores Bira da Barraca, Alexandre Rossi e Agnaldo Oliveira (presidente da Câmara), o presidente da Turisforte Vitor Hugo, o empresário e diretor de relações institucionais da Turisforte Firmo Azevedo, também discursaram no Salão Garcia D’Ávila.