Turismo

Salvador investirá R$800 mil em promoção turística e eventos

Convênio foi assinado nesta segunda-feira pelo prefeito ACM Neto
Secom Salvador , Salvador | 17/06/2019 às 17:05
Salvador investirá R$800 mil em promoção turística e eventos
Foto: Valter Pontes/Secom
Para impulsionar ainda mais uma das principais vocações econômicas da cidade – o turismo – a capital baiana ganha um investimento de R$800 mil para a continuidade das realizações de promoção turística e de captação de eventos nacionais e internacionais, inclusive para o Centro de Convenções de Salvador. O convênio estabelecido entre Prefeitura e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA) e a Salvador Destination para as iniciativas foi assinado nesta segunda-feira (17), pelo prefeito ACM Neto e representantes das entidades, em cerimônia realizada no Palácio Thomé de Souza.
De acordo com o prefeito, a renovação da parceria tem o objetivo de continuar aumentando o número de eventos, principalmente do turismo de negócios, em Salvador. As atividades variam entre FAM shows e capacitações para agentes e operadores de viagens, nos principais polos emissores. Além disso, estão previstas rodadas de negócios, captações, participações em feiras e press trips, dentre outras iniciativas. Iniciadas em 2016, as parcerias já apresentam bons resultados: durante todo o ano de 2018, por exemplo, a capital baiana recebeu mais de 9 milhões de turistas, considerando a alta e baixa estações.
“É claro que o grande salto para isso tudo vai ser a entrega da obra do Centro de Convenções, que vai dar outra perspectiva ao turismo da cidade. No entanto, não podemos ficar de braços cruzados. Por isso, estão sendo assinados esses convênios, permitindo que estas instituições possam se mobilizar, rodar o Brasil e o exterior, para trazer grandes eventos para a cidade”, destacou ACM Neto.
Cenário e números – O secretário de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, lembrou que as primeiras ações promovidas em parceria com o setor privado tiveram como intuito alavancar o cenário que Salvador apresentava em 2016, de um destino turístico requalificado e que poderia se tornar novamente um grande atrativo, antes mesmo da definição da ampliação do aeroporto e da construção do Centro de Convenções. “Fazer essa ação com a iniciativa privada é fundamental, não apenas pela competência das entidades em trabalhar com diversas frentes, mas pela necessidade também de trabalhar com a hotelaria, no intuito de fortalecer esse setor tão importante como o turismo”, pontuou.
Para o presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos, esse é um trabalho considerado magnífico, justamente para mostrar como está a capital baiana com a requalificação urbana. “A ABIH está desenvolvendo road shows e FAM shows com agentes de viagens e operadores em todo o país, capacitações, hospitalities e rodadas de negócios, para que eles conheçam ‘in loco’ a cidade, dando o reposicionamento e a confiança que o vendedor precisa. Em 2015, fechamos a taxa de ocupação em 48%. Já em 2018, a taxa foi de 63% - um crescimento de mais de 22%”, afirmou Lemos.
Por sua vez, o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, afirmou que a entidade identificou 2,6 mil entidades que fazem congressos no Brasil, sendo que 600 desses eventos têm possibilidade de vir ou voltar para Salvador. “A Prefeitura tem sido fundamental para complementar essas ações que vem sendo feitas há três anos. Desde o ano passado, as iniciativas também têm sido voltadas a eventos de grande porte, com a construção do Centro de Convenções. Esperamos que a gestão continue a ter sensibilidade com este segmento econômico, que é de maior importância para a cidade e que, muitas vezes, os políticos não enxergam essa importância para a geração de emprego e renda”, apontou.